Início » Futebol » Quem foi o melhor lateral-direito do Galo?

Quem foi o melhor lateral-direito do Galo?

Publicado em:

Última atualização:

O Atlético Mineiro, não à toa, é um dos clubes mais tradicionais de todo o Brasil. Os alvinegros de Minas Gerais tem uma história repleta de tradição, uma torcida fanática, e, claro, uma grande quantidade de jogadores lendários do futebol que já vestiram a sua camisa, um luxo que muitas outras equipes não possuem. E falando em jogadores lendários, você por acaso sabe quem são aqueles que podem brigar pelo posto de melhor lateral-direito do Galo na história?

Caso não, veja o texto a seguir para descobrir mais sobre essas figuras. Além disso, confira quais são os jogadores que ocupam essa posição no campo atualmente.

Como definir o melhor lateral-direito do Galo?

Em primeiro lugar, antes de fazer qualquer ranking, é preciso estabelecer critérios para tal. Ressaltando que eles são subjetivos e podem variar dependendo de quem os faz.

Sendo para auxiliar nesse conteúdo, iremos utilizar dois. O primeiro está relacionado aos números, ou seja, às estatísticas que determinado lateral obteve enquanto atuou pelo Atlético. Enquanto o segundo será a quantidade de troféus relevantes que determinado jogador conquistou em sua passagem por lá.

Portanto, com o regulamento posto sobre a mesa, temos os seguintes atletas à disposição:

Marcos Rocha

Na maioria das listas feitas, o nome de Marcos Rocha sempre estará presente, e isso é quase uma obrigação. O ex-lateral atleticano, que hoje atua no Palmeiras, permaneceu nada menos que dez temporadas com o uniforme do Galo (2008 a 2018) e participou de 276 partidas. Além disso, esteve presente em várias das principais conquistas do clube desde sua fundação, foram elas:

E, se tratando de estatísticas, fez 11 gols e deu 27 assistências.

Mancini

Outro que precisa entrar nesse ranking de lendas é Mancini. Atualmente aposentado, o atleta teve duas passagens pelo Atlético em sua carreira (1999-2002 e 2011-13), e nas duas conseguiu boas performances. Ressaltando que, ao todo, esteve presente em 162 confrontos e levantou as seguintes taças:

  • 3 Campeonatos Mineiros (1999, 2000 e 2002).

Já no que se refere a números, marcou 27 gols ao total.

Mariano

Mais um que merece destaque, e que é o nome mais recente da lista, é Mariano. O jogador, assim como Mancini, teve duas passagens (2008 e 2020-), mas foi apenas nessa segunda que conseguiu mostrar seu talento. No total, entrou em campo, até agora, 183 vezes pelo Galo e fez um gol, além de dar 15 assistências.

E quanto a títulos? Ganhou vários:

  • 5 Campeonatos Mineiros (2020, 2021, 2022, 2023 e 2024);
  • 1 Supercopa do Brasil (2022);
  • 1 Copa do Brasil (2021);
  • 1 Campeonato Brasileiro (2021).

Cicinho

Por fim, para fechar a lista temos ninguém menos que Cicinho. Ele não chegou a obter títulos no Atlético, verdade seja dita, mas é inegável que foi um dos melhores jogadores do país enquanto atuou por lá entre 2001 e 2003. Não à toa, possui 94 partidas na conta e sete gols marcados.

Quem ocupa a posição de lateral-direito no Atlético Mineiro hoje?

Como você deve ter notado, Mariano, que é uma das lendas, é um dos laterais atualmente. Todavia, além dele, o clube conta com outras duas figuras:

  • Renzo Saravia (56 jogos em 2024);
  • Vitor Gabriel (1 jogo em 2024).

Renzo, no caso, é o grande titular da posição e, caso fique no Atlético nos próximos anos, pode ser um dos membros do ranking acima. Afinal, o argentino tem somente 31 anos e, sob o comando de Gabriel Milito, vive uma fase incrível atualmente. Não à toa, muitos já o rotulam como um grande “sucessor” do próprio Mariano.