A temporada de 2024 do Fogão, até o momento, é espetacular em todos os sentidos. O time lidera o Campeonato Brasileiro e está na grande final da Libertadores, ou seja, o clube alvinegro possui enormes possibilidades de ter um final de 2024 com os dois principais títulos do ano em suas mãos, algo inédito para a Estrela Solitária. E muito disso é por conta das performances dos atletas do seu elenco, inclusive do lateral-direito do Botafogo, que vive uma fase excelente.
Mas, afinal, você sabe quem é essa figura? Leia o texto a seguir para conhecer ela. Além disso, confira também os laterais-direitos históricos que passaram por lá.
Os candidatos ao posto de melhor lateral-direito do Botafogo de todos os tempos
Em primeiro lugar, é preciso estabelecer um critério para definir “os melhores atletas” de qualquer posição, afinal, existem várias vertentes bem subjetivas em assuntos como esse. Sendo assim, para definir os principais laterais botafoguenses, verificaremos a relevância que cada um teve no esporte e também observaremos o impacto de cada um no próprio clube, mesmo que certos nomes não tenham vencido títulos.
Com isso, criamos a seguinte relação:
Carlos Alberto Torres
Quando falamos do Botafogo, é impossível deixar o “Capita” fora de qualquer uma das listas sobre laterais. Afinal, mesmo jogando apenas a temporada de 1971 na equipe carioca, teve ótimas performances e mostrou toda a sua explosão dentro de campo. No entanto, infelizmente, não conseguiu vencer um troféu em sua passagem, que, segundo a plataforma OGOL, durou 17 partidas.
Perivaldo
Outro que precisa ser destaque é o ex-jogador Baiano Perivaldo. Atuou ao todo, cinco anos no Fogão (1987 a 1982) e se consolidou como um dos principais ícones do time do Rio de Janeiro. Aliás, ele era quase um “xodó” da torcida enquanto esteve atuando, chegando a ser usado em músicas de organizadas. Verdade seja dita que, assim como Carlos Alberto, não conquistou troféus coletivos, mas ganhou uma Bola de Prata da Placar 1981.
William Goiano
Ainda no século passado, temos Wilson Goiano, que atuou entre 1995 e 1998 na Estrela Solitária. O atleta chegou a atuar em 90 jogos pelo clube e marcou um gol. No entanto, ao contrário dos dois citados acima, conseguiu uma boa quantidade de troféus para sua galeria:
- 1 Campeonato Brasileiro (1995);
- 1 Campeonato Carioca (1997);
- 1 Torneio Rio-São Paulo (1998);
Ressaltando que sua principal característica era a defesa.
Alessandro da Conceição Pinto
Mais um que entra para a lista, e que atuou nos anos 2000, é Alessandro. O ex-lateral vestiu a camisa botafoguense entre 2007 e 2011, realizando 233 duelos ao total e marcando 12 gols. Além disso, obteve:
- 2 Taças Rio (2008 e 2010);
- 2 Taças Guanabara (2009 e 2010);
- 1 Campeonato Carioca.
Ruy Cabeção
Por fim, temos Ruy Cabeção. Ele atuou no time alvinegro entre 2004 e 2006, participando de 94 confrontos e colocando cinco bolas na rede. Somando a essa questão, conquistou:
- 1 Taça Guanabara (2006);
- 1 Campeonato Carioca (2006).
Quem é o atual lateral-direito titular do Botafogo?
E atualmente? Quem é o jogador que atua na lateral direita botafoguense em 2024?
A resposta é Vitinho, que até o início do ano estava na equipe do Burnley e foi contratado em agosto por € 8 milhões ( aproximadamente R$24 milhões). Desde então, disputou 14 confrontos como botafoguense e deu uma assistência.
Como dito antes, vive uma fase excelente e, embora não tenha estado desde o início do ano com o grupo, sua presença melhorou bastante o nível do setor nos dois lados do campo.
Quem é o lateral-direito reserva do Botafogo?
Além de Vitinho, o elenco também conta com o uruguaio Mateo Ponte e o brasileiro Rafael como reservas. Mateo, no caso, vem sendo mais aproveitado e realizou, ao todo, 36 jogos, já Rafael tem apenas três.