Início » Futebol » Os melhores laterais-direitos da Seleção Brasileira

Os melhores laterais-direitos da Seleção Brasileira

Publicado em:

Última atualização:

Dizer que o Brasil tem grandes jogadores em sua história é quase que chover no molhado. Afinal, estamos falando de um país que é pentacampeão mundial e que, muito provavelmente, possuiu mais estrelas vestindo sua camisa do que qualquer outro time nacional, seja Alemanha ou Argentina. No entanto, existe uma posição que sempre gerou problemas para a Canarinho e, até hoje, incomoda bastante pela falta de nomes na Seleção Brasileira: a de lateral-direito.

Portanto, veja o texto a seguir para saber quais foram os principais nomes que atuaram nessa zona do campo com o uniforme verde e amarelo. Além disso, confiram quem é o atual atleta que a ocupa.

Os candidatos ao posto de melhor lateral-direito da Seleção Brasileira

E, afinal, o que faz alguém se sobressair em relação aos demais na lateral do Brasil? Embora os critérios sejam relativos a cada pessoa, iremos analisar principalmente as estatísticas e os troféus que cada um dos jogadores obteve ao longo dos anos. E, claro, daremos preferência àqueles que conquistaram a Copa América ou a Copa do Mundo.

Com isso posto sobre a mesa, temos a seguinte relação:

Carlos Alberto Torres

Ídolo de Santos e Fluminense, é quase obrigatório que Carlos Alberto esteja nessa lista. Afinal, o “Capita” é, sem dúvidas, um dos melhores de sua posição em toda a história e, para muitos, o melhor que já jogou com a camisa brasileiro. Para se ter uma ideia, ele possui 52 jogos ao todo pela seleção e já marcou oito gols.

Além disso, tem na sua galeria os seguintes troféus:

  • 1 Copa do Mundo (1970);
  • 1 Medalha de Ouro nos Jogos Pan-Americanos (1963).

Ressaltando que a medalha não é considerada um prêmio oficial pela FIFA, mas ainda merece ser citada.

Cafú

Outro que jamais pode ficar de fora é Cafú. Jogador que marcou história no São Paulo e também no Milan, Marcos Evangelista de Morais também é referência na zona do campo e, em questões técnicas, não há muitos que são melhores que ele. Não à toa, com o Brasil chegou a disputar 142 partidas e a colocar cinco bolas na rede.

Já no que se refere a troféus, foi até mais bem-sucedido que Carlos Alberto:

  • 2 Copas do Mundo (1994 e 2002);
  • 2 Copas Américas (1997 e 1999);
  • 1 Copa das Confederações (1997).

Djalma Santos

Completando a “tríade” dos laterais-direitos mais lendários da seleção, temos Djalma Santos. O ex-atleta, que é um ícone do Palmeiras, dominou sua função nos anos 50 e 60, sendo um revolucionário para a época. Além disso, ao lado de Pelé e companhia, viveu a era dourada do Brasil no esporte e fez três gols em 98 duelos.

E, em se tratando de conquistas, obteve:

  • 2 Copas do Mundo (1958 e 1962);
  • 1 Campeonato Pan-Americano (1952).

Daniel Alves

Indo agora para um período mais recente, temos Daniel Alves. Embora suas atitudes fora de campo nos últimos anos sejam polêmicas e bastante condenáveis, dentro dos gramados ele foi um dos melhores que o Brasil já teve na lateral. O jogador marcou, ao todo, seis gols em 126 confrontos com a Canarinho.

Somando a isso, obteve:

  • 1 Copa América (2019);
  • 2 Copas das Confederações (2009 e 2013);
  • 1 Medalha de ouro na Olimpíada (2020).

Menções honrosas a outros laterais-direitos da Seleção Brasileira

Além dos nomes que foram citados anteriormente, é preciso fazer uma menção a outros atletas que disputaram partidas pelo país. São eles:

  • Nelinho;
  • Zé Maria;
  • Leandro.

Quem é o atual lateral-direito da Seleção Brasileira?

E, afinal, quem é o lateral-direito da seleção hoje em dia? É difícil responder essa pergunta com precisão, já que vários nomes ocuparam a vaga depois da saída de Daniel Alves.

O último a fazer isso, nas Eliminatórias de 2024 para a Copa do Mundo, foi Danilo. Atualmente, o jogador faz parte do elenco da Juventus e tem 33 anos. No geral, já disputou dois Mundiais (2018 e 2022) e também fez parte de duas Copas Américas (2021 e 2024), mas ainda não levantou nenhum dos dois troféus.