Início » Futebol » Veja quem são os melhores laterais direitos brasileiros que jogam na Europa

Veja quem são os melhores laterais direitos brasileiros que jogam na Europa

Publicado em:

Última atualização:

O Brasil é conhecido por exportar seu talento no futebol para o mundo todo. Com os laterais direitos brasileiros que jogam na Europa não é diferente. Em uma posição que já teve nomes como Cafu e Cicinho, muitos brasileiros se destacam no Velho Continente, apesar das alegações que a posição anda em baixa.

Veja quem são os melhores laterais direitos do Brasil na Europa!

Melhores laterais brasileiros que jogam na Europa

Danilo: capitão da Juventus

Primeiramente, Danilo vem se destacando no futebol europeu há um bom tempo. Desde que deixou o Santos em 2012, o lateral teve passagens por clubes importantes como Porto, Real Madrid e Manchester City.

Desde 2019, ele veste a camisa da Juventus, da Itália, sendo capitão da equipe. Com quase 150 jogos pela Velha Senhora, Danilo segue sendo um dos melhores laterais direitos brasileiros na Europa, sendo presença constante nas convocações da Seleção.

Assim como boa parte dos laterais atuais, Danilo exerce uma função mais defensiva na Juventus, ajudando mais na criação que no apoio ao ataque. Muitas vezes, ele é mais um terceiro zagueiro que um lateral propriamente dito.

Porém, sua qualidade não o limita a apenas uma função. Danilo é um dos pilares do time italiano que segue em reconstrução após uma longa hegemonia na Europa. Na Itália, o brasileiro foi campeão nacional em 2020 e bicampeão da Coppa Italia em 2021 e 2024, sem contar seus títulos em outros clubes.

Yan Couto, um dos melhores laterais direitos da Europa na última temporada

Yan Couto foi um dos grandes destaques do surpreendente Girona na temporada 2023/24. Em virtude de seu grande ano na Espanha, ele foi contratado pelo Borussia Dortmund, onde já conquistou seu espaço no time titular.

Revelado pelo Coritiba, o lateral direito foi logo vendido ao Manchester City, mas sem ganhar minutos na Inglaterra. Nesse meio tempo, ele foi emprestado para times como o Girona e o Braga até desembarcar no Westfalenstadion para jogar a Liga dos Campeões pela primeira vez em sua carreira.

Couto não apenas foi um dos melhores laterais direitos brasileiros na Europa no último ano como também um dos pilares da campanha histórica do Girona em La Liga. Com passagem pelas seleções de base, ele espera mais oportunidades na Seleção principal neste próximo ciclo mundialista.

Vanderson: titular no Monaco

Por fim, Vanderson é outro daqueles que deixou o futebol brasileiro cedo para brilhar na Europa. Depois de uma boa temporada de 2021 pelo Grêmio, o lateral direito acertou sua ida para o Monaco em janeiro de 2022. Até hoje na equipe francesa, o brasileiro é o titular absoluto da posição e tem recebido convocações frequentes para a Seleção Brasileira.

Com um estilo agressivo e ofensivo, Vanderson é um jogador que pode ganhar cada vez mais espaço na Seleção e também pensar em voos mais altos no futebol europeu.

Na França, o lateral disputou quase 100 jogos pelo Monaco entre Ligue 1, Copa da França e competições europeias. Atualmente, ele disputa a Liga dos Campeões com o clube do principado.

Outros laterais brasileiros que jogam na Europa

Além disso, outros jogadores também se destacam na posição jogando fora do Brasil. Nomes como Dodô, da Fiorentina, e Emerson Royal, do Milan, seguem no radar da Seleção por suas boas atuações em seus clubes.

Dodô ainda não foi convocado para jogar com a Amarelinha no profissional, mas tem passagem pelas seleções de base. Desde 2022 no futebol italiano, ele se tornou peça importante do time de Florença.

Já Emerson Royal recentemente trocou o Tottenham pelo Milan. Apesar de ter tido um bom começo na Inglaterra, o brasileiro perdeu espaço e busca em seu novo clube retomar a confiança do torcedor brasileiro.