Início » Futebol » La Liga » Vini Jr. recebe proposta da Arábia Saudita para deixar o Real Madrid

Vini Jr. recebe proposta da Arábia Saudita para deixar o Real Madrid

Publicado em:

Última atualização:

Há tempos que uma janela de transferência não deixava o Mercado da Bola tão agitado quanto essa de 2024. Isso porque o nome da vez é o de ninguém menos que Vini Jr., que está sendo sondado para ir jogar na Arábia Saudita. Ídolo do Real Madrid e fortíssimo candidato ao prêmio Bola de Ouro de Melhor Jogador do ano, o brasileiro é alvo de um bilionário plano de expansão do futebol saudita.

O que impressiona é o quanto a Arábia Saudita ofereceu pelo passe do brasileiro. Segundo informações da ESPN, o Fundo de Investimento Público (PIF) do país teria feito uma oferta cujo valor inicial seria de aproximadamente 350 milhões de euros (cerca de R$ 2 bilhões, em conversão direta). 

O Real Madrid, por outro lado, não parece disposto a abrir mão do jogador. O clube merengue estaria exigindo o pagamento de uma multa rescisória no valor de um bilhão de euros (cerca de R$ 6 bilhões). Até o momento, Vini Jr. e seus representantes não aceitaram a investida saudita, mas também não recusaram. Ou seja, a possível negociação segue em aberto, no entanto, nenhuma proposta formal foi oficializada por parte do PIF.

Vini Jr. seguiria passos de Neymar na Arábia Saudita

O Fundo de Investimento Público Saudita é o responsável por gerir 75% do capital dos quatro maiores clubes do país do Oriente Médio: Al Hilal, Al Nassr, Al Ittihad e Al Ahli. Esse fundo faz parte de um projeto de investimento e privatização de clubes esportivos anunciado pelos governantes do país.

A ideia é consolidar a Arábia Saudita como uma potência no futebol mundial. Assim, o PIF esteve por trás de grandes contratações recentes, incluindo a de Neymar. O atacante foi do Paris Saint-German direto para o Al Hilal em uma negociação milionária recorde. O time saudita desembolsou 90 milhões de euros para ter o jogador. E ele ainda fez uma série de exigências bem caras para aceitar se mudar para o país.

Outros dois grandes ídolos do futebol internacional que também se destacam na Arábia Saudita são Cristiano Ronaldo, que atua no Al Nassr, e Karim Benzema, que hoje defende o Al Ittihad. Ou seja, falta apenas o Al Ahli ter uma grande contratação internacional para chamar de sua. Antes de Vini Jr., o time da Arábia Saudita sondou Kylian Mbappe, mas o francês recusou a proposta. 

A relação entre Vini Jr. e o Real Madrid

Assim que completou 18 anos, Vini Jr. chegou ao Real Madrid, sendo apresentado no Santiago Bernabéu em 2018. Em seu primeiro ano junto ao clube, ele marcou oito gols nas 26 partidas que disputou. Mas, ano após ano, ele foi provando que tinha sido um bom investimento, melhorando suas marcas.

Assim, ao longo da temporada 2023/24 do futebol europeu, Vinicius Jr. se destacou como peça fundamental nas conquistas do Real Madrid. Após entrar em campo 39 vezes pelo time espanhol, o camisa 7 terminou o calendário como artilheiro do clube merengue, marcando seu 24º gol justamente na final da Champions League, consagrando o Real como campeão. 

E foi justamente a atuação do brasileiro no futebol espanhol na campanha passada que fez dele uma das principais apostas para o Bola de Ouro deste ano. Em 2022, Vini Jr. assinou uma extensão de contrato com o Real Madrid que vai até 2027.