O mundo do futebol vai parar a partir das 17 horas (horário de Brasília) do próximo sábado para acompanhar mais uma edição de Barcelona x Real Madrid, desta vez no estádio La Cartuja, em Sevilha, para decidir quem ficará com o título da Copa do Rei.
O time catalão chegou à decisão após tirar o Atlético de Madrid na semifinal. Após um eletrizante 4×4 em Barcelona, os culés venceram por 1×0 fora de casa e garantiram a vaga.
O Real também viveu fortes emoções para conseguir um lugar na final. Na ida, fora de casa, os merengues derrotaram a Real Sociedad por 1×0, gol de Endrick, mas acabaram perdendo a volta por 4×3 no Santiago Bernabéu, confirmando a classificação apenas após empatar por 4×4 na prorrogação.
Barcelona e Real Madrid já decidiram 18 títulos até hoje, com vantagem dos merengues, que saíram vitoriosos em 11 oportunidades.
As odds para Barcelona x Real Madrid
Vivendo temporada de maior destaque que seu arquirrival, como provam a liderança no Campeonato Espanhol e a presença na semifinal da Liga dos Campeões da Europa, o Barcelona é tido como favorito nesta edição de El Clásico. Por isso, vitória catalã tem odd de 2.10, ao passo que triunfo do Real pode render 3.10 e empate tem cota de 3.80.
Chance dupla a favor dos culés, ou seja, vitória ou empate, pode render 1.35. No caminho contrário, o apostador levará 1.70 por real para casa se o time merengue não perder em Sevilha.
Palpite para que a partida tenha ao menos três gols, o que aconteceu em 14 dos últimos 15 encontros, pode render 1.49, taxa bem próxima do 1.46 que será pago caso as duas equipes balancem as redes.
Com tantos craques em campo, o mercado de desempenhos individuais também deve ser olhado com atenção. Boas opções são os palpites em gols de Kylian Mbappé (odd de 2.30) ou Vinicius Junior (3.00), para o Real, ou de Raphinha (3.00) ou Lamine Yamal (4.40), para o Barcelona. Vale lembrar que os culés estarão desfalcados de seu principal artilheiro, o polonês Robert Lewandowski.
Com essas dicas, você já pode fazer suas apostas na Copa do Rei.
Barcelona
Maior campeão da Copa do Rei, com 31 conquistas, o Barcelona não celebra este título desde 2021, quando superou o Athletico Bilbao por 4×0 justamente no estádio La Cartuja, em Sevilha. O Bilbao, aliás, é o segundo maior vencedor, com 24 taças, quatro a mais que o Real Madrid.
Além de mirar a taça da Copa do Rei, Hansi Flick, em sua primeira temporada no comando do Barcelona, também busca as conquistas do Campeonato Espanhol e da Champions League. No primeiro, após 33 partidas, o time catalão soma 76 pontos, quatro de frente para o Real.
Já na principal competição de clubes da Europa, o Barça eliminou o Borussia Dortmund nas quartas de final e agora enfrentará a Inter de Milão por uma vaga na final. A disputa, com primeiro jogo no estádio Lluís Companys, em Barcelona, começará na próxima quarta-feira, dia 30.
O lesionado Lewandowski já anotou 40 gols na temporada como um todo e é o artilheiro do time catalão. Sem ele, a esperança recai sobre o brasileiro Raphinha, que já balançou as redes 30 vezes e distribuiu 23 assistências. Destaque ainda para a joia Lamine Yamal, que marcou 14 gols e deu 22 passes para que companheiros marcassem.
Real Madrid
Eliminado pelo Arsenal nas quartas de final da Liga dos Campeões da Europa e a quatro pontos do Barcelona na disputa pela liderança do Campeonato Espanhol, o Real Madrid vê o título da Copa do Rei como a forma mais tangível para salvar a temporada.
Atuais campeões da Champions e de LaLiga, os comandados de Carlo Ancelotti vêm sendo questionados em 2024/25, sobretudo após caírem do torneio europeu com derrotas para o Arsenal em Londres (3×0) e em Madri (2×1).
A cerca de um mês e meio de disputar o Mundial de Clubes, a sequência do treinador italiano no Real não é garantida, o que poderia, inclusive, abrir caminho para que ele assumisse a Seleção Brasileira.
Em sua primeira temporada com a camisa do Real Madrid, Mbappé já marcou 32 gols e é quem lidera as estatísticas ofensivas da equipe. Vinicius Junior vem a seguir, com 20 bolas na rede e 14 assistências. Rodrygo e Jude Bellingham já anotaram 13 gols cada um.
Quem vence: Barcelona ou Real Madrid?
É difícil atribuir favoritismo quando dois gigantes do futebol mundial se enfrentam. Se a incrível temporada do Barcelona, líder do Campeonato Espanhol e semifinalista da Champions League, poderia fazer a balança pender para o lado catalão, a ausência do artilheiro Lewandowski parece reforçar o equilíbrio.
O retrospecto de El Clásico tampouco ajuda, uma vez que o histórico é muito parelho. O Real Madrid venceu 105 jogos oficiais até hoje, ao passo que o Barcelona triunfou em 102 — houve ainda 52 empates.
Em confrontos válidos pela Copa do Rei, torneio do qual o Barça é o maior campeão, a supremacia é catalã: são 16 vitórias e 13 derrotas, além de oito igualdades.
A única estatística que aponta um favorito, no caso o Barcelona, é o retrospecto na atual temporada, já que o time catalão goleou o Real por 4×0 e 5×2 nos dois encontros mais recentes, o primeiro pelo Campeonato Espanhol e o segundo pela Supercopa da Espanha.
Onde assistir a Barcelona x Real Madrid
Barcelona x Real Madrid, que terá início às 17 horas (horário de Brasília) de sábado, no estádio La Cartuja, em Sevilha, terá transmissão exclusiva da ESPN na TV fechada, mas também poderá ser acompanhado pelo serviço de streaming Disney+.