O Campeonato Espanhol é uma das ligas mais disputadas ao redor do futebol mundial. Palco de craques e de um futebol de altíssimo nível, a Espanha também é um grande encontro de artilheiros. Mas, afinal, quem é o maior artilheiro da história da La Liga? Confira a lista!
Quem é o maior artilheiro da história da La Liga?
O dono do posto de maior artilheiro da história da La Liga é o argentino Lionel Messi. Completamente isolado no topo da lista, o ex-camisa 10 do Barcelona marcou 474 gols em 520 jogos disputados pelo clube catalão. O craque, todavia, disputou 17 edições da competição entre 2004 e 2021.
Na segunda colocação, o português Cristiano Ronaldo surge com números impressionantes e uma média arrebatadora. Isso porque, ao todo, foram 311 gols em 292 jogos com a camisa do Real Madrid durante nove edições disputadas na carreira. Além disso, o palco fica completo com o espanhol Telmo Zarra, que marcou 254 gols em 277 jogos pelo Athletic Bilbao.
Entre os jogadores que ainda atuam na La Liga, no entanto, o francês Antoine Griezmann aparece na 12ª colocação entre os maiores artilheiros da história da competição. O atleta, que defende a camisa do Atletico de Madrid e já teve passagens por Real Sociedad e Barcelona, tem 194 gols em 503 jogos.
Maiores artilheiros da história da La Liga
- Lionel Messi: 474 gols em 520 jogos;
- Cristiano Ronaldo: 311 gols em 292 jogos;
- Telmo Zarra: 254 gols em 277 jogos;
- Karim Benzema: 238 gols em 439 jogos;
- Hugo Sánchez: 234 gols em 347 jogos;
- Raúl: 228 gols em 550 jogos;
- Alfredo di Stéfano: 227 gols em 329 jogos;
- César Rodríguez: 221 gols em 349 jogos;
- Quini: 219 gols em 448 jogos;
- Pahiño: 214 gols em 278 jogos.
Artilharia da La Liga em 2024-25
Na edição da La Liga de 2024-25, o polonês Robert Lewandowski ocupa a liderança da artilharia com grande folga em relação aos adversários. Isso porque o atacante do Barcelona já marcou 15 gols em apenas 14 jogos, antes mesmo da virada para o segundo turno da competição.
Contudo, na segunda colocação, três jogadores dividem o posto da vice-artilharia da La Liga. O brasileiro Raphinha, do Barcelona, o compatriota Vinicius Júnior, do Real Madrid, e o croata Ante Budimir, do Osasuna, ocupam o segundo lugar com oito gols marcados cada.
Mesmo a terceira colocação da lista de artilharia é dividida entre dois atacantes. Assim, o francês Kylian Mbappé, do Real Madrid, e o espanhol Ayoze Pérez, do Villarreal, dividem o terceiro lugar com sete gols cada.
Confira a lista de artilheiros da La Liga em 2024-25:
- Robert Lewandowski (Barcelona) – 15 gols
- Raphinha (Barcelona), Ante Budimir (Osasuna) e Vinicius Júnior (Real Madrid) – 8 gols
- Kylian Mbappé (Real Madrid) e Ayoze Pérez (Villarreal) – 7 gols
- Alexander Sorloth (Atlético de Madrid), Dani Olmo (Barcelona), Dodi Lukébakio (Sevilla), Giovani Lo Celso (Betis), Javi Puado (Espanyol), Lamine Yamal (Barcelona) e Oihan Sancet (Athletic Bilbao) – 5 gols
- Alberto Moleiro (Las Palmas), Antoine Griezmann (Atlético de Madrid), Borja Iglesias (Celta de Vigo), Christian Stuani (Girona), Fábio Silva (Las Palmas), Iago Aspas (Celta de Vigo), Hugo Duro (Valencia), Juan Cruz (Leganés), Julián Álvarez (Atlético de Madrid) e Maurio Arambarri (Getafe) – 4 gols