Início » Futebol » Relembre a trajetória do ídolo Kenny Dalglish no Liverpool, vencedor da Champions League

Relembre a trajetória do ídolo Kenny Dalglish no Liverpool, vencedor da Champions League

Publicado em:

Última atualização:

O nome de Kenny Dalglish está na lista dos maiores ídolos da história do Liverpool. Alcançar o status em um dos maiores clubes do continente europeu não é uma tarefa fácil. Dalglish defendeu os Reds por mais de uma década, com recordes e títulos que o tornaram uma lenda. Além disso, o atleta fez questão de retornar após a aposentadoria para assumir o cargo de treinador. Então, relembre a passagem de Kenny Dalglish no Liverpool e confira quantos troféus ele celebrou com a camisa vermelha.

Passagem de Kenny Dalglish no Liverpool

A história de Dalglish com o Liverpool começa em agosto de 1966. Aos 15 anos, o escocês de cabelos louros viajou de Glasgow, na Escócia, até o Anfield para fazer um teste no time inglês. Não passou, mas ingressou na academia juvenil do Celtic, em seu país natal. Kenny deu o pontapé inicial para uma carreira profissional brilhante.

Anos se passaram, e o escocês alcançou finalmente o seu grande sonho: ser jogador de futebol do Liverpool. Em 1977, o atleta e o clube chegaram a um acordo e, finalmente, instauraram uma das mais lindas trajetórias do esporte.

Contratado para substituir Kevin Keegan, muitos duvidaram do potencial de Dalglish, apostando que o escocês ficaria abaixo do esperado. O atacante, entretanto, demorou apenas sete minutos para balançar as redes em sua estreia na liga contra o Middlesbrough. Naquele momento, o jovem mostrou todo o seu potencial.

Em sua primeira temporada, Dalglish assumiu a artilharia do Liverpool. Na final da Taça dos Clubes Campeões Europeus, atual Champions League, garantiu a vitória por 1 a 0, ao anotar o único gol da partida contra o Bruges, em Wembley.

À medida que as habilidades de Kenny se tornavam mais visíveis, o atleta ganhava espaço no cenário internacional. Rápido, enxergava o jogo como ninguém, além do seu incrível faro para marcar gols de voleio, cabeça, dribles e chutes de todas as formas imagináveis.

Foi eleito por duas vezes o melhor jogador de futebol do ano, em 1979 e 1983, comparado a Maradona, Zico, Platini e Rummenigge. Kenny era, inclusive, chamado de gênio. Dalglish conquistou taças com o Liverpool. Em 1990, decidiu pendurar as chuteiras após uma carreira vitoriosa.

Conheça, agora, as estatísticas de Kenny Dalglish no Liverpool:

  • Kenny Dalglish no Liverpool (1977–1990):
  • 515 partidas
  • 172 gols
  • Maior vítima: Manchester City (11 gols)
  • Enfrentou mais vezes: Arsenal (28 partidas)
  • Último jogo: Liverpool 1×0 Derby County – 01/05/1990 – Campeonato Inglês
  • 20 títulos (3x Liga dos Campeões, 6x Premier League, 1 Supercopa da UEFA, 1 Copa da Inglaterra, 4x Copa da Liga Inglesa e 5x Supercopa da Inglaterra)

Dalglish como treinador

Kenny Dalglish escreveu o seu nome nos livros de história do Liverpool, mas o escocês queria mais. Estava pronto para um novo capítulo com o clube de futebol: assumir o cargo de treinador. A primeira passagem foi em 1985, quando deixou a função de jogador de lado para assumir o controle do elenco. Permaneceu até 1991 e conquistou títulos em diferentes torneios nacionais.

Mais experiente, Dalglish retornou em 2011, mas não teve o mesmo sucesso. Ficou 2.586 dias no comando do Liverpool em ambas as passagens. Foram 381 jogos e 732 gols. Ele, inclusive, venceu 185 das primeiras 300 partidas em todos os campeonatos, feito que nenhum outro técnico dos Reds jamais conseguiu.

No total, celebrou a conquista de três troféus da Premier League (1985/86, 1987/88 e 1989/90), dois da Copa da Inglaterra (1986 e 1989), dois da Copa da Liga Inglesa (2012) e quatro da Supercopa (1986, 1988, 1989 e 1990).