Criado pelo Santos, o atacante ganhou destaque e se transferiu para o futebol europeu muito cedo. Entretanto, depois de não ter muito espaço na Itália, o atleta encontrou em Minas Gerais seu conforto. Saiba mais da história de Kaio Jorge no Cruzeiro!
Depois de deixar o Peixe em 2021, Kaio Jorge começou sua trajetória em solo europeu no Sub-23 da Juventus. No entanto, pelo profissional, o jogador não conseguiu encontrar espaço e foi emprestado para o Frosinone. Na última janela de transferências, o Cruzeiro repatriou o atleta.
Quantos gols tem Kaio Jorge no Cruzeiro?
A chegada de Kaio Jorge ao Cruzeiro ocorreu oficialmente em 11 de junho. Segundo foi divulgado pela imprensa na época, o clube desembolsou cerca de 4,5 milhões de euros (R$ 25,7 milhões) para poder contar com o atacante.
“É um projeto novo, uma nova etapa na minha vida. A minha família está muito feliz. Eu estou muito motivado também para conquistar grandes títulos com o Cruzeiro“, disse o atleta em sua chegada.
“Um dos motivos de eu ter retornado ao Brasil, justamente para o Cruzeiro, é porque a torcida é uma nação azul fantástica, gigante, uma torcida que acolhe mesmo o time. Em breve, eles podem contar comigo, porque eu vou dar o melhor em campo. Se Deus quiser, a gente vai conquistar muitas coisas juntos“, disse Kaio Jorge.
Desde que foi anunciado como uma das primeiras contratações da gestão de Pedro Lourenço, ele participou de 19 partidas. Nesse meio-tempo, marcou quatro gols e deu uma assistência.
Quantos gols Kaio Jorge tem na carreira?
Criado pelas categorias de base do Santos, o atacante já soma mais de cem partidas disputadas como profissional em sua carreira. O clube que o atleta mais defendeu até o momento foi justamente o Peixe, onde jogou 84 vezes, com 17 gols e quatro assistências.
Na equipe alvinegra, com quatro temporadas disputadas, o atacante participou do elenco que chegou à final da Libertadores em 2020, contra o Palmeiras. Naquela edição da competição, participou de 12 partidas, com cinco gols marcados, dois deles no jogo contra o Grêmio, pelas quartas de final.
Posteriormente, o Santos negociou o jogador com a Juventus. Na época, ele era tido como uma das grandes promessas do futebol brasileiro. No entanto, pela Velha Senhora, disputou apenas 11 partidas oficiais e não marcou nenhum gol.
Depois, a Juventus emprestou o jogador para o Frosinone. Por lá, o atleta disputou 22 partidas em uma temporada, com três gols e uma assistência. Já no Cruzeiro, Kaio Jorge soma 19 partidas, quatro gols e uma assistência.
Somadas as passagens pelos quatro clubes que defendeu na carreira, o centroavante tem 136 jogos disputados, com 24 gols e seis assistências.
Lesões
Em seis anos de carreira, Kaio Jorge já teve seis lesões que o tiraram de partidas. Na Juventus, foi onde o brasileiro mais sofreu. Por lá, teve uma ruptura do tendão rotuliano. Desta maneira, ficou 73 partidas longe dos gramados.
Antes disso, na temporada que ficou marcada pela campanha do Santos na Libertadores e também pela pandemia de Covid-19, o atacante ficou de fora de dez jogos por problemas musculares. Quando desencantou pelo Cruzeiro, o então treinador da Raposa, Fernando Seabra, lembrou desse fator.
“Em relação ao Kaio, ele é um jogador que teve uma sequência de carreira muito prejudicada pelas lesões. Foi muito cedo para a Europa e lá teve lesões no joelho. Acabou perdendo o desenvolvimento final dele para um nível competitivo, para o potencial que ele tem, mas esse potencial está aí. A gente viu ele hoje“, destacou Seabra em sua coletiva de imprensa após vitória contra o Atlético-GO.
Estilo de jogo do atacante
Como um bom centroavante, uma das principais características de Kaio Jorge é saber identificar e se posicionar nos espaços livres no campo de ataque. Neste sentido, sabe tirar proveito de sua inteligência para desacelerar e encontrar lugares na entrada da área para finalizar as jogadas.
Fora da área, o atacante do Cruzeiro também tem ótima capacidade de finalizar os lances de fora da área. Por outro lado, o atleta tem o poder de atuar como falso 9, saindo da área e se movimentar entre linhas para buscar a bola e encontrar seus companheiros em melhor posição no ataque.
Com uma mobilidade desatacada, Kaio Jorge também consegue se direcionar para os lados do campo. Nesse sentido, pode tanto encontrar seus companheiros, quanto atacar o espaço para chutar a gol.
O que disseram os treinadores do Cruzeiro sobre Kaio Jorge
Logo após o primeiro gol de Kaio Jorge no Cruzeiro, o então treinador da equipe, Fernando Seabra, destacou a confiança que a comissão deu para o jogador.
“O que a gente fez foi dar confiança para ele, falar para ele que ele ia jogar e fazer as orientações. Eu mesmo fiz um counting com ele, para tirar qualquer dúvida no sentido de passar confiança de que as coisas que ele precisa fazer ele já entendia. A questão era para acertar o tempo dos movimentos, seja defensivo ou ofensivo, então ficar com as leituras mais rápidas“, afirmou.
Já Fernando Diniz, que trabalhou com Kaio Jorge no Santos, destacou a atuação do centroavante em sua estreia no comando do Cruzeiro.
“Esse tempo de amadurecimento, acho que foi muito bom para o Kaio (Jorge) lá. É um jogador madura, muito técnico, um 9 que gosto muito, muito móvel que tem muito controle. Tenho convicção que ele vai dar muitas alegrias a torcida do Cruzeiro”, analisou.