Um dos maiores treinadores de futebol dos últimos anos, Jürgen Klopp fez história no comando de Liverpool e Borussia Dortmund. Saiba mais sobre a carreira do técnico que atuará como chefe global de futebol da Red Bull a partir de 2025.
Times dirigidos por Jürgen Klopp
Apesar de ser um treinador mundialmente conhecido no futebol, o alemão nascido em Stuttgart comandou apenas três clubes em sua carreira. O início de sua trajetória foi no Mainz 05, onde também encerrou sua carreira como jogador de futebol.
Logo após sua aposentadoria do time alemão, quando disputavam a segunda divisão alemã, Jürgen Klopp foi contratado como técnico da equipe em fevereiro de 2001, após a demissão de Eckhard Krautzun. Posteriormente, já em seu primeiro jogo, a equipe venceu o MSV Duisburg por 1 a 0.
Depois, ele venceu seus primeiros sete jogos como treinador, terminando o campeonato em 14º lugar, evitando o rebaixamento com uma rodada de antecedência. Na temporada seguinte, o alemão conseguiu levantar o time e implementar suas ideias de futebol em campo, principalmente com a pressão.
Entretanto, em 2001-02, o Mainz terminou em quarto lugar na Bundesliga 2, uma posição atrás da que renderia o acesso por um ponto. No ano seguinte, novamente com a mesma posição, por diferença nos gols, por um a menos de saldo, ficou pelo caminho novamente.
Depois de duas temporadas, Klopp conseguiu levar a equipe ao terceiro lugar na temporada 2003-04, garantindo o acesso. Nas duas primeiras temporadas na elite, ficou em 11º lugar, mesmo com o menor orçamento da liga. Posteriormente, acabaram rebaixados novamente em 2006-07, mas Jürgen Klopp ficou no clube. Entretanto, depois de não conseguir o acesso, pediu demissão.
Borussia Dortmund
Após isso, em maio de 2008, Jürgen Klopp foi abordado pelo Borussia Dortmund e assinou por duas temporadas com o time aurinegro. Logo em seu ano de estreia, o técnico conquistou seu primeiro troféu com o time depois de bater o Bayern de Munique na Supercopa da Alemanha. Na temporada seguinte, levou a equipe de volta a uma liga europeia, após conseguir o quinto lugar.
Ao todo, em sete anos na tradicional equipe da Alemanha, o comandante conquistou duas edições da Bundesliga (2010–11 e 2011–12), duas Copas da Alemanha (2011–12 e 2014–15) e Supercopa da Alemanha 2013 e 2014, além de um vice da Liga dos Campeões.
Liverpool
Em seu último e mais destacável trabalho à beira do gramado, a trajetória de Jürgen Klopp nos Reds começou em outubro de 2015. Em abril daquele ano, ele afirmou que deixaria o Borussia ao fim da temporada.
Nos nove anos no comando do Liverpool, o técnico acumulou sete troféus na galeria: Premier League (2019-20), Copa da Inglaterra (2021-22), Copa da Liga Inglesa (2021-22 e 2023-24), Supercopa da Inglaterra (2022), Liga dos Campeões (2018-19), Supercopa da Uefa (2019) e Mundial de Clubes (2019).
Nova função de Jürgen Klopp
Depois de sua vitoriosa passagem pelo Liverpool, Jürgen Klopp irá trabalhar como chefe global da Red Bull a partir de 2025. Inicialmente, ele foi criticado pelos torcedores do Mainz 05, mas afirmou no podcast de Toni Kroos que está tranquilo com a decisão.
“Tenho 57 anos e ainda posso trabalhar mais alguns. Mas não me vejo à margem por enquanto. Estava claro para mim que faria alguma coisa. Então a Red Bull veio. Para mim, é excelente”, afirmou.