Com passagens pelo futebol brasileiro, argentino e equatoriano, Juan Cazares é um futebolista amplamente conhecido pela sua atuação em times da América do Sul. Ao longo dos anos, o jogador vivenciou boas fases, mas também momentos de irregularidade na sua carreira.
O Independiente del Valle revelou o jogador na categoria de base e como atual meia-atacante do Paysandu. Juan Cazares é o tema da sua leitura de hoje. Venha acompanhar!
Carreira de Juan Carazes
Juan Cazares iniciou sua trajetória no futebol nas categorias de base do Barcelona Sporting Club, time popular do Equador, seu país natal. No entanto, o jogador começou a ser reconhecido como uma revelação em 2008, quando atuava pelo Independiente del Valle.
Diante do destaque, Cazares despertou o interesse de outros clubes. O River Plate contratou o jogador em 2010 e, no time, o atleta atuou nas divisões inferiores do clube e ganhou a Copa Libertadores da América Sub-20 em 2012.
O jogador permaneceu no time até 2014. Porém, foi emprestado duas vezes durante este período: em 2013 para o Barcelona de Guayaquil; e de 2013 a 2014 para o Banfield.
No final de 2014, renovou seu contrato com o Banfield. O Banfield renovou o contrato logo após a equipe se consagrar campeã da Primeira B Nacional (a segunda divisão do campeonato argentino).
Passagem de Juan Cazares pelo Atlético Mineiro
Enquanto ainda atuava no Banfield, já surgiram rumores de propostas para a vinda de Cazares ao futebol brasileiro. As sondagens se iniciaram pelo Clube Atlético Mineiro, que demonstrou interesse no jogador.
No entanto, as negociações foram confirmadas somente em dezembro de 2015, quando o Galo anunciou oficialmente a contratação do jogador para a temporada seguinte.
A contratação provocou ótimos resultados, em boas atuações da parte de Cazares, reconhecido pela sua boa visão de jogo e pela sua qualidade técnica. O Galo teve o jogador vestindo a camisa 10 até sua rescisão de contrato em 2020.
Ao todo, Juan Cazares jogou 205 partidas pelo Atlético Mineiro, nas quais marcou 41 gols. Durante os 4 anos de clube, o jogador ganhou dois Campeonatos Mineiros (2017 e 2020), além de um Florida Cup (2016).
Corinthians e Fluminense
O Corinthians contratou Cazares após sua saída do Atlético Mineiro. O atleta estreou dia 30 de setembro de 2020. Porém, diante de atuações irregulares, o jogador deixou o time em abril de 2021, após 27 jogos e dois gols.
Ainda em abril de 2021, o Fluminense o anunciou como reforço. A temporada de Cazares no tricolor também foi irregular, e o jogador passou 26 dos 37 jogos atuando como reserva, marcando apenas um gol. Sua passagem pelo clube terminou em janeiro de 2022.
Ida para a Ucrânia e volta ao futebol argentino
No início de 2022, Juan Cazares foi para a Ucrânia para jogar no Metalist. Entretanto, o jogador nunca chegou a atuar pela equipe europeia e voltou para a América do Sul em julho do mesmo ano.
Em julho de 2022, o Independiente da Argentina o anunciou, time no qual permaneceu um ano. O jogador, contudo, rescindiu seu contrato em julho de 2023, após 27 jogos e três gols pela equipe.
Juan Cazares de volta ao futebol brasileiro
Juan Cazares retornou ao futebol brasileiro em agosto de 2023, após aproximadamente um ano e meio fora. O América Mineiro trouxe o jogador de volta, após contratar o reforço numa campanha visando escapar do rebaixamento. O contrato encerrou-se em dezembro do mesmo ano, após 12 jogos com a atuação do meia.
No mesmo mês, O Santos anunciou o futebolista como reforço. Após 14 jogos e um gol, Cazares acertou sua rescisão com o clube em junho de 2024. Menos de uma semana após, assinou com o Paysandu, para a campanha da série B de 2024 do clube.
Seleção Nacional
O jogador estreou na Seleção Nacional do Equador no ano de 2011, pela categoria Sub-20. Já em 2014, partipou da convocação pela primeira vez para a equipe principal da Seleção Equatoriana.
Posteriormente, em 2015, compôs o elenco que jogou a Copa América sediada no Chile. Já em 2016, fez parte dos jogadores convocados para a Copa América Centenária, realizada nos Estados Unidos.
Estatísticas de Juan Cazares
Durante sua carreira no futebol profissional em clubes, Juan Cazares atuou em mais de 400 partidas e fez 68 gols, além de 40 assistências. Enquanto isso, na seleção nacional, foram 22 partidas, um gol e uma assistência na principal, e 11 partidas e um gol na Sub-20.
Ademais, o jogador equatoriano conquistou cinco títulos de destaque atuando pelos clubes. A fase mais vitoriosa do meia foi durante sua passagem pelo Atlético Mineiro, no qual faturou dois estaduais e uma competição amistosa.
Títulos
- River Plate: Copa Libertadores da América Sub-20 (2012);
- Banfield: Primera B Nacional (2013–14);
- Atlético Mineiro: Florida Cup (2016); Campeonato Mineiro (2017, 2020).
Além disso, Juan Cazares também foi reconhecido com prêmios individuais, como o Troféu Guará para o Melhor Meia do Ano (2018, 2019).