Chegando nos Gunners em 2023, a passagem de Jorginho no Arsenal continua para a próxima temporada. Após fazer história com o outro clube da cidade de Londres, o ítalo-brasileiro renovou por mais um ano com a equipe e também pretende se destacar com a camisa vermelha.
O meio-campista de 32 anos faz parte do plantel de Mikel Arteta e sente a Premier League cada vez mais perto. Sendo vice do torneio duas vezes consecutivas, o volante ficou a apenas dois pontos de passar o Manchester City e conquistar o campeonato mais disputado do mundo. Em 23/24 foram 89 pontos, 28 vitórias, cinco empates e apenas cinco derrotas para a equipe.
Quer saber mais sobre as estatísticas de Jorginho no Arsenal? Acompanhe a leitura do artigo e veja os títulos conquistados e o desempenho do esportista que já foi eleito o melhor jogador da Europa.
A chegada e desempenho de Jorginho no Arsenal
Após conquistar a Champions League e o Mundial de Clubes com o Chelsea, Arteta viu a chegada de Jorginho ao Arsenal como um passo importante para a montagem de um elenco vencedor. Buscando reforçar o elenco para a briga por G4 e, principalmente, para o título inglês, o volante chegou por 12 milhões de libras do rival de Londres.
Nos Gunners, ele já jogou 52 partidas, marcou um gol e deu duas assistências. O ítalo-brasileiro chegou após a equipe falhar em contratar Moisés Caicedo, que jogava pelo Brighton. A torcida considerou sua contratação uma das mais bombásticas do clube.
Vale destacar que, quando o volante chegou, o time liderava isolado o campeonato inglês, o que mostrava a intenção da diretoria de tirar a taça dos tubarões de Manchester e do treinador Pep Guardiola.
Mesmo que não tenha conseguido levantar a taça ainda, o time vê no meio-campista uma excelente chave para a continuidade no projeto do treinador espanhol. O esportista foi um dos melhores jogadores da temporada 2020/21, além de titular absoluto no Chelsea com o treinador alemão Thomas Tuchel.
Fora isso, o atleta desempenhou um papel fundamental na campanha vencedora da Itália na Eurocopa, o que levou a UEFA a elegê-lo como o melhor jogador. Jorginho no Arsenal chegou para reforçar o campo dos Gunners que sofria com as lesões frequentes de Mohamed Elnery e Lokonga. Na Premier League 23/24, foram 24 partidas e duas assistências para o camisa 20.
Temporada atual
Mesmo ainda sem levantar taças, a passagem de Jorginho no Arsenal é muito positiva. Assim, atuando em conjunto com Declan Rice e Martin Ødegaard, o atleta fez parte de um dos meios campos mais poderosos da Inglaterra. Além disso, o ítalo-brasileiro foi um dos que mais jogou com a camisa do time na temporada.
Sendo assim, convocado pelo novo treinador da seleção Spalletti, o volante agora disputa a Eurocopa 2024 para defender o título que conquistou em 2020. Ademais, vale destacar que somente oito jogadores que estiveram na campanha vitoriosa da Azurra estão de volta para o torneio da UEFA.