Início » Futebol » Análise dos jogos do Atlético-MG em 2024: desempenho do time em decisões na temporada

Análise dos jogos do Atlético-MG em 2024: desempenho do time em decisões na temporada

Publicado em:

Última atualização:

Nos últimos cinco anos, vimos o Atlético Mineiro ampliar domínio no futebol brasileiro. O Galo deixou de ser somente uma equipe de Minas Gerais para assumir o protagonismo em competições nacionais e internacionais ao lado de Palmeiras e Flamengo. Em 2024, o time venceu o título estadual no começo do ano, mas tem dificuldade em manter o alto rendimento em campo. Então, acompanhe a análise dos jogos do Atlético-MG para saber como o elenco tem se saído.

Como foi a atuação em jogos decisivos de Atlético-MG em 2024?

O Atlético Mineiro disputa o Campeonato Brasileiro, Libertadores e a Copa do Brasil em 2024. Ganhou o Campeonato Mineiro no começo do ano, mas os torcedores temem que esse seja o único troféu na temporada.

Com Felipão, o Galo apresentou um futebol inconsistente, sem graça e ruim coletivamente. Mesmo com estrelas em campo, o grupo não se destacava. O treinador foi demitido em março, antes da final do estadual contra o Cruzeiro. Gabriel Milito assumiu o cargo dias depois.

O Atlético do técnico argentino ganhou uma nova cara. Na Libertadores, os jogos do Atlético-MG contra adversários mais “fracos” foram regulares. Entretanto, no Brasileirão, o clube mostrou certa dificuldade em jogar de igual para igual, sem conseguir se impor e sofrendo em todos os setores.

Confira a análise de cada um dos jogos decisivos do Atlético-MG na temporada.

Final do Campeonato Mineiro

Cruzeiro e Atlético Mineiro se enfrentaram na final do Campeonato Mineiro em 2024. No primeiro jogo, o Galo teve mais posse de bola e finalizações, acertando dois gols logo na primeira etapa com Bruno Fuchs e Hulk. O gol contra de Jemerson diminuiu para o elenco azul, enquanto Juan deixou tudo igual no finalzinho da partida.

De acordo com o portal Sofascore, foram 11 chutes do Atlético contra oito da Raposa.

Na volta, o Galo derrotou o Cruzeiro por 3 a 1, com gols de Saravia, Hulk (de pênalti) e Gustavo Scarpa. Mateus Vital descontou, mas não conseguiu virar o placar. O Atlético ficou com o título, mas a Raposa é quem dominou as estatísticas. Segundo o Sofascore, foram nove chutes contra cinco, além de 57% de posse de bola contra 43%.

Oitavas de final na Libertadores

O Atlético terminou a fase de grupos da Libertadores em primeiro lugar, com 15 pontos, após cinco vitórias e uma derrota. Nas oitavas de final, encontrou o San Lorenzo, campeão continental em 2014.

O Galo foi bem no primeiro jogo. Teve as melhores chances na etapa inicial e até chegou a assustar em diversos momentos. O San Lorenzo saiu na frente, mas Paulinho deixou tudo igual, 1 a 1.

Já na volta, o elenco mineiro passou sufoco em casa. O grupo parecia perdido, mesmo com as substituições de Gabriel Milito. Na segunda parte, os argentinos foram melhores, mas Battaglia salvou o Atlético e classificou o time até as quartas de final.

Terceira fase na Copa do Brasil

O Galo estreou na terceira fase da Copa do Brasil contra o Sport.

No primeiro jogo, o clube mineiro dominou o rival pernambucano e teve uma atuação muito segura. Zaracho marcou no primeiro tempo, na Arena MRV, enquanto o Leão teve duas chances nos acréscimos. Pelo segundo tempo, o Sport conseguiu respirar, mas o Atlético se impôs e assegurou a vitória por 2 a 0, encaminhando a classificação.

Enquanto isso, no duelo de volta, o Atlético entrou despreocupado. Milito escalou um time misto que, em campo, acabou encurralado pelo Leão. Barletta abriu o placar para os donos da casa. Já na segunda etapa, Zaracho balançou as redes, no entanto, o gol foi anulado pelo VAR.

O time mineiro melhorou, mas se acomodou com o resultado na segunda parte. Mesmo com a derrota em 1 a 0, o Galo avançou para a próxima fase da Copa do Brasil.

Oitavas de final na Copa do Brasil (jogos do Atlético-MG)

Nas oitavas de final da Copa do Brasil, o Atlético Mineiro encontrou o CRB. Os mineiros eram favoritos no confronto e, sem surpresas, passaram de fase.

O Galo sofreu no primeiro jogo, em Alagoas. O CRB saiu na frente com dois gols, mas o Atlético buscou o empate com Paulinho e Scarpa. A saída de Hulk no começo da primeira etapa prejudicou a estratégia mineira. Mesmo com mais posse de bola, o elenco parecia perdido em campo.

Na segunda partida, o Atlético-MG foi superior contra o CRB. Saravia, duas vezes, e Guilherme Arana, colocaram a bola para dentro das redes e garantiram a vitória. É certo dizer que, mesmo com o time misto, a atuação foi uma das melhores entre os jogos do Atlético-MG na temporada.

Jogo contra o São Paulo nas quartas de final

O duelo contra o São Paulo, na primeira partida das quartas de final da Copa do Brasil, mostrou um Atlético apático no Morumbis, sem levar perigo. No primeiro tempo, o Galo conseguiu travar o Tricolor, mas não teve sucesso na hora de tentar abrir o placar.

Os anfitriões mudaram a postura na segunda parte, com o protagonismo de Calleri e Lucas Moura. O Atlético se segurava como podia. Nos acréscimos, o Galo aproveitou o erro e garantiu a vantagem.

Clássico contra o Cruzeiro no Brasileirão (jogos do Atlético-MG)

No Campeonato Brasileiro, o clássico mineiro reuniu Cruzeiro e Atlético Mineiro na terceira e 22ª rodada.

Em 20 de abril, o Galo recebeu a Raposa na Arena MRV para o primeiro confronto mineiro do torneio nacional. Os anfitriões foram superiores em todo o clássico, com gols de Zaracho, Paulinho e Guilherme Arana, com 3 a 0 no placar. O Cruzeiro sequer conseguiu responder à altura em campo.

Enquanto isso, no segundo clássico do Brasileirão, realizado em 10 de agosto, nenhuma das equipes colocou a bola nas redes. Mesmo com o resultado, o Galo teve as melhores oportunidades.

Expectativas para a temporada

Se você chegou até aqui, já sabe que a única taça que o Atlético Mineiro adicionou em sua prateleira é do Campeonato Mineiro. Porém, o clube de Belo Horizonte mantém a esperança de conquistar mais estatuetas até o fim de 2024. O cenário atual não é dos melhores, mas a torcida cujo mantra “Eu Acredito” ecoa nas arquibancadas nunca perde a esperança.

O Galo tem chances reais de vencer a Copa do Brasil e a Libertadores. O elenco compete nas quartas de final em cada uma delas e, até aqui, tem se mostrado um forte concorrente. É fato que o clube irá esbarrar em fortes equipes no caminho, mas tende a brigar de igual para igual.

No Brasileirão, o Atlético deve ir atrás apenas da vaga na Libertadores do ano que vem. O time deixou de pontuar em confrontos simples, mesmo em casa.