O Gigante da Colina é uma das equipes que vem tentando se recuperar na temporada. O time começou muito mal o ano e, aliás, vários já davam como certa uma nova queda para a Série B. Especialmente com as crises políticas internas causadas pela 777 e o desempenho bem abaixo dos jogadores do Vasco em 2024. No entanto, após 21 rodadas do Brasileirão, o clube parece ter se estabilizado no meio da tabela e hoje ocupa uma posição de menos risco. Muito disso, sem dúvidas, é fruto da melhora dos próprios atletas.
Dito isso, leia o texto a seguir para descobrir quais deles vem se destacando mais e veja quais as perspectivas que a equipe pode ter para esse final de temporada.
Todos os jogadores do Vasco em 2024
De acordo com o Transfermarkt, atualmente a equipe cruzmaltina possui 34 atletas no seu plantel. São eles:
- Goleiros: Léo Jardim, Keiller, Pablo;
- Zagueiro: João Victor, Léo, Robert Rojas, Maicon, Lucas Piton;
- Laterais: Victor Luís, Leandrinho, José Luis Rodrigues, Paulo Henrique;
- Meias: Juan Sforza, Hugo Moura, Mateus Carvalho, Souza, Praxedes, Jair, Pablo Galdames, Paulinho Paula, JP, Philippe Coutinho, Dimitri Payet, Guilherme Estrela;
- Atacantes: David, Erick Marcus, Serginho, Alex Teixeira, Rayan, Adson, Emerson Rodríguez, Rossi, Pablo Vegetti, GB
O atual comandante é Rafael Paiva, que assumiu o posto em 21 de julho. Ele substituiu o português Álvaro Pacheco que, aliás, teve apenas quatro partidas como treinador do time.
Alguns dos principais jogadores do Vasco em 2024
Por mais que as estatísticas de um atleta não reflitam necessariamente seu desempenho em campo, existem alguns casos em que elas ajudam bastante a compreender a situação atual.
Pablo Vegetti
Para muitos fãs, não restam dúvidas que Pablo é o melhor jogador do Vasco em 2024. Até agora, ele possui 16 gols, dez a mais que o segundo artilheiro do time, e duas assistências. Dessa forma, sem o argentino, é difícil imaginar um cenário em que o clube conseguisse se recuperar da forma que o fez.
Léo Jardim
Outro nome que merece destaque é o goleiro da equipe. Léo esteve presente em 38 partidas e é talvez o grande responsável pelo setor defensivo. Embora, no geral, o Vasco tenha sofrido 51 gols em 40 jogos, a presença de Léo certamente ajudou esse número a não se tornar maior.
David
Por fim, é preciso citar o atacante David. Com 34 jogos feitos até então, ele fez seis gols e quatro assistências, ou seja, é uma engrenagem bem importante para que o setor ofensivo flua da melhor maneira possível.
Perspectivas para o final da temporada
Atualmente, o Vasco tem seis pontos a mais que o Corinthians, o primeiro na zona do rebaixamento, e um jogo a menos. Dessa forma, caso se mantenha nesse ritmo, é provável que não vejamos os cariocas na Série B ano que vem. Especialmente porque o elenco é bem superior a várias equipes que estão atrás.
Aliás, considerando as circunstâncias, obter uma classificação para uma Copa Sul-Americana em 2025 é bastante possível.