O Club Deportivo Garcilaso é um time de futebol profissional peruano da cidade de Cusco. A fundação aconteceu em 13 de abril de 1957, porém, a primeira participação dos jogadores do Deportivo Garcilaso na Liga 1, primeira divisão do futebol peruano, aconteceu somente em 2023.
Mesmo assim, é um dos clubes mais tradicionais e de maior prestígio pela população de Cusco, junto do Cienciano, seu maior rival com o qual possui o dérbi Clássico Imperial Cusqueño.
Até hoje, a equipe do time conquistou apenas a Copa Peru de 2022, mas, possui outras 65 taças regionais. São sete na Etapa Regional-Região Sudeste, 22 na Liga Departamental de Cusco, 16 na Liga Províncial de Cusco, e 20 na Liga Distrital de Cusco.
A equipe também leva o nome de Rico Garci e os torcedores são referidos como Los Gatos pelo mascote do time, que é um gato silvestre.
Elenco do Deportivo Garcilaso
No atual elenco do Deportivo Garcilaso, o goleiro principal é Diego Penny, mas, além dele, o chileno Miguel Vargas também ganha destaque. Outros nomes na defesa do gol do clube são os jovens Josue Vargas e Mallki Marmanillo.
Enquanto isso, na defesa, os jogadores que mais aparecem são o argentino Carlos Beltrán, o equatoriano Luis Caicedo e os peruanos Erick Canales, Juan Lojas e Héctor Salazar. Além deles, Erick Perleche, Anthony Gordillo, Christian Ramos, Gustavo Ramos e Joaquín Molina também integram a equipe.
Já entre os meio-campistas, os jogadores que mais entraram em campo até agora foram o peruano Carlos Diez e o equatoriano Luis Chicaiza. Mas, além deles, Jose Luis Bazan, Erick Gonzales, Miguel Cornejo, Mauricio Cuero, Diego Ramírez e Fark Ventura também são jogadores do Deportivo Garcilaso.
Por fim, mas definitivamente não menos importante, os atacantes do clube peruano de maior destaque são os argentinos Gaspar Gentile e Pablo Erustes, além do peruano Alexi Gomez. Outros jogadores nesta posição são o equatoriano Renny Simisterra, o uruguaio Luis Urruti, o colombiano José Adalberto Cuero e os peruanos Adrián Ugarriza e Paulo Rodríguez.
Principal momento da história do time
Em 2022, o Deportivo Garcilaso venceu a Copa Peru pela primeira vez em sua história. O torneio envolve equipes de todo o país e tem longa duração. Esse é o principal título da história do clube, e os jogadores daquele elenco acabaram ficando marcados.
Naquele ano, os atletas do Deportivo Garcilaso também venceram a Liga Departidáal de Cusco pelo quinto ano consecutivo e, na fase regular da Copa, o clube terminou em primeiro lugar na tabela geral dentre 50 times. Depois disso, derrotou o Leoncio Prado nas primeiras eliminatórias de forma fácil, seguiu para eliminar o Paz Soldán FBC nas oitavas e o Ecosem Pasco nas quartas.
Porém, perdeu o jogo de ida contra o Ecosem por 2 a 1, mas venceu de virada por 3 a 1 em Cuzco e mandou o adversário para casa pela sua melhor posição na tabela.
Enfrentou então o AD Traders na final, mas venceram e subiram para a Liga 1 pela primeira vez em toda a história do clube.