O quadro de participantes da Libertadores e a Copa Sul-Americana conta com equipes da Colômbia, como o Independiente Medellín. Fundado em novembro de 1913, o time continua na busca pelo título internacional inédito. Para isso, conta com um plantel de jogadores experientes e dedicados, dispostos a dar tudo de si para fazer história. Mas, afinal, quem são os jogadores de Independiente Medellín? Conheça o elenco colombiano e as conquistas até aqui.
Conheça os jogadores de Independiente Medellín
O plantel do Independiente Medellín, da Colômbia, é composto por 30 atletas profissionais, sendo 28 nativos e apenas dois estrangeiros: Pablo Lima e José Aja, ambos do Uruguai.
Nesse contexto, são quatro goleiros, dez defensores, sete meias e nove atacantes, mas que podem atuar em diferentes posições, de acordo com o trabalho tático do treinador Alfredo Arias.
Os atacantes Brayan León, Jhon Vásquez e Mender García se configuram como os destaques do elenco. Com seis gols, Brayan divide a artilharia da Copa Sul-Americana em 2024 com Adrián Martinez (Racing) e Lucero (Fortaleza), enquanto Mender soma três e Vásquez dois. Já o volante Diego Moreno é uma peça fundamental na engrenagem da equipe.
Agora, conheça o grupo de jogadores de Independiente Medellín, separados em setores:
Goleiros:
José L. Chunga, Eder Chaux, Yimi Gómez e Iker Blanco.
Defensores:
José Ortiz, Jhon Palacios, José Aja, Malcom Palacios, Fainer Torijano, Léyser Chaverra, Luis M. Orejuela, Daniel Londoño, Jimer Fory e Cristian Graciano.
Meias:
Pablo Lima, Jaime Alvarado, David Loaiza, Diego Moreno, Baldomero Perlaza, Miguel Monsalve e Santiago Santacruz.
Atacantes:
Por fim, temos Mender García, Brayan León, Ánderson Plata, Yairo Moreno, Kener Valencia, Jhon E. Montaño, Jhon Vásquez, Juan D. Arizala e Andrés Dávila.
Quem é o maior artilheiro entre jogadores do Independiente Medellín?
O argentino Germán Cano é o maior artilheiro da história do Independiente Medellín, com 129 gols em 192 partidas. Por sua vez, o ídolo do Fluminense acumula duas passagens pelo time, além do título colombiano em 2019, seu último ano no clube.
Ademais, a primeira passagem no país foi entre 2012 e 2014. Em 95 confrontos, o atacante balançou as redes 54 vezes entre o Campeonato Colombiano e a Copa da Colômbia, além do vice-campeonato em 2012 no Torneio Finalização.
Desse modo, Cano se destacou como líder do ataque, titular absoluto em competições nacionais e internacionais.
Posteriormente, a segunda passagem no Independiente Medellín aconteceu entre 2018 e 2019, com 97 jogos e 75 tentos, assumindo o papel de maior goleador da história do DIM, além do troféu da Copa da Colômbia em 2019.
A lista de artilheiros também tem Juan Fernando Caicedo (47), Leonardo Castro (41), Luis Carlos Arias (35) e Luciano Pons (34).
Títulos do Independiente
Tradicional equipe da Colômbia, o Independiente Medellín coleciona oito troféus nacionais. Por outro lado, não conseguiu expandir o domínio para o cenário internacional. Infelizmente, em competições da Conmebol, como a Libertadores e a Copa Sul-Americana, o time nunca alcançou as finais.
Inclusive, o primeiro troféu do Independiente foi conquistado em 1922, na categoria amadora. Mais tarde, em 1955, venceu o Campeonato Colombiano, o oitavo time a conquistar o torneio.
Finalmente, acompanhe todas as vitórias do Independiente Medellín na história:
Campeonato Colombiano
- 6 títulos – 2016/17, 2008/09, 2003/04, 2001/02, 1956/57 e 1954/55
Copa da Colômbia
- 2 títulos – 2020 e 2019