Início » Futebol » Veja quem são os jogadores com mais assistências na história do futebol

Veja quem são os jogadores com mais assistências na história do futebol

Publicado em:

Última atualização:

Apesar de ser um fundamento muito importante do futebol, a assistência passou a ser contabilizada com mais seriedade apenas nos anos 1990. E, apesar disso, ainda é muito negligenciada por determinados fãs, que não enxergam muita importância nessa estatística.

Porém, diversos grandes jogadores da história tem parte de sua fama ligada a capacidade de dar o passe para o gol. São os casos de David Beckham, Kevin de Bruyne e Mesut Ozil. Mas, além deles, meias característicos, vários atacantes também figuram na lista de grandes passadores para o gol.

Neste artigo, você descobre quem é o jogador com mais assistências na história do futebol.

Maiores assistentes da história do futebol

Quando se fala em assistências, todo fã de futebol já pensa em nomes como David Silva, Andrés Iniesta, Xavi Hernández e Zinedine Zidane. Apesar de todos eles serem grandes jogadores, nenhum está entre os dez maiores assistentes da história do futebol.

Contudo, fazem parte dos 20 jogadores com os melhores números nessa estatística. Ao lado deles, nas posições de 20º a 11º colocado, estão nomes como Thierry Henry, Karim Benzema, Zlatan Ibrahimović, Franck Ribéry e Neymar.

Os dez maiores assistentes da história do futebol

Como mencionado acima, na lista de 20 jogadores, vários atletas de França e Espanha estão entre eles. Muito se dá pela importância que os franceses dão ao quesito, premiando o maior assistente em seus campeonatos, e pela cultura espanhola de valorização da posse que ganhou o mundo no mundo nos últimos anos.

Contudo, quando falamos do top-10 da história do futebol, nomes de todo o mundo surgem. Abaixo, você sabe quem completa a lista de maiores assistentes do futebol, do 10º ao 6º colocado:

  • Cesc Fàbregas: 253;
  • David Beckham: 256;
  • Ryan Giggs: 258;
  • Mesut Özil: 262;
  • Cristiano Ronaldo: 276;

Os cinco maiores assistentes da história do futebol

Angel Di Maria

Pode ser que a oportunidade de passar para Lionel Messi na seleção, e Cristiano Ronaldo pelo clube, ajudaram o jogador. Porém, o atacante canhoto é um exímio talento argentino e figurou entre os principais clubes da Europa por mais de dez anos.

Kevin de Bruyne

Na 4ª posição, o belga é conhecido pela qualidade técnica para dar passes para gol. Sob o comando de Pep Guardiola, atingiu o ápice no quesito, e já soma mais de 286 assistências na carreira.

Luís Suárez

Um nome que talvez possa surpreender é o de Luís Suárez, mas não pelo tamanho do jogador, mas sim por ser conhecido, primeiramente, como o finalizador das assistências. Contudo, o uruguaio tem quase 300 assistências na carreira.

Thomas Muller

Enquanto isso, o segundo maior assistente da história do futebol pode surpreender muitos. Thomas Muller é um dos maiores jogadores da história do gigante Bayern de Munique, porém, ainda é muito subestimado pelos fãs de futebol, pela pouca mídia que atrai para si. Fato é que o atacante alemão é um jogador de qualidade técnica acima da média, e já tem mais de 303 assistências na carreira.

Para ilustrar, somente ele, o primeiro colocado, e, possivelmente, Kevin de Bruyne e Luís Suárez devem ultrapassar a marca.

Quem tem mais assistências na história do futebol?

A resposta não poderia ser diferente: Lionel Messi. O astro argentino, tido por muitos como o maior jogador da história do futebol, é também o maior assistente do futebol.

Além de todo o sucesso como goleador, o atacante argentino, ainda em atividade, já soma mais de 400 assistências na carreira, e, por muito tempo, deve ser o único jogador a figurar nesse grupo.

Para ilustrar, o argentino conta com grande folga para o segundo colocado, com cerca de 100 assistências a mais que Thomas Muller.