Início » Futebol » Dia do Canhoto: relembre os jogadores de futebol canhotos que são inesquecíveis

Dia do Canhoto: relembre os jogadores de futebol canhotos que são inesquecíveis

Publicado em:

Última atualização:

Pouca gente sabe, mas o Dia Mundial do Canhoto existe – e é no dia 13 de agosto. A data celebra aqueles 10% da população mundial que faz tudo com a mão esquerda. Mas o que pode ser um tormento para uns, para outros, é uma vantagem. Principalmente nos esportes, afinal, tem alguns jogadores famosos justamente por serem canhotos.

A combinação pé esquerdo e habilidade em campo faz dos canhotos verdadeiras potências dentro de campo, capazes de criar jogadas únicas e confundir a cabeça dos adversários. Confira a seguir, então, alguns nomes que tem uma “canhotinha” que os torcedores amam – e os rivais detestam:

Jogadores canhotos do Brasil

A quantidade de jogadores brasileiros que confundem os oponentes em campo por serem canhotos é tão grande que seria possível montar um time só com eles. São ídolos tanto do futebol masculino quanto do feminino que arrasam com a esquerda:

Marta, a melhor canhotinha do mundo 

Sempre que alguém achar que ser canhoto é algo ruim, basta lembrar de Marta. Foi graças à sua perna esquerda que a brasileira foi seis vezes a melhor jogadora do mundo. Seus dribles curtos e rápidos – e sua habilidade em vencer o machismo – garantiram à atacante um lugar de destaque na história do futebol feminino.

Roberto Carlos, o terror dos goleiros

É difícil pensar em um jogador de futebol canhoto e não lembrar da bomba que era a canhota de Roberto Carlos. Se o assunto era cobrança de falta, os goleiros tremiam só de ver o lateral se preparando para o chute. 

Roberto Rivellino dispensa apresentações

A nação corinthiana tem um ídolo canhoto, e ele se chama Roberto Rivellino – muito embora ele tenha jogado no Fluminense também. Ele também estava na seleção tricampeã mundial e sempre é lembrado nos debates sobre quem foi o melhor jogador de futebol do Brasil. 

Rivaldo: jogadores canhotos podem ser discretos

Considerado um dos melhores atacantes da seleção brasileira, Rivaldo tem uma longa história de amor com a torcida do Brasil. Não à toa ele é dono de um prêmio Ball D’Or, quando foi eleito o melhor do mundo em 1999. Além disso, também foi fundamental na conquista do pentacampeonato do Brasil.

Gérson Canhotinha de Ouro

O apelido de “Canhotinha de Ouro” não veio à toa, afinal, o meio-campista integrou a histórica seleção que levantou a taça da Copa do Mundo de 1970. Ainda hoje, Gérson é considerado um dos melhores meio-campistas que o Brasil já teve.

A lista de jogadores canhotos do Brasil é longa, e ainda tem nomes como Zagallo, Tostão, Zinho, Ricardinho, Alex, Djalminha, Adriano Imperador, Pepe e Branco.  

Jogadores canhotos estrangeiros

Não é apenas no Brasil que a canhota surpreende e faz sucesso. Vários são os jogadores canhotos espalhados pelo mundo, dando dor de cabeça aos oponentes e fazendo a alegria da torcida em jogadas históricas:

Maradona: baixinho, porém mortal 

Quem acha que precisa saber jogar bem com os dois pés para ser um bom futebolista não conhece Diego Maradona. Basta perguntar à seleção da Inglaterra de 1986 o quanto um drible com a perna esquerda pode ser cruel… Afinal, bastou sua perna esquerda para colocar o ídolo argentino entre os melhores jogadores da história – em uma rivalidade eterna com nosso Pelé

Lionel Messi mostra que a Argentina também é a terra dos jogadores canhotos

Comparado a seu compatriota, Messi é outro argentino que tem na perna esquerda sua maior arma em campo. Tanto que o próprio Cristiano Ronaldo já brincou em entrevista afirmando que não se importaria em ter o pé esquerdo do atacante. Uma curiosidade: a esquerda de Messi é tão admirada que seu pé foi recriado em uma escultura dourada! 

Mohamed Salah, o príncipe canhoto do Egito 

A origem de Salah pode ser egípcia, no entanto, é defendendo o Liverpool que ele mete medo em campo quando pega a bola com a esquerda em qualquer local próximo à grande área. 

Raúl, para sempre ídolo

Ainda hoje, o atacante é ídolo do Real Madrid e um dos maiores atletas de sua geração. Além disso, Raúl é um dos maiores artilheiros que já passou pelos gramados do Bernabéu – superado somente por Cristiano Ronaldo. 

Ferenc Puskás é o gênio ambidestro

O prêmio de melhor jogador da FIFA não leva o nome do jogador húngaro à toa: com seus mais de 700 gols marcados, ele é um dos melhores jogadores de todos os tempos. E mais, Puskás não era apenas canhoto, e sim, ambidestro. Ou seja, jogava excepcionalmente bem com ambas as penas, apesar de preferir utilizar a esquerda.

Fazem parte da lista outros jogadores como Gheorghe Hagi, Gareth Bale, Willem van Hanegem, Christian Vieri, Arjen Robben e mais.