Início » Futebol » Salários, publicidade e investimentos: saiba quais são os jogadores brasileiros mais ricos

Salários, publicidade e investimentos: saiba quais são os jogadores brasileiros mais ricos

Publicado em:

Última atualização:

O futebol brasileiro, além de revelar grandes nomes nos gramados, também gerou muitos atletas milionários. Com uma combinação de salários astronômicos, contratos publicitários lucrativos e investimentos, alguns jogadores brasileiros ficaram mais ricos ao longo de suas carreiras. De Neymar a Ronaldinho Gaúcho, saiba quem são os “donos da grana” no Brasil!

Quais são os jogadores brasileiros mais ricos?

Neymar

Em primeiro lugar entre os jogadores brasileiros mais ricos está Neymar Jr. O camisa dez da Seleção Brasileira lidera esse ranking com folga, possuindo uma fortuna estimada em mais de cinco bilhões de reais.

De acordo com informações da Forbes, a principal revista internacional de negócios, o montante foi acumulado a partir de salários milionários ao longo dos anos e contratos publicitários com marcas de nível global, como a Nike.

O jogador também possui investimentos que vão desde aplicação em imóveis, com custo de 28 milhões de reais, até patrocínio ao mercado musical. Além disso, Neymar investe em criptomoedas, NFTs (Non-Fungible Token) e compras no mundo digital, tal como o terreno que ele adquiriu no metaverso.

Ronaldo Fenômeno

Um dos maiores atacantes da história do futebol, assim como Neymar, Ronaldo Fenômeno também figura na lista dos jogadores brasileiros mais ricos. De acordo com a revista Forbes, sua fortuna é estimada em cerca de 1,4 bilhão de reais, com origem no futebol, publicidade, empreendedorismo e investimentos.

A riqueza de Ronaldo foi conquistada durante sua carreira, tendo recebido grandes contratos em suas passagens pelo Barcelona, Inter de Milão, Real Madrid e Milan.

Além disso, Ronaldo se tornou muito conhecido mundialmente, sempre atraindo propostas de grandes marcas, como Nike, Pirelli, Claro e Brahma. Após a aposentadoria dos gramados, ele se tornou dono de uma agência de marketing esportivo chamada 9ine e de uma rede de academias Ronaldo Academy.

Em 2018, Ronaldo adquiriu 51% das ações do Real Valladolid, tendo desembolsado 30 milhões de euros. Atualmente, ele tem 82,77% das ações do clube espanhol.

Posteriormente, em 2021, o ex-jogador adquiriu 90% das ações do Cruzeiro por 400 milhões de reais, investindo na reestruturação e modernização da equipe. No entanto, uma série de problemas fizeram com que o “Fenômeno” vendesse sua participação por 600 milhões de reais.

Alexandre Pato

Em terceiro lugar na lista dos jogadores brasileiros mais ricos está Alexandre Pato. Com uma carreira com passagens por Milan, Chelsea e São Paulo, o jogador acumulou uma fortuna em torno de R$ 769 milhões.

A título de exemplo da origem do dinheiro de Pato, o Milan chegou a pagar cerca de quatro milhões de euros por ano (24 milhões de reais na época) para contar com o jogador. Além disso, existiram acordos com marcas como Nike, EA Sports e Volkswagen.

Outro investimento que Pato possui é a rede de academias chamada 4Youse, com unidades em São Paulo e outras cidades do Brasil. Ele possui, ainda, imóveis no Brasil e nos Estados Unidos.

Kaká

Eleito o melhor jogador do mundo em 2007 e um dos maiores meio-campistas da história do futebol brasileiro, Kaká também é um dos jogadores brasileiros mais ricos. De acordo com a Forbes, estima-se que sua fortuna seja de 654 milhões de reais.

Durante sua carreira, Kaká atuou em clubes como São Paulo, Milan e Real Madrid, tendo recebido nove milhões de euros (55 milhões de reais na época) em seu auge no clube espanhol. Ele conquistou títulos importantes como a Copa do Mundo, a Liga dos Campeões da UEFA e o Campeonato Italiano, além de prêmios individuais como a Bola de Ouro, tendo acumulado bonificações com isso.

Assim como os outros jogadores citados anteriormente, Kaká também fechou contratos publicitários com marcas mundiais, como Adidas, Gillette e Armani. Depois da aposentadoria, o ex-jogador também adquiriu imóveis de luxo no Brasil, Estados Unidos e Espanha, bem como investe em startups e empresas de tecnologia.

Ronaldinho Gaúcho

Fechando a lista dos jogadores brasileiros mais ricos, Ronaldinho Gaúcho possui uma fortuna avaliada em 512 milhões de reais. Durante a carreira, o ex-jogador sempre teve salários astronômicos, tal como foi no Barcelona, quando chegou a receber cerca de nove milhões de euros por ano (55 milhões de reais na época).

Além disso, Ronaldinho fechou contratos publicitários milionários com empresas como Nike, Pepsi, Coca-Cola e Gillette. O “Bruxo” também investe em imóveis, música, bebidas e empreendedorismo, tendo criado o aplicativo de análises esportivas R10 Score em 2022 ao lado do influenciador Lucas Tylty e Rafael Gomes.