Início » Futebol » Relembre os principais jogadores revelados pela base do Fluminense

Relembre os principais jogadores revelados pela base do Fluminense

Publicado em:

Última atualização:

Uma das categorias de base mais tradicionais do futebol brasileiro, a categoria de base do Fluminense tem o dom de revelar grandes craques. Passam décadas, gerações são ultrapassadas, mas a tradição de lançar jovens talentosos ao futebol mundial segue acesa em Xerém. Por isso, decidimos lista os principais nomes revelados pelo tricolor carioca.

1) Carlos Alberto Torres

Considerado como o maior lateral-direito da história do futebol, Carlos Alberto Torres chegou ao futebol graças ao Fluminense. Revelado na base tricolor, o capitão do tricampeonato brasileiro da Copa do Mundo de 1970 deu seus primeiros chutes nas Laranjeiras e chegou ao time profissional do Flu em 1963. Sua primeira passagem durou dois anos, até se transferir para o Santos de Pelé, na transferência mais cara do futebol brasileiro na época.

Conhecido por seu estilo ofensivo e por seu perfil de liderança, o “Capita” retornaria ao tricolor em 1974 para fazer parte do lendário time que ficou conhecido como “Máquina Tricolor”. Nos seus três anos por lá, conquistaria o título do Campeonato Brasileiro e o bicampeonato carioca.

2) Thiago Silva

Conhecido como um dos melhores zagueiros da era moderna do futebol mundial, o brasileiro Thiago Silva deu seus primeiros passos em Xerém, nas categorias de base do Fluminense.

Depois de fazer toda a base no tricolor entre 1995 e 2003, o zagueiro buscaria novos ares por clubes do Rio Grande do Sul até acertar sua ida ao Porto, em 2004. Ele retornaria ao Fluminense em 2006 para atuar por três temporadas, caindo nas graças do torcedor. Depois, deixou o clube carioca e só retornou ao seu clube de coração em 2024, após uma passagem vitoriosa no futebol europeu em clubes como Milan, PSG e Chelsea.

3) Marcelo

Outro jogador de renome internacional que começou em Xerém, Marcelo iniciou sua trajetória no futebol na base do Fluminense. Ídolo tricolor, o lateral-esquerdo ficou no clube entre 2002 e 2005, até chegar aos profissionais. Entretanto, deixou o clube quando foi negociado ao Real Madrid com apenas 18 anos.

Depois de 16 anos no futebol europeu, incluindo cinco títulos da Champions League e seis títulos da La Liga, Marcelo, entretanto, retornou ao Fluminense em 2023. Além disso, ele foi essencial na conquista da primeira Libertadores da história do clube.

4) Fabinho

Um dos melhores volantes do futebol mundial na última década, Fabinho iniciou sua trajetória no esporte nas categorias de base do tricolor. Ainda jovem, chegou ao time após passagem no Paulínia para integrar o Sub-20 do Fluminense e impressionou.

Fabinho chegou em 2011 e foi vendido em 2012 para o Rio Ave. Depois, acabou somando passagens por Real Madrid e Monaco até chegar ao Liverpool, onde fez história por cinco temporadas. Lá, ficou conhecido como um dos pilares do trabalho de Jürgen Klopp. Em 2023, acertou sua ida ao Al-Ittihad para jogar no futebol da Arábia Saudita.

5) Carlos Alberto

Carlos Alberto fez sua fama no mundo do futebol por vários motivos. Entre eles, as polêmicas que acumulou dentro e fora de campo. Além disso, é claro, pelo seu talento inegável com a bola no pé.

Sua trajetória começou em 2000 no clube das Laranjeiras, até subir para os profissionais em 2002. Dois anos depois, diante de um grande destaque, o meia, no entanto, deixou o clube ao acertar sua ida para o Porto, onde foi campeão da Champions League. Ele retornaria ao Fluminense em 2007 por empréstimo, todavia, em uma rápida passagem de 13 jogos.