Início » Futebol » Quem é Hulk? Conheça a trajetória e as curiosidades do camisa 7 do Atlético Mineiro

Quem é Hulk? Conheça a trajetória e as curiosidades do camisa 7 do Atlético Mineiro

Publicado em:

Última atualização:

O jogador Hulk chegou ao Atlético Mineiro em 2021. Com passagens pelo futebol paraibano e alagoano nas categorias de base, logo o então camisa 7 do Galo foi para Portugal e, posteriormente, para o Japão, Rússia e China. Hoje, ele é um dos maiores jogadores atuando pelos clubes de Minas Gerais, mesmo no auge dos 37 anos.

Continue a leitura e relembre a trajetória de Hulk, bem como o perfil do jogador e curiosidades acerca da carreira profissional do atleta.

Trajetória do jogador Hulk

Givanildo Vieira de Sousa nasceu em 25 de julho de 1986, em Campina Grande, no estado da Paraíba. Desde cedo, o atleta mostrou que tinha algo especial para o futebol. Ele começou nas divisões de base do Serrano, time da sua cidade natal, mas logo passou pelas categorias de base do Vitória.

No entanto, foi no Japão que o atacante deu o primeiro grande salto na carreira, com a transferência para o Kawasaki Frontale, em 2005. Depois de uma passagem pelo futebol japonês, Hulk seguiu para o Porto, onde teve, até aquele momento, o maior prestígio da carreira.

Lá, conquistou títulos importantes, sendo três troféus da Taça de Portugal, três da Supertaça de Portugal, quatro da Primeira Liga e um da Liga Europa da UEFA em 2010-11. Além disso, ele ganhou a Bola de Prata ao ser artilheiro da Primeira Liga em 2010-11.

A trajetória internacional continuou com passagens de destaque pelo Zenit (Rússia) e Shanghai SIPG (China), onde tinha a rara combinação de potência física, velocidade e faro de gol. Mas foi em 2021, após uma longa trajetória no exterior, que o jogador Hulk retornou ao Brasil e assinou com o Atlético Mineiro.

Desde então, Hulk tem sido um dos principais atletas do time — se não o principal —, levantando todos os canecos do Campeonato Mineiro desde sua chegada, bem como o Campeonato Brasileiro de 2021, a Copa do Brasil e a Supercopa do Brasil. Não sendo o bastante, o camisa 7 se tornou o maior artilheiro do Atlético Mineiro no século XXI, com 114 gols em 217 partidas.

Características de jogo: como Hulk atua em campo?

Dentro das quatro linhas, Hulk é um atacante completo. Mesmo que, a princípio, sua principal característica seja a força física de um verdadeiro touro, isso não o limita a ser apenas um jogador de impacto físico. Isso porque, além disso, o ex-capitão do Galo tem também grande velocidade, bem como poder de explosão e uma finalização de alta potência.

Sendo o batedor de faltas e de pênaltis oficial do Atlético Mineiro, o jogador Hulk é mais que um finalizador, com uma inteligência tática que o capacita a construir jogadas e distribuir passes decisivos aos companheiros. Ele é perigoso em qualquer situação, desde um chute potente de fora da área até uma cabeçada decisiva próximo ao goleiro.

No entanto, o jogador é tido como “reclamão”. Com o hábito de raramente aceitar as decisões do juiz, o atleta costuma se queixar bastante com os árbitros e bandeirinhas, o que, por vezes, resulta em cartões amarelos.

Mesmo assim, Hulk é um líder nato dentro de campo e continua a mostrar que mesmo aos 37 anos ainda é um dos grandes nomes do futebol brasileiro. Com uma nota Sofascore de 7.40, ele deixa claro nas quatro linhas que pode voltar a ser convocado para a Seleção Brasileira a qualquer momento — até mesmo pela atual situação da seleção canarinho.

Artilharia em finais: coisa de craque!

Hulk é um verdadeiro artilheiro em decisões. Isso porque, na decisão da Copa do Brasil de 2021, diante do Athletico-PR, Hulk teve papel fundamental na conquista. No jogo de ida, no Mineirão, abriu o placar com um gol que ajudou a garantir o triunfo por 4 a 0 diante do Furacão. Já no jogo de volta, em Curitiba, o atacante foi novamente importante, marcando o segundo gol na vitória por 2 a 1, que selou o título para o Galo.

Na Supercopa do Brasil de 2022, o camisa 7 marcou o segundo gol contra o Flamengo, quando o time mineiro perdia por 2 a 1. Contra o Cruzeiro, no Campeonato Mineiro do mesmo ano, ele registrou dois tentos, garantindo mais um troféu para o Galão da Massa.

Já em 2023, também pelo estadual, marcou três gols entre a ida e a volta contra o América. Assim, o jogador levou mais um caneco para a sala de troféus do Atlético. E, em 2024, novamente contra o Cruzeiro, Hulk foi mais uma vez decisivo. Isso porque balançou as redes pelo segundo gol do Galo no empate por 2 a 2 na Arena MRV. Na volta, marcou o gol da virada, no que foi um 3 a 1.

Estatísticas do jogador Hulk

Veja os números do jogador Hulk durante a passagem por todos os clubes, além da Seleção Brasileira:

  • Vitória (2004) – 2 partidas
  • Kawasaki Frontale (2005 e 2008) – 14 partidas e 3 gols
  • Consadole Sapporo (2006) – 41 partidas e 26 gols
  • Tokyo Verdy (2007-08) – 56 partidas e 45 gols
  • Porto (2008-12) – 186 partidas e 95 gols
  • Zenit (2012-16) – 179 partidas e 94 gols
  • Shanghai SIPG (2016-20) – 158 partidas e 93 gols
  • Atlético Mineiro (2021-24) – 217 partidas e 114 gols
  • Seleção Brasileira e Olímpica (2009-21) – 55 partidas e 12 gols