Em 2024, o Internacional não teve muito sucesso na Copa Sul-Americana, a única das competições internacionais que disputou no ano. Conhecido por ser um time de tradição fora do país, o Colorado não teve um bom desempenho jogando em solo estrangeiro.
Veja mais sobre a campanha do Internacional na Sul-Americana de 2024 e seu impacto no ano do clube.
Campanha do Inter na Copa Sul-Americana
Diferentemente de anos passados, o Internacional não conseguiu vaga na Libertadores de 2024. Contudo, o clube gaúcho se garantiu na Copa Sul-Americana, torneio que já havia vencido em 2008.
Na segunda mais importante das competições internacionais da CONMEBOL, o Internacional caiu no grupo C com Belgrano, da Argentina, Delfín, do Equador e Real Tomayapo, da Bolívia.
Logo em sua estreia, o time, até então comandado por Eduardo Coudet, ficou no empate com o Belgrano em Córdoba. Assim como no Gigante de Alberdi, o Colorado também empatou em 0 a 0 contra o Real Tomayapo, desta vez jogando em casa, no Gigante da Beira-Rio.
Em seguida, o time conseguiu sua primeira vitória, apenas na terceira rodada da fase de grupos, por 2 a 1 contra o Delfín fora de casa.
A partir de então, o clube ficou sem poder jogar por conta das fortes chuvas em Porto Alegre e no restante do estado. Somente após um mês de paralisação, o Inter voltou a entrar em campo, mas ainda longe de casa.
O Internacional, jogando na Arena Barueri, foi derrotado pelo Belgrano de virada por 2 a 1, um jogo tido como chave, uma vez que as equipes brigavam pela liderança do grupo.
Mesmo assim, o time de Coudet conseguiu vencer os dois jogos seguintes e se classificar na segunda colocação do grupo, isto é, tendo de passar pela fase preliminar antes das oitavas de final.
Nesta fase, o Colorado foi eliminado pelo Rosário Central. No jogo de ida, a derrota foi por 1 a 0, sob o comando do técnico interino Pablo Fernandez, que assumiu após a demissão de Coudet. Na volta, já sob o comando de Roger Machado, o Inter empatou em 1 a 1, não conseguindo reverter a vantagem argentina.
Consequência da eliminação nas competições internacionais do Internacional
Segundo o planejamento da diretoria colorada, a meta era alcançar as quartas de final da Sul-Americana. Além disso, as eliminações na Copa do Brasil e no Gauchão também não estavam nos planos do mandatário Alessandro Barcellos.
Desse modo, o orçamento do clube acabou sendo prejudicado com a eliminação precoce da competição internacional e também dos demais torneios.
Resta ao Internacional brigar por coisas maiores no Campeonato Brasileiro. Atualmente, o time comandado por Roger Machado é o 12º colocado com 25 pontos ganhos em 18 partidas. Contudo, a equipe ainda precisa de distanciar da parte baixa da tabela. Mesmo com jogos atrasados, o Inter ainda está a apenas quatro pontos do Corinthians, primeiro time no Z4.
O plano de metas da diretoria contava com um quarto lugar na Série A do Brasileirão, que agora parece distante. Porém, o Internacional ainda busca se classificar para alguma das competições internacionais de 2025, seja a Libertadores ou novamente a Copa Sul-Americana. Por agora, a única maneira de alcançar este objetivo é pelo Campeonato Brasileiro.