Nos últimos meses, a revista France Football anunciou os 30 indicados ao prêmio Bola de Ouro 2024. Dentre eles, Vinícius Júnior, atacante do Real Madrid, é o único brasileiro. Além disso, o atual vencedor do prêmio, Lionel Messi, é ausência entre os jogadores da lista.
Veja quem foram os indicados para a Bola de Ouro 2024.
Quem foram indicados para a Bola de Ouro 2024?
A Bola de Ouro é um dos prêmios mais prestigiados de todo futebol. Analogamente ao FIFA The Best, a premiação é sonho de consumo de alguns dos principais jogadores do mundo.
Desde 2016 realizado novamente de maneira independente da FIFA, o evento da France Football conta com diversos prêmios além do principal, incluindo a Bola de Ouro feminina e o Troféu Yashin, que premia o melhor goleiro da temporada. É importante ressaltar que todos os troféus distribuídos são referentes a temporada 2023/24 do futebol mundial.
Veja a lista de indicados ao prêmio principal da Bola de Ouro 2024:
- Jude Bellingham (Inglaterra/Real Madrid);
- Hakan Çalhanoglu (Turquia/Inter de Milão);
- Dani Carvajal (Espanha/Real Madrid);
- Rúben Dias (Portugal/Manchester City);
- Artem Dovbyk (Ucrânia/Dnipro/Girona / Roma);
- Phil Foden (Inglaterra/Manchester City);
- Alejandro Grimaldo (Espanha/Bayer Leverkusen);
- Erling Haaland (Noruega/Manchester City);
- Mats Hummels (Alemanha/Borussia Dortmund);
- Harry Kane (Inglaterra/Bayern de Munique);
- Toni Kroos (Alemanha/Real Madrid);
- Ademola Lookman (Nigéria/Atalanta);
- Emiliano Martínez (Argentina/Aston Villa);
- Lautaro Martínez (Argentina/Inter de Milão);
- Kylian Mbappé (França/Paris Saint-Germain / Real Madrid);
- Martin Odegaard (Noruega/Arsenal);
- Dani Olmo (Espanha/RB Leipzig /-Barcelona);
- Cole Palmer (Inglaterra/Manchester City / Chelsea);
- Declan Rice (Inglaterra/Arsenal);
- Rodri (Espanha/Manchester City);
- Antonio Rüdiger (Alemanha/Real Madrid);
- Bukayo Saka (Inglaterra/Arsenal);
- William Saliba (França/Arsenal);
- Federico Valverde (Uruguai/Real Madrid);
- Vinícius Júnior (Brasil/Real Madrid);
- Vitinha (Portugal/Paris Saint-Germain);
- Nico Williams (Espanha/Athletic Club);
- Florian Wirtz (Alemanha/Bayer Leverkusen);
- Granit Xhaka (Suíça/Bayer Leverkusen);
- Lamine Yamal (Espanha/Barcelona);
A votação para o prêmio é feita por um comitê de jornalistas de diversos países. De acordo com a pontuação dada a cada jogador, a France Football premia o melhor colocado.
Quem tem mais chance de ganhar o prêmio em 2024?
Primeiramente, vale lembrar que o atual vencedor do prêmio, Lionel Messi, não foi indicado para a Bola de Ouro 2024. Dessa maneira, a disputa pelo trono de melhor do mundo fica aberta.
Atual segundo lugar, Erling Haaland, teve uma temporada mais irregular, em contrapartida da temporada em que quase venceu o prêmio. Por mais que tenha conquistado um título de Premier League e um título do Mundial de Clubes pelo Manchester City, o norueguês é visto como azarão.
Assim sendo, Vinícius Júnior desponta como o grande favorito da vez. Campeão espanhol e da Europa pelo Real Madrid, o brasileiro foi o grande protagonista do time de Carlo Ancelotti na última temporada, mantendo o bom nível de anos anteriores.
Caso isso ocorra, ele será o primeiro brasileiro desde Kaká, em 2007, a receber o prêmio tido como um dos mais importantes do mundo do futebol. Desde 1994, três brasileiros venceram o prêmio além de Kaká: Ronaldo (1997 e 2002), Rivaldo (1999) e Ronaldinho Gaúcho (2005). Anteriormente, o prêmio era entregue apenas para jogadores europeus.
Em segundo lugar, o espanhol Rodri também aparece como um dos favoritos a vencer o prêmio. Uma vez que o meia venceu a Premier League e o Mundial de Clubes com o City e a Eurocopa com a Espanha, ele também é um dos fortes candidatos a Bola de Ouro.
Ademais, nomes como Jude Bellingham, Lautaro Martínez e Kylian Mbappé correm por fora na disputa.
Bola de Ouro 2024: data, horário e onde assistir
A Bola de Ouro 2024 da revista France Football acontecerá em 28 de outubro, às 16h (horário de Brasília). Assim como as últimas edições, o evento será realizado no Théâtre du Châtelet, em Paris, na França. A TNT e o streaming Max transmitem o evento completo para todo o Brasil.