Início » Futebol » Veja a história do Independiente Medellín Feminino

Veja a história do Independiente Medellín Feminino

Publicado em:

Última atualização:

O futebol feminino tem crescido a cada ano e, na América do Sul, esse cenário não é diferente. No Brasil e na Colômbia, por exemplo, já é possível observar equipes com alto nível técnico e que tem potencial para competir internacionalmente. Um dos clubes que fazem parte da Liga Colombiana Feminina é o Independiente Medellín. Certamente aqueles que são fãs do esporte devem conhecer o time pelo sucesso que faz no futebol masculino, todavia, será que esse sucesso do Independiente Medellín Feminino é o mesmo?

O começo do Independiente Medellín Feminino

O clube do Independiente Medellín foi fundado em 1913. Alberto Uribe Piedrahíta, junto com os irmãos Rafael e Luiz, deram início a um projeto que seria extremamente vitorioso e mudaria como o esporte é visto na Colômbia. É apelidado de DIM e, atualmente, está entre as maiores equipes de futebol de todo país.

Todavia, o Independiente Medellín Feminino apenas ia ser criado em 2019, ou seja, mais de 100 anos depois. Ele surgiu de uma fusão entre o Club Deportivo Formas Íntimas e o Deportivo Independiente Medellín. Estreou na Liga Colombiana Feminina no mesmo ano e já fez bastante sucesso, chegou até a final do torneio e perdeu apenas duas vezes, uma delas para a equipe o América de Cali, que seria campeão da competição.

Um dos grandes responsáveis pelo grande trabalho do clube na época era o técnico Carlos Paniagua. Ele tem experiência treinando seleções de base da Colômbia e, aliás, foi ex-jogador.

Estádio atual

Da mesma forma que a equipe masculina, o Independiente Medellín Feminino manda os seus jogos no Estádio Atanasio Girardot. Ele possui capacidade atualmente para 42 mil pessoas e está localizado na própria cidade de Medellín.

Vale destacar que o estádio é o terceiro maior da Colômbia, atrás apenas do Monumental de Palmaseca, que tem capacidade para 52 mil pessoas, e do Metropolitano Roberto Meléndez, que pode abrigar 50 mil pessoas.

Títulos

Como a criação do clube foi em 2019, a equipe do Independiente Medellín Feminino ainda não possui títulos internacionais. O máximo foi justamente o vice-campeonato da Liga Colombiana em 2019.

Além disso, conseguiu também uma classificação para a Libertadores do mesmo ano. Essa é a única participação em torneios internacionais do time até então.

Elenco do Independiente Medellín Feminino

Segundo o Flashscore, o elenco do clube é composto por 22 jogadoras. São elas:

  • Goleiras: Mariana Zarraga (MEX) e Valeria Candanoza (COL);
  • Zagueiras: Marcella Aguilar (COL), Anlly Inglesias (COL), Luiza Montano (COL), Nubiluz Rangel (EQU), Valeria Tangarife (COL);
  • Meio-campistas: Susana Alvarez (COL), Yurleidis Doria (COL), Ana Fisgativa (COL), Aura Hoyos (COL), Marlli Lopez (COL), Laura Marcelo (COL), Maria Viviana Munera Zuluaga (COL), Mariana Pion (URU);
  • Atacantes: Estefania Cartagena Restrepo (COL), Isabella Chanci (COL), Estefania Gonzalez (COL), Maria Husrtado (COL), Greicy Landazuri (COL), Paula Macia (COL) e Anlly Pavas (COL).

O atual comandante da equipe é Álvaro Restrepo. Nessa temporada, a equipe ficou na oitava colocação na primeira fase do campeonato nacional. Isso rendeu a classificação para o quadrangular que definirá as semifinais. Em contrapartida, nele o time não vem tendo um bom desempenho.