As lesões são o principal ponto que tem levado os times brasileiros a buscarem reforços. O Juventude, por exemplo, realizou algumas contratações para 2024, mas agora se vê diante da necessidade de continuar no mercado. De acordo com a diretoria, os setores defensivo e ofensivo são os mais necessitados, principalmente por conta de baixas e jogadores no departamento médico.
Quem chegou em 2024?
Antes do término de 2023, o Juventude já estava se preparando para 2024 ao anunciar algumas contratações. O goleiro Mateus Claus, por exemplo, chegou para o Campeonato Gaúcho, mas permaneceu para o restante do ano. Os volantes João Lucas e Caíque Gonçalves, os atacantes Kleiton e Edson Carioca, o lateral-direito Ewerthon e o goleiro Renan também se juntaram à equipe.
Além desses nomes, o Juventude expandiu sua lista de contratações para 2024 com Jean Carlos (ex-Ceará), Rodrigo Sam (ex-Mirassol), Lucas Barbosa (Santos), Luis Oyama (Botafogo), Jefferson (Atlético-GO), Rildo (Santa Clara) e Lucas Freitas (Palmeiras). A janela de transferências atual também rendeu as aquisições de Ronie Carrillo, Dudu Vieira, Yan Souto e Diego Gonçalves.
Em contraponto, o Juventude perdeu 18 jogadores do seu elenco de 2023, tendo encerrado contratados para se reforçar com contratações. Dos que permaneceram, Nenê, Alan Ruschel e Jadson, peças-chave e principais estrelas da equipe, podem ser destacados, uma vez que assinaram contrato por, pelo menos, mais um ano.
Impacto das contratações do Juventude em 2024
Como dito anteriormente, as lesões têm impactado o elenco e o desempenho do Juventude em 2024. Um exemplo disso é Gilberto, que atualmente está no departamento médico por causa de uma lesão na panturrilha. A princípio, Gabriel Taliari substituiria o jogador, porém também tem cuidado de dores no joelho. A terceira opção seria Erick Farias, que sentiu dores musculares recentemente.
Além disso, duas das novas contratações do Juventude para 2024 estão fora de combate: Rodrigo Sam e Lucas Freitas. Com as lesões dos zagueiros, há a possibilidade de o Juve também ir atrás de laterais. A questão de elenco raso e necessidades, porém, é observada desde o início do ano, com o time de olho no mercado e nos prazos.
Isso explica a ação rápida do Juventude em ir atrás de contratações para suprir lesões em 2024. Por exemplo, a equipe registrou as baixas de Caíque e Peixoto no início de agosto e encontrou em Ronaldo, ex-Flamengo e Bahia, o substituto para o meio-campo. Além disso, também pode contar com o retorno do meia Jean Carlos, que cuidava de uma lesão no tornozelo.
Expectativas para o restante da temporada
O Juventude tem duas competições para disputar em 2024, o que requer contratações pontuais para manter o nível de atuação. Na Copa do Brasil, por exemplo, a equipe enfrenta o Corinthians em casa na partida de ida das quartas de final. No Campeonato Brasileiro, então, o Juve ocupa a 11ª posição com 28 pontos, sendo sete vitórias, sete empates e oito derrotas.
A sequência do Juventude tem confrontos contra um Corinthians na zona de rebaixamento e um Atlético-GO lanterna do Brasileirão. Além disso, vai jogar contra Internacional e Cuiabá, posteriormente. Todas as equipes citadas estão abaixo do Juve na tabela, o que representa um bom trabalho dado as devidas proporções. Depois, enfrenta o Fluminense em duelo mais difícil.