Início » Futebol » Ídolos do Corinthians: conheça os maiores

Ídolos do Corinthians: conheça os maiores

Publicado em:

Última atualização:

O time do Corinthians conta com muitos ídolos. Em mais de cem anos de história, diversos jogadores se destacaram e marcaram época no clube. Alguns conseguiram isso pelo alto número de títulos conquistados com a camisa do Timão. Outros acabaram se tornando ídolos por feitos não só dentro dos campos, mas também fora deles.

Conheça seis grandes ídolos do Corinthians!

1 – Sócrates

Para muitos, nenhum dos ídolos do Corinthians é maior que Sócrates. O “Doutor” defendeu o clube por seis anos, disputando quase 300 partidas. Atuava como meia e marcou 172 gols pelo Timão. Foi tricampeão paulista com o clube, vencendo o torneio em 1979, 1982 e 1983.

Foi um dos mentores da chamada “Democracia Corinthiana”. O movimento é considerado um dos mais influentes do futebol brasileiro. Nele, todos os membros do clube, fossem eles da direção ou funcionários, tinham poder nas decisões tomadas pela organização.

Sócrates também jogou pela Fiorentina, Flamengo, Santos e Botafogo-SP. Fez parte da marcante Seleção Brasileira de 1982 e é um dos maiores nomes não só do Timão, mas da história do futebol nacional.

2 – Rivellino

Roberto Rivellino é um dos maiores ídolos do Corinthians. No entanto, o ex-meia conseguiu isso sem conquistar nenhum título de grande expressão, o que é ainda mais impressionante. Ele jogou no período da fila do clube, que ficou sem ganhar torneios importantes entre fevereiro de 1955 e outubro de 1977.

Rivellino, conhecido também como Riva, defendeu o clube entre 1965 e 1974. Ele chegou ao Timão após o arquirrival Palmeiras recusá-lo. No total, ele jogou 474 partidas e marcou 144 gols pelo Corinthians.

Ainda jogou no Fluminense e Al-Hilal depois de sair do clube. Além disso, foi titular na Seleção Brasileira de 1970, que conquistou o terceiro título do país na Copa do Mundo.

3 – Cássio

Cássio é um dos grandes ídolos do Corinthians no século XXI. O goleiro conquistou basicamente todos os torneios possíveis com a camisa do time. Ele chegou em 2012 no Timão, depois de passar por Grêmio, PSV e Sparta Rotterdam.

Apesar de estar marcado na história do time, Cássio chegou sem grandes expectativas. Porém, logo superou elas em seu primeiro ano no Corinthians, que foi a histórica temporada de 2012.

Nela o clube venceu a primeira Libertadores de sua história. Além disso, conquistou o cobiçado Mundial de Clubes. Desde então, foram mais quatro títulos de Campeonato Paulista, dois Campeonatos Brasileiros e uma Recopa Sul-Americana. É o jogador com mais títulos na história do clube. Além do mais, já é o segundo com mais jogos, tendo superado a marca dos 700.

4 – Marcelinho Carioca

Marcelinho teve algumas passagens pelo Corinthians, que o ajudaram a se tornar um dos maiores ídolos do clube. O meia começou sua carreira no Flamengo, em 1988. Se destacou muito e, em 1993, acabou indo para o Timão.

De início ele não gostava da ideia de ir para o futebol paulista, mas logo mostrou a que veio. Sua primeira passagem foi até 1997. Nela conquistou uma Copa do Brasil e dois Campeonatos Paulista.

Depois de uma temporada no Valencia, o meia voltou ao Corinthians em 1998. A segunda passagem conseguiu ser ainda melhor. Venceu o primeiro Mundial de Clubes da equipe. Além disso, conquistou dois Campeonatos Brasileiros e dois Paulistas nela. Deixou o clube em 2001, para defender o Santos, por conta de problemas com Luxemburgo e com o meia Ricardinho.

Passou por alguns clubes, até voltar para o Timão em 2006 para sua terceira passagem. No entanto, não teve destaque e disputou apenas cinco jogos. Ainda jogou pelo Santo André, antes de se aposentar em 2010, depois de disputar uma última partida pelo Corinthians.

5 – Neto

Neto passou por diversos times antes de chegar ao Time do Povo, em 1989. Ficou nele até 1993, disputando quase 200 partidas. Nesse período, se consolidou como um dos ídolos do Corinthians.

Ganhou o Campeonato Brasileiro de 1990, onde foi o principal jogador do time, e a Supercopa do Brasil de 1991. Além disso, foi o autor de diversos gols marcantes, que jamais serão esquecidos pelos torcedores.

Após sair em 1993, passou por vários times. Retornou em 1996. Sua segunda passagem foi mais curta. No entanto, ainda conquistou o Campeonato Paulista de 1997.

6 – Ronaldo Fenômeno

Ronaldo é um dos ídolos do Corinthians não só pelos seus feitos em campo, mas pelo simbolismo de sua contratação. Isso porque ele estava longe de seus melhores dias e já estava na reta final de sua carreira. No entanto, conseguiu render muito bem mesmo assim.

Ficou entre 2009 e 2011 no Corinthians. Marcou seu primeiro gol justamente em um jogo contra o Palmeiras, onde empatou o duelo. Nas partidas seguintes, foi crescendo e mostrando que ainda tinha lenha para queimar.

Conquistou em 2009 a Copa do Brasil e o Campeonato Paulista, seus únicos títulos com a camisa do Timão. No total, disputou 69 jogos pela equipe, anotando 35 gols. Se aposentou em fevereiro de 2011, após anos de luta contra lesões.