Buscando finalizar a temporada com chave de ouro, a muralha amarela enfrenta os merengues em busca de seu terceiro título de Champions League. Com grande elenco, o clube aurinegro é um dos que têm as maiores médias de torcedores no estádio do mundo. Sendo assim, os ídolos do Borussia Dortmund ficam marcados e não são esquecidos pelos apaixonados no time.
Muitos amantes do jogo querem ver, ao final da temporada, Marco Reus levantando o título mais importante da Europa antes de se despedir do clube. Tendo 21 anos de carreira dedicados ao Schwarzgelben, o atleta também é o maior artilheiro e um dos maiores assistentes da muralha amarela.
Quer conhecer mais sobre os principais ídolos do Borussia Dortmund? Acompanhe a leitura para ver quais atletas marcaram seu nome no time alemão e o colocaram como um dos clubes mais simpáticos da Europa.
Os maiores jogadores ídolos do Borussia Dortmund
Apesar de não ter a força dos bávaros para manter grandes atletas no seu time, muitos jogadores procuram permanecer no Borussia Dortmund pelo seu projeto de desenvolvimento e pela grande torcida presente no Signal Iduna Park, com uma média de 81.365 pessoas presentes nos duelos em casa do BVB. Sendo assim, os esportistas que decidem ficar no Schwarzgelben ficam marcados e entram na lista de ídolos do Borussia Dortmund.
Nesse sentido, confira alguns dos cinco principais esportistas do BVB amados e lembrados dentro e fora dos gramados:
Michael Zorc
Considerado uma entidade e um dos maiores ídolos do Borussia Dortmund, Zorc é um dos esportistas que mais dedicou seu tempo para a muralha amarela.
O ex-camisa 8 é o atleta que mais atuou pelo time alemão com 572 partidas, além de ser o terceiro esportista com mais bolas na rede, tendo 155 gols. Além disso, o jogador atuou pelo BVB nos anos de 1981 a 1998 e assumiu o posto de diretor de futebol logo após aposentar as chuteiras. Zorc continua no BVB até hoje e tem mais de 40 anos no time.
Entre os maiores títulos do jogador, o volante tem 1 Champions League, 2 Bundesliga, 1 Pokal e 3 Supertaça da Alemanha.
Manfred Burgsmüller
Entre os maiores goleadores e ídolos do Borussia Dortmund, Manfred Burgsmüller é um dos jogadores mais lembrados pelos torcedores. Conhecido por sua habilidade de finalização, o atleta ajudou a levar o Borussia Dortmund a diversas vitórias e conquistas ao longo de sua carreira.
Mesmo ficando apenas sete anos de sua trajetória no BVB, o esportista foi essencial para o desenvolvimento e crescimento do clube entre os anos 1950. Seus gols foram cruciais para o clube, e seu talento como goleador é inegável. No total, o atleta tem 332 bolas na rede em toda a carreira.
Matthias Sammer
Sendo o principal jogador da conquista da Champions League em 1997, Matthias Sammer é marcado como um dos ídolos do Borussia Dortmund. Sammer viveu o auge de sua carreira nos cinco anos na Muralha Amarela. Além disso, o volante ganhou a bola de ouro enquanto vestia a camisa do Schwarzgelben e ainda atuou como treinador e dirigente pelo clube.
Ao passo que atuou como comandante do time, ainda levantou as taças do Campeonato Alemão de 2002 e foi vice da Copa da UEFA, atual liga Europa, vencida pelo Feyenoord Rotterdam.
Lars Ricken
O atleta que fez o terceiro gol do Dortmund na final da Champions de 1997 contra a Juventus e sacramentou o título da Bundesliga na mesma época dedicou toda sua carreira ao clube alemão.
O ex-meia é o quarto esportista com mais jogos na história do Schwarzgelben, com 394 partidas. Além disso, só não entrou mais em campo por conta dos problemas físicos que sofreu como jogador. Desse modo, após pendurar as chuteiras em 2008, começou a coordenar as categorias de base da muralha amarela, sendo reconhecido como um dos maiores ídolos do Borussia Dortmund.
Marco Reus: o maior jogador entre os ídolos do Borussia Dortmund
Defendendo as cores do seu time de coração desde 2012, Marco Reus, para muitos, é o maior atleta entre os ídolos do Borussia Dortmund. Dedicando sua carreira com 21 dos 34 anos profissionais para a muralha amarela, o meia-atacante se despedirá do clube após a partida contra o Real Madrid, pela final da Champions League 2024.
Reus é marcado na geração pelo amor à muralha amarela, revelado pela base do Schwarzgelben. Entretanto, o profissional de 34 anos não teve o contrato renovado com o BVB e quer terminar com a conquista que falta no clube.
O jogador é o maior artilheiro do clube, com 170 gols e 131 assistências, sendo cem deles no Signal Iduna Park, casa da muralha amarela. Em sua despedida no estádio do time, marcou um lindo gol de falta contra o Darmstadt. O atleta ainda é o quarto esportista com mais jogos, tendo 428 partidas.
Marcado pelas lesões que o tiraram a chance de fazer mais recordes e do título da Copa do Mundo, o jogador ainda não tem destino encaminhado e foca toda sua concentração para a partida em Wembley, que ocorre no dia 1º de junho. Na carreira, levantou 2 Pokal e 3 Supercopas. Ainda foi o jogador alemão do ano em duas oportunidades (2019 e 2012) e o jogador do campeonato alemão em três (2012, 2014 e 2019).