Início » Futebol » Ídolos do Barcelona: veja os principais nomes do clube

Ídolos do Barcelona: veja os principais nomes do clube

Publicado em:

Última atualização:

Com a recém-aposentadoria de Andrés Iniesta, muitos torcedores culés se despediram de um dos maiores ídolos do Barcelona de toda a sua história. Sendo um dos atletas com maior número de jogos e pertencente ao melhor meio-campo do time, além de estar no elenco “Tik-Taka” da equipe, o jogador ainda contou com passagens no Vissel Kobe e no Emirates Club.

Dessa forma, para homenagear o esportista, veja a lista com os principais nomes dos ídolos do Barcelona e em que lugar Andrés Iniesta está entre os maiores da história do clube.

Os 10 maiores ídolos do Barcelona

Sendo um dos maiores clubes da história mundial do futebol e pertencente às maiores revoluções da maneira de se jogar bola, é fato que os ídolos do Barcelona fazem parte da cultura da equipe. Além de incorporarem os valores dos culés, a maioria dos grandes atletas da lista cresceram ao lado do time, fazendo parte da base “La Masia” e trazendo os valores da cidade para as partidas.

Sendo assim, confira a lista com os dez maiores ídolos do Barcelona e a história dos jogadores no clube:

László Kubala 

Sendo parte das primeiras gerações, o jogador húngaro atuou por 13 anos no time catalão, no qual conquistou cerca de 14 títulos. Em recentes votações dos torcedores, o esportista foi eleito o melhor jogador dos primeiros cem anos do time. No total, foram 345 jogos vestindo a camisa da equipe, com 194 gols.

César Rodríguez 

O atacante era, até a chegada de Messi, o maior artilheiro da história do clube. Com 232 bolas na rede em 450 partidas, Rodríguez foi a principal peça do elenco entre os anos 40 e 50, conquistando 13 títulos no total.

Sergio Busquets

Comandando o meio de campo mais forte do século, o volante que continua jogando profissionalmente é o terceiro jogador que mais atou na história do time, além de ganhar todos os troféus durante seus 18 anos no Camp Nou. Sua saída foi em 2023, para assinar com o Inter Miami, da MLS.

Nascido na Catalunha, Sergio Busquets é um dos grandes ídolos do Barcelona e conta com 722 partidas, 18 gols e 46 assistências.

Pep Guardiola

A cabeça pensante do melhor time da história do futebol, para muitos Pep Guardiola é o maior técnico de todos os tempos. Além de ser o treinador do Barcelona entre 2009 a 2012, fazendo história ao conquistar o sextete e o triplete, o comandante também marcou o clube como jogador. 

Sendo o coração do meio de campo no Barça em sua passagem como atleta, Pep Guardiola aparece como um dos ídolos do Barcelona por ser um símbolo do estilo de jogo da equipe. Atuando em campo, foram 384 partidas, 11 gols e 43 assistências, além de 16 títulos.

Ronaldinho Gaúcho

Ronaldinho Gaúcho foi o responsável por trazer de volta a glória do Barcelona no século XXI. Com seu estilo de jogo e atuações lendárias, o jogador foi eleito o melhor do mundo entre 2005 e 2006 e o protagonista da conquista da Champions em cima do Arsenal de Thierry Henry.

No total, o “Bruxo” teve 207 jogos, 94 gols, 70 assistências e cinco títulos. Muitos lembram do brasileiro com muito carinho pela assistência no primeiro gol de Lionel Messi, o “La Pulga”.

Johan Cruyff

Se Pep Guardiola é visto como um dos maiores técnicos da história do futebol, muito se dá por seguir os passos da filosofia e estilo de jogo de Johan Cruyff. Sendo um dos melhores jogadores europeus de todos os tempos, o holandês foi o primeiro a revolucionar o estilo do Barcelona de jogar, tanto como jogador quanto como treinador. 

No total, foram 180 jogos, com 60 gols e 42 assistências. Fora aparecer como um dos grandes ídolos do Barcelona, o atleta é um ícone para o Ajax, que conquistou três vezes consecutivas a Liga dos Campeões.

Charles Puyol

Formado na base do Barcelona, o zagueiro se destacou como um dos ídolos do Barcelona por sua liderança em campo. Além disso, o jogador sempre mostrou grandes valores e mostrou ser um atleta de alta desempenho em seu auge. No total, Charles Puyol conta com 593 partidas com a equipe, além de 18 títulos.

Andrés Iniesta

Famoso por sua grande técnica para atravessar as linhas defensivas, Andrés Iniesta é, ao lado de Xavi e Busquets, o responsável por deixar o meio de campo do Barcelona tão famoso. 

Em sua carreira, ele foi crucial nas conquistas da taça na era Guardiola, chegando a fazer gols decisivos para o Barça. Vale destacar que é também dele o gol do título da Copa do Mundo de 2010 pela Espanha. No total, são 674 partidas com o clube catalão, além de 57 gols e 140 assistências.

Xavi Hernández

Até pouco tempo atrás, Xavi Hernández assumiu o posto de treinador da equipe no momento que ela mais precisou retornar os valores de seu futebol. Isso mostra o quanto o meio-campista é ídolo do Barcelona e ama o clube.

Sendo o cérebro do plantel por mais de uma década no time de seu coração, o esportista tinha grande controle de jogo. Além disso, foi ele quem ditava o ritmo do elenco enquanto estava em campo. No total, foram 767 jogos com o Barcelona, além de 85 gols e 182 assistências.

O maior ídolo do Barcelona: Lionel Messi

É fato que, quando pensamos na equipe blaugrana, a imagem de Messi vem na cabeça. Aparecendo como o maior nome entre os ídolos do Barcelona, não existe um torcedor que retire o posto de primeiro lugar do argentino.

Para melhor noção, o “La Pulga” reescreveu o que significa ser o melhor jogador do mundo durante seu tempo com a equipe. Além de ser o recordista em número de jogos, gols e assistências, Lionel Messi é também o recordista em gols na La Liga. Fora isso, foram seis Chuteiras de Ouro europeias e sete Bolas de Ouro enquanto vestiu a camisa do time. 

Em seu tempo de Barcelona, foram 35 títulos no total, além de 672 gols e 268 assistências em 778 partidas.