Início » Futebol » Quem foi o maior ídolo do Vitória? Conheça as estrelas que passaram pelo clube

Quem foi o maior ídolo do Vitória? Conheça as estrelas que passaram pelo clube

Publicado em:

Última atualização:

O Esporte Clube Vitória, conhecido popularmente como Rubro-Negro Baiano, tem outra alcunha no mundo futebolístico: Fábrica de Talentos. O apelido foi recebido por conta de seu elenco já ter contado com uma série de craques que deixaram sua marca não apenas no clube, mas também no futebol brasileiro e mundial. 

Veja quem são os principais ídolos do Vitória e as estrelas que passaram pelo clube.

Ídolos do Vitória EC

O Vitória, um dos clubes mais tradicionais do futebol brasileiro, possui em sua história a passagem de grandes jogadores que marcaram época e conquistaram o coração dos torcedores.

Desde sua fundação, o Vitória revelou e abrigou atletas que se tornaram ícones não só pela técnica e talento, mas também pela identificação e paixão com a camisa rubro-negra. Entre eles, nomes como Ramon Menezes, Petkovic, Viáfara, Mário Sérgio, André Catimba, Bebeto, e muitos outros, se destacaram em momentos diferentes, contribuindo para a história e o legado do clube.

Confira nove ídolos do futebol brasileiro que já passaram pela Fábrica de Talentos:

Cicero

Revelado pelo clube, o meia Cícero Santos teve passagens por diversos clubes brasileiros, como São Paulo, Grêmio e Fluminense, atuando no Rubro-Negro Baiano entre 2004 e 2006. Mesmo que não tenha permanecido por muitos anos no clube, sua passagem foi importante tanto para sua projeção no futebol brasileiro quanto para o Vitória, que, na época, buscava fortalecer seu elenco com jogadores de qualidade.

Vampeta

Campeão da Copa do Mundo de 2002 com a Seleção Brasileira, Marcos André Batista Santos, mais conhecido como Vampeta, foi revelado pelo Vitória em 1993, destacando-se como meio-campista.

Sendo um dos jogadores mais irreverentes do futebol brasileiro, Vampeta se destacou pelo estilo de jogo combativo, boa visão de jogo e habilidade para desarmar adversários e distribuir a bola com precisão. Sua passagem pelo clube baiano foi fundamental para sua projeção no futebol nacional. Após ganhar destaque no Vitória, Vampeta foi negociado para o PSV Eindhoven, da Holanda, dando início a uma carreira que o levaria a grandes clubes, como Corinthians, Flamengo e a Seleção.

Fágner

Multicampeão pelo Corinthians, o jogador Fagner Conserva Lemos teve uma breve passagem pelo Vitória em 2007, emprestado pelo PSV (Philips Sport Vereniging), permanecendo por 4 meses no clube baiano. O lateral-direito, natural de São Paulo, chegou ao clube baiano ainda jovem, com grande potencial e muito talento. Sua habilidade de apoiar no ataque, somada à solidez defensiva, fez dele uma peça importante no Vitória.

Edílson Capetinha

Outro campeão mundial com a Seleção Brasileira, o atacante Edílson da Silva Ferreira teve duas passagens pelo Vitória, em 2004 e 2007, deixando sua marca com seu talento e faro de gol, se tornando um dos principais ídolos do Vitória.

Felipe

Goleiro que se destacou no Corinthians e Flamengo, Luiz Felipe Ventura dos Santos foi revelado pelo Vitória em 2002, permanecendo no clube baiano até 2006, antes de brilhar em grandes clubes do futebol brasileiro.

David Luiz

O zagueiro David Luiz Moreira Marinho, também foi revelado pelo Vitória, disputando a série C com o clube em 2006 antes de alcançar o sucesso internacional. David Luiz subiu para o time principal do Vitória em 2006 e rapidamente chamou a atenção com suas atuações seguras, ganhando a confiança da torcida e dos técnicos.

Seu desempenho no Campeonato Brasileiro da Série C foi fundamental para o acesso do Vitória à Série B e, pouco tempo depois, atraiu olhares de clubes internacionais. Em 2007, ele foi negociado com o Benfica, de Portugal, onde sua carreira decolou. Depois disso, David Luiz passou por gigantes do futebol europeu, como Chelsea, Paris Saint-Germain e Arsenal, conquistando títulos e se tornando um dos defensores mais respeitados de sua geração.

Bebeto

Outro nome que marcou época no Rubro-Negro Baiano, José Roberto Gama de Oliveira, mais conhecido como Bebeto, foi campeão da Copa do Mundo de 1994. Além disso, teve uma passagem marcante pelo clube na década de 80, sendo uma das principais revelações da equipe.

Embora o ícone do futebol brasileiro não tenha tido uma trajetória tão longa ou marcante no Vitória, quanto em clubes como Flamengo, Vasco, e La Coruña, Bebeto começou sua carreira nas divisões de base do Vitória, onde deu seus primeiros passos no futebol profissional, sendo considerado hoje um dos principais ídolos do Vitória.

Dida

Dida, um dos maiores goleiros da história do futebol, teve uma trajetória marcante no Esporte Clube Vitória, onde iniciou sua carreira profissional. Natural de Irará, na Bahia, Dida foi revelado nas categorias de base do clube e rapidamente mostrou seu talento, impressionando pela segurança, envergadura e reflexos rápidos. Sua habilidade de pegar pênaltis e sua calma sob pressão foram características que se destacaram já em seus primeiros anos no Vitória.

Hulk

Destacando-se no futebol europeu, Givanildo Vieira de Sousa iniciou sua trajetória no Vitória ainda nas categorias de base em 2003, permanecendo no clube baiano até 2005 antes de seguir sua carreira de sucesso. Atacante conhecido por sua força física e sua habilidade no drible, o jogador é apelidado de “Hulk”.