Início » Futebol » Ian Wright no Arsenal: conheça o ídolo, seus títulos e estatísticas pelo clube

Ian Wright no Arsenal: conheça o ídolo, seus títulos e estatísticas pelo clube

Publicado em:

Última atualização:

Ian Wright é um dos grandes ídolos da história do Arsenal e, neste conteúdo, vamos conhecer um pouco sobre a trajetória e carreira do atacante que presenteou os gramados com seu brilhantismo. Acompanhe a leitura! 

Carreira de Ian Wright

Ian Edward Wright nasceu na Inglaterra, em 1963, e teve um início de carreira um pouco mais tardio que a maioria dos grandes jogadores. 

Sua primeira experiência no futebol foi pelo Ten-En-Bee, um clube amador natural de Bromley, localizado no sul de Londres. Após isso, jogou pelo semi-profissional Greenwich Borough por um tempo. 

O primeiro contrato em um clube profissional foi no Crystal Palace, quando o jogador estava quase completando 22 anos, em 1985. Logo em sua primeira temporada, o atleta conseguiu emplacar nove gols em 32 jogos disputados vestindo a camisa dos Eagles pela segunda divisão inglesa. 

Dessa forma, Ian Wright ajudou o Crystal Palace a subir de divisão em 1989 e sua primeira temporada na primeira divisão foi na temporada de 1990/1991. Durante a campanha, Wright marcou 15 gols em 38 jogos, melhorando as estatísticas.

Ao longo de sua história no Palace, entre 1985 e 1991, o ex-atacante do Arsenal acumulou um saldo de 117 gols em 277 jogos. Assim, foi eleito um dos maiores ídolos do clube e se consagrou como o terceiro maior artilheiro de todos os tempos.

Em 1991, o time do técnico George Graham pagou 2,5 milhões de libras pelo jogador, que se tornou atacante do Arsenal aos 28 anos na época. 

Ian Wright no Arsenal

Ian Wright chegou ao Arsenal em uma fase difícil do clube, isto é, conhecido por ter um estilo entediante. Inclusive, recebia o apelido de “Boring Arsenal”, que se traduz para “Chato Arsenal”.

Contudo, Wright chegou para incrementar o ataque do clube inglês e passou a vestir a camisa 8. Em pouco tempo, ele honrou sua performance no Palace e se provou uma máquina de fazer gols pelo Arsenal também. 

Em sua primeira temporada, foram 24 gols em 30 partidas. Além disso, o atleta foi eleito artilheiro do clube durante seis temporadas seguidas e marcou seu nome como o maior goleador da história do clube, na época. 

Inclusive, a torcida do Arsenal acredita que Ian Wright foi peça-chave para o sucesso do clube nos anos 1990. Antes da chegada do histórico técnico Arsène Wenger, o atacante do Arsenal já havia conquistado uma Copa da Inglaterra, uma Copa da Liga Inglesa e a Taça das Cidades com Feiras, isto é, a atual Liga Europa.

No mais, o ex-atacante superou Cliff Bastin e se tornou o segundo maior artilheiro da história do clube ao balançar as redes 185 vezes. O primeiro é Thierry Henry, que anos depois chegou aos 228 gols pelo Arsenal.

O fim de Ian Wright no Arsenal

Por fim, aos 34 anos e sofrendo muito com frequentes lesões, o Arsenal acabou vendendo o jogador no final da temporada de 1998. 

Wright deixou o Arsenal e rumou para o West Ham. Durante esse tempo, houve alguns empréstimos para clubes como Nottingham Forest, Celtic e Burnley, onde encerrou a carreira na temporada 1999/2000 pela segunda divisão. Em seguida, Ian Wright se aposentou aos 37 anos.

Títulos 

Veja todos os títulos de Ian Wright no Arsenal:

  • FA Premier League: 1997/98;
  • Copa da Inglaterra: 1992/93 e 1997/98;
  • Recopa Europeia: 1993–94;
  • Copa da Liga Inglesa: 1993.