Início » Futebol » História da UEFA

História da UEFA

Publicado em:

Última atualização:

A União das Associações Europeias de Futebol (UEFA) nasceu em 1954 e carrega uma história de liderança no cenário do futebol. A instituição representa as federações nacionais de clubes da Europa de 55 países e é responsável pela organização de diversas competições entre os clubes do continente.

Filiada à FIFA, a UEFA é responsável pela Champions League ou a Liga dos Campeões, uma das maiores competições de futebol do mundo. A organização é a maior em termos financeiros e de influência internacional, rivalizando apenas em pequena escala com a CONMEBOL (Copa Libertadores da América), da América do Sul. 

A maioria dos melhores jogadores do mundo atua em campeonatos europeus, principalmente na Inglaterra, França, Itália, Espanha e Alemanha. Muitas das seleções mais fortes do mundo estão afiliadas à UEFA, o que lhes garante o maior número de vagas disponíveis nas competições da FIFA. Conheça mais sobre a história da UEFA.

Qual é a história da UEFA?

Antecessor na história da UEFA (1930)

Em 1930, foi realizada a Copa das Nações (Coupe des Nations), a primeira tentativa de criar um torneio de campeões nacionais da Europa. O evento ocorreu em Genebra, na Suíça, entre junho e julho daquele ano, contando com a participação de dez clubes campeões nacionais dos seguintes países europeus: Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, França, Hungria, Itália, Países Baixos (Holanda), Suíça e Tchecoslováquia. 

O campeão foi o Újpest, da Hungria. No entanto, uma segunda edição do torneio nunca ocorreu devido a cancelamentos consecutivos e à interrupção das atividades esportivas causada pela Segunda Guerra Mundial.

O molde sul-americano (1930)

Após o sucesso de torneios como o Campeonato Sul-Americano de Campeões (precursor da Copa Libertadores da América, vencido pelo Vasco da Gama em 1948) e a Copa Rio (torneio precursor do Mundial de Clubes, vencido pelo Palmeiras em 1951 e pelo Fluminense em 1952), os dirigentes europeus tentaram criar um torneio continental de clubes.

Origens e objetivos (1950 a 1954)

A história da UEFA teve início na década de 50 como uma iniciativa dos órgãos diretivos nacionais de todo o continente europeu. O objetivo era unir o futebol europeu em um espírito de solidariedade para promover o desenvolvimento do esporte dentro e fora dos campos.

Muitas dessas organizações buscavam expandir suas atividades, permitindo que suas seleções nacionais e clubes disputassem jogos internacionais amistosos ou competições. Além disso, buscavam fortalecer o desenvolvimento de áreas-chave do futebol, como formação de treinadores e árbitros, e também aproveitar o rápido crescimento do meio televisivo.

O objetivo foi atingido: atualmente, a final da Champions League é anualmente assistida por mais de 400 milhões de telespectadores simultâneos. Além disso, o futebol europeu é referência no mundo inteiro.

No entanto, a criação da UEFA foi um processo lento que demorou a sair do papel. O processo de união do futebol europeu, baseado na cooperação e solidariedade mútuas, ganhou impulso entre 1950 e 1954, principalmente graças a três figuras pioneiras: 

  • Ottorino Barassi, presidente da Federação Italiana de Futebol; 
  • José Crahay, secretário-geral da Federação Belga de Futebol; 
  • e Henri Delaunay, presidente da Federação Francesa de Futebol. 

Este trio trabalhou incansavelmente nos bastidores para estabelecer as bases de uma nova era para o futebol europeu.

Taça dos Clubes Campeões Europeus (1955)

A UEFA Champions League foi criada em 1955, originalmente conhecida como Taça dos Clubes Campeões Europeus. Embora sempre tenha sido apoiada pela UEFA, a ideia de sua criação surgiu dos jornalistas franceses Jacques Ferran e Gabriel Hanot, ambos do jornal L’Équipe. 

A primeira edição contou com os campeões nacionais da Bélgica, Dinamarca, Suécia, Itália, Espanha, França e Alemanha, além de outros nove clubes convidados. O Real Madrid tornou-se campeão na final contra o Stade de Reims, da França.

Além da Taça dos Clubes Campeões Europeus para clubes esportivos, a UEFA também lançou no mesmo ano o Campeonato Europeu para seleções nacionais.

Mudança na história da UEFA (1960)

Até 1959, a sede da UEFA ficava em Paris, na França, onde havia sido criada. Contudo, em 1960, a sociedade e o mundo do esporte passaram por grandes transformações. Por sua vez, a UEFA se esforçou para acompanhar esse ritmo. E o resultado foi a transferência da sede de Paris para a capital da Suíça, Berna. Atualmente, a sede fica em Nyon, outra cidade da Suíça para qual a instituição se mudou em 1999.

Taça dos Clubes Vencedores de Taças (1960 a 1999)

A Taça dos Clubes Vencedores de Taças, ou simplesmente Taça das Taças, foi uma competição de clubes de futebol da Europa disputada entre as temporadas de 1960/1961 e 1998/1999. Após esse período, os clubes vencedores das taças nacionais passaram a se qualificar para a UEFA Europa League, anteriormente conhecida como Taça UEFA.

Durante a década de 80, a UEFA Champions League e o Campeonato Europeu para seleções nacionais continuaram a evoluir como competições de grande atratividade e exposição, enquanto o futebol feminino iniciou sua ascensão.

Em setembro de 1991, durante um Congresso Extraordinário da UEFA realizado em Montreux, na Suíça, foi decidido renovar a Taça dos Clubes Campeões Europeus. Sua sucessora, a UEFA Champions League, foi um sucesso imediato.

Aperfeiçoamento na história da UEFA (2000 aos dias atuais)

Desde os anos 2000, a UEFA continua a aprimorar suas principais competições. As frentes de futebol feminino, o futebol jovem e o futsal também testemunharam um rápido progresso e uma maior visibilidade.

Além do sucesso da Champions League, que se tornou o evento de futebol anual com maior audiência na televisão, a revolução de antigos torneios como a Taça dos Clubes Campeões Europeus, que se tornou a Supercopa, e a expansão das disputas que já existiam, como o Campeonato Europeu. 

Quais são as principais competições da UEFA?

Confira abaixo quais são as principais disputas organizadas e criadas pela UEFA em sua história:

Liga dos Campeões (Champions League)

A UEFA Champions League, originalmente conhecida como Taça dos Clubes Campeões Europeus, é a principal competição de clubes da Europa e a mais aclamada mundialmente. Nela, participam os campeões nacionais dos países filiados à UEFA.

Também participam outros clubes de destaque de cada liga, conforme o ranking da UEFA, que se baseia nas participações dos clubes de cada país nas cinco temporadas anteriores. A competição ocorre simultaneamente com os campeonatos nacionais do continente. No total, a competição conta com 32 equipes.

Liga Europa (Europe League)

A UEFA Europa League é a segunda competição de clubes mais importante da Europa. Nela, participam as equipes que se classificaram imediatamente abaixo das equipes apuradas para a Liga dos Campeões em seus campeonatos nacionais, bem como algumas equipes eliminadas das pré-eliminatórias da Liga dos Campeões. 

Isso resulta em uma fase de grupos com 48 equipes. Após a fase de grupos, as 24 equipes classificadas em 1º e 2º lugares de cada grupo são acompanhadas por 8 equipes classificadas em 3º lugar na fase de grupos da Liga dos Campeões, competindo em eliminatórias pela conquista do troféu. O vencedor da competição garante um lugar na fase de grupos da Liga dos Campeões da temporada seguinte, além do direito de disputar a Supercopa Europeia.

Supercopa (Super Cup)

A Supercopa da UEFA é um confronto anual entre as equipes vencedoras da UEFA Champions League e da UEFA Europa League, as duas principais competições de clubes da Europa. O evento ocorre no início das temporadas nacionais, em agosto, e é considerado a abertura oficial da temporada europeia para os clubes, mesmo que alguns campeonatos e torneios já tenham começado.

Campeonato Europeu de Futebol (European Football Championship)

Conhecido no Brasil como Eurocopa, o Campeonato Europeu é a terceira competição geral mais bem organizada, ficando atrás apenas da Copa do Mundo e da Liga dos Campeões. A competição foi concebida em 1927, antes mesmo da criação da UEFA. 

Contudo, o confronto só se concretizou após o estabelecimento da UEFA. Inicialmente, o torneio contava com apenas quatro seleções, e a partir de 1960 até 1980, o número aumentou para oito. Em 1996, o campeonato passou a ter 16 seleções participantes, e a partir de 2016, o número aumentou para 24.