A história do Palmeiras começou quando a comunidade italiana residente em São Paulo decidiu se reunir devido a uma afinidade em comum: o futebol. Então, no dia 26 de agosto de 1914, no Brás, bairro de intensa concentração italiana na cidade de São Paulo, foi fundado o Palestra Italia.
O nome, claro, era uma alusão para destacar a origem italiana de seus fundadores. A partir daí, a história do Palmeiras teve início e os desafios em campo começaram. Em 1915, contra o Savoia, o Palestra Italia venceu sua primeira partida por 2×0. Mas o time começou a brilhar de fato em 1920, quando foi campeão paulista, ajudando o trabalho da equipe a se tornar cada vez mais conhecido.
Proibições e mudanças de nome
Durante o período da Segunda Guerra Mundial, o governo Vargas fez uma proibição: nenhuma instituição poderia utilizar nomenclaturas com referência aos seguintes países: Alemanha, Japão e Itália.
Assim, o clube passou a se chamar Palestra São Paulo. Porém, com o governo ainda pressionando e havendo ameaças de não participar de campeonatos, o time enfim alterou o nome para Palmeiras, no ano de 1942, dando início de uma vez por todas à história do Palmeiras com o nome atual.
Além de ser uma aceitação devido à tensão política da época, o novo nome reafirmava a identidade nacional, motivo pelo qual os jogadores entraram em campo naquele ano levantando uma bandeira do Brasil – assumindo um compromisso com seu país e seu histórico.
Primeiras conquistas do Palmeiras
Foi na década de 60 que finalmente o Palmeiras alcançou sua melhor fase, levando para casa duas conquistas no Campeonato Brasileiro: uma em 1960 e outra em 1967. Sendo esse último também o ano de levantar pela primeira vez a Taça Brasil.
Conforme o tempo foi passando, a equipe alviverde seguiu conquistando muitos campeonatos, tanto no Brasil quando fora do país. Em 1999, por exemplo, o Palmeiras venceu a Copa Libertadores pela primeira vez. O título sul-americano veio novamente nos anos de 2020 e 2021, deixando a torcida pra lá de satisfeita.
Mas e o mundial, o Palmeiras tem?
A pergunta que não quer calar! Embora tenha em seu currículo inúmeros títulos, o Palmeiras não tem seu título mundial reconhecido. Em 1951, o time venceu um torneio internacional, o chamado Campeonato Mundial de Clubes. Todavia, a FIFA não reconhece esse título, atestando apenas os títulos conquistados após o ano 2000, em nova competição.
História das camisas do Palmeiras
A história das camisas do Palmeiras é tão significativa que virou livro, por Mauricio Rito e Miro Moraes. Quando falamos das camisas do time, falamos também da evolução do clube e das tradições mantidas ao longo dos anos.
O verde e o branco estão ali desde o início, em 1914, cores existentes também na bandeira da Itália. Em 1916, além das cores citadas, existia também a cruz de Savoia. Nos anos 90, a “era Parmalat” destacava listras verde e branca. Já nos anos 2000, houve várias tentativas diferentes, com tons verde-limão, cinzas e até degradê.
Conforme os anos foram passando, as camisas foram evoluindo, transformando-se em um vínculo de emoção entre gerações de torcedores, sendo um verdadeiro manto para os palmeirenses e entrando para a história do Palmeiras.
Curiosidades da história do Palmeiras
Você sabia que, em 1999, o Palmeiras teve sua maior goleada? O time venceu por 15×0 o Combinado Val D’Aosta-ITA, em um amistoso. No entanto, quando falamos em jogos oficiais, vamos lá para 1920, quando o Palmeiras levou a melhor em cima do Internacional-SP por 11×0.
Outra curiosidade, dessa vez sobre quem foi o maior artilheiro da história do Palmeiras. No topo da lista está Heitor, com a incrível marca de 323 gols. Veja abaixo a lista dos 10 maiores artilheiros do Verdão:
- Heitor – 323 gols
- César Maluco – 182 gols
- Ademir da Guia – 155 gols
- Lima – 149 gols
- Servílio – 139 gols
- Rodrigues Tatu – 131 gols
- Humberto Tozzi – 127 gols
- Evair – 126 gols
- Luizinho – 122 gols
- Tupãzinho – 122 gols.
Viradas históricas do Palmeiras
1999: Palmeiras 4×2 Flamengo. Nesse jogo, o Palmeiras precisava da diferença de 2 gols para vencer. O que aconteceu? 2 gols de cabeça de Euller, entrando para as quartas de final da Copa do Brasil.
2000: Palmeiras 3×2 Corinthians. Aqui o Palmeiras precisava ganhar por 1 gol de diferença. O que aconteceu foi que o Verdão conseguiu empatar o jogo e, em seguida, se classificar na semifinal da Libertadores.
2010: Santos 3×4 Palmeiras. Dia de clássico e o Palmeiras perdia por 2×0, mas empatou antes do intervalo. No segundo tempo, conseguiu virar por um gol.
2017: Contra o Peñarol, na Libertadores, o Palmeiras venceu por 3 a 2 em São Paulo, no finalzinho do jogo. E em Montevidéu também conseguiu uma virada, tendo tomado 2 gols, acabou vencendo também por 3 a 2.
2022: São Paulo 1×2 Palmeiras. Aqui o Alviverde perdia por 1 a 0 quando, nos acréscimos do segundo tempo, fez dois gols, manteve-se líder do Brasileirão e acabou sendo campeão daquele ano.
2023: Botafogo 3×4 Palmeiras. Mais um Brasileirão e os Palmeiras estava perdendo por 3 a 0 antes do intervalo. Todavia, no segundo tempo, a virada aconteceu e o Verdão levou o jogo.
E com tanta tradição, conquistas, títulos e viradas na história do Palmeiras, o time segue cada vez mais preparado e firme em sua jornada.