Neste post, vamos explorar a história do Cruzeiro Esporte Clube, desde a sua fundação em 1921 como Società Sportiva Palestra Itália até os dias atuais. Destacaremos os momentos mais marcantes do clube, como a conquista da Tríplice Coroa em 2003 e sua trajetória nos campeonatos mineiro e brasileiro.
Também abordaremos a temporada turbulenta enfrentada pelo time após o seu rebaixamento para a Série B e como o clube conseguiu retornar à elite do Campeonato Brasileiro.
História do Cruzeiro: fundação do clube
O Cruzeiro Esporte Clube foi fundado em 1921, na capital mineira, Belo Horizonte, como Società Sportiva Palestra Italia. Em 1942, com a entrada do Brasil na 2ª Guerra Mundial, um decreto do governo federal proibiu o uso de termos que remetessem aos países pertencentes ao Eixo (Alemanha, Itália e Japão).
Como resultado, em outubro do mesmo ano, o clube passou a adotar o nome Cruzeiro Esporte Clube, escolhendo como símbolo a constelação do Cruzeiro do Sul.
Assim como o nome, o uniforme do clube também foi alterado, deixando para trás as cores verde e vermelho em homenagem à bandeira da Itália, adotando a atual paleta azul e branco.
Taça Brasil de 1966: Primeira conquista nacional
Com a conquista do Campeonato Mineiro em 1965, o Cruzeiro teve a oportunidade de disputar o torneio ao lado de outros 20 campeões estaduais.
Com um time recém-bicampeão mineiro, o time celeste chegou à final da Taça Brasil de 1966 após uma campanha invicta com vitórias sobre o Americano, Grêmio e Fluminense. No jogo de ida da final, o time mineiro enfrentou o pentacampeão Santos, quando a equipe paulista era a aposta para aquela decisão.
Entretanto, durante o primeiro tempo do jogo no estádio mineiro, o Cruzeiro abriu o placar com 5 gols e desestabilizou o adversário. No segundo tempo o time paulista conseguiu diminuir a diferença marcando 2 gols, o que fez o clube mineiro voltar a agir e marcar mais um gol, finalizando o final do primeiro jogo em 6×2 para o Raposa.
Por fim, no jogo da decisão, que aconteceu no Pacaembu, o Santos abriu o placar com 2 a 0, porém o clube mineiro venceu por 3 a 2 conquistou a Taça Brasil de 1966, dando início a uma futura jornada de conquistas.
Tríplice Coroa
Na temporada de 2003, o Cruzeiro no comando do técnico Vanderlei Luxemburgo se tornou a primeira equipe do Brasil a conquistar a Tríplice Coroa, vencendo na mesma temporada o Campeonato Mineiro, a Copa do Brasil e o Brasileirão.
O principal jogo do Campeonato Mineiro daquela edição foi o clássico entre Cruzeiro e Atlético-MG. Inclusive, a vitória ficou com a Raposa com o placar de 4×2.
Na Copa do Brasil, a final foi disputada contra o clube carioca Flamengo. No primeiro jogo, realizado no Maracanã, o resultado foi um empate de 1×1 entre os clubes. Já no segundo jogo, realizado no Mineirão, a Raposa saiu vitoriosa com o placar de 4 x 2.
No Brasileirão, o Cruzeiro somou 100 pontos, com 31 vitórias das 46 disputas. Dessa forma, o último jogo do Campeonato foi contra o Paysandu, e terminou com a vitória de 2×1 do time celeste. Assim, se consagrando campeão do Campeonato Brasileiro e conquistando a tão almejada Tríplice Coroa.
História do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro
O Campeonato Brasieliro foi criado no ano de 1959 e clube celeste tem disputado o campeonato sem nenhuma interrupção desde 1966. Logo, é o clube que há mais tempo participa do torneio. Ao longo de sua jornada no Brasileirão, o Cruzeiro conquistou cinco títulos. São quatro títulos conquistados na Série A (1966, 2003, 2013 e 2014) e um na Série B, o qual consagrou seu retorno à elite do campeonato.
História do Cruzeiro no Campeonato Mineiro
O Cruzeiro é o segundo time mais vitorioso da história do Campeonato Mineiro, com 38 títulos, atrás do maior rival Atlético Mineiro com 48 títulos.
Desde sua fundação como Società Sportiva Palestra Itália, o Cruzeiro tem disputado o Campeonato Mineiro, anteriormente conhecido como Campeonato da Cidade.
Em 1928, o clube conquistou o seu primeiro título, marcando o início de uma série de vitórias.
Entre os anos de 1928 e 1930, o Palestra Itália conquistou o tricampeonato mineiro de forma invicta, que posicionou o clube como uma potência do futebol mineiro. Mais tarde, entre os anos de 1943 e 1945, o Cruzeiro conquistou novamente o tricampeonato estadual. No entanto, a última vez que o clube azul comemorou a vitória no campeonato estadual foi no ano de 2019 diante do Atlético Mineiro, antes de ser rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro no mesmo ano.
Rebaixamento e retorno à Série A
Devido a problemas financeiros, má gestão administrativa e resultados abaixo do esperado do clube em campo, o Cruzeiro enfrentou um período turbulento que resultou no rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro em 2019.
Dessa forma, ano de 2020, com o time ainda abalado com o rebaixamento, a Raposa não conseguiu alcançar as posições necessárias para subir novamente para a Série A, ficando em 11ª lugar com apenas 49 pontos e 14 vitórias.
Em 2021, o Cruzeiro continuou enfrentando problemas financeiros, refletindo em seu desempenho, resultando em mais uma má temporada. O clube não conseguiu ultrapassar o meio da tabela, tendo assim que lutar contra o rebaixamento, encerrando a temporada em 14ª lugar com apenas 10 vitórias e somando 48 pontos.
Durante três anos o Cruzeiro lutou para retornar à Série A do campeonato, o que ocorreu no final da temporada de 2022, conquistando o primeiro lugar da tabela se tornando o campeão da Série B daquele ano.