Ao longo dos mais de 70 anos de história do Criciúma, a equipe transitou entre as principais divisões do futebol brasileiro. O clube se tornou um dos maiores do estado de Santa Catarina nesse período.
Em 2024, ela volta para a primeira divisão do Brasileirão depois de nove anos longe dela. Dessa forma, que tal conhecer mais da história desse clube tão tradicional? Confira a trajetória da equipe catarinense ao longo dos anos!
O começo da história do Criciúma
No ano de 1947, o Comerciário Esporte Clube, hoje conhecido como Criciúma, foi criado. Foi aí que começou uma grande história. Um grupo de jovens fundou-o, e o clube teve um início difícil. Depois de sofrer duas goleadas em suas primeiras partidas, o Criciúma conseguiu vencer sua primeira partida por 3 a 2, sobre o São Paulo Futebol Clube, do mesmo estado.
Nos anos seguintes, o Criciúma conseguiu vencer seus primeiros torneios. Eles não eram campeonatos do primeiro escalão, mas já mostravam todo o potencial da equipe. O clube inaugurou, em 1955, o estádio Heriberto Hulse, que é sua casa até os dias de hoje. Isso ajudou o Criciúma a continuar vencendo torneios.
Título estadual, crise e mudança de nome
Em 1968, o Criciúma, ainda chamado Comerciário, conquistou o primeiro título estadual de sua história. Eles derrotaram o Caxias na grande final, depois de três jogos disputadíssimos. Dois anos depois, uma forte crise financeira atingiu o clube. Com isso, ele deixou de ter futebol profissional até 1977.
Na volta do clube, outro problema apareceu: a falta de torcida. Para tentar atrair novos fãs, a equipe decidiu mudar de nome. Em 1978, passou a se chamar Criciúma Esporte Clube, com o objetivo de ser o grande time da cidade.
Mudança na identidade visual e primeiro título com o novo nome
O Criciúma decidiu mudar sua identidade visual em 1984, visto que ainda não havia se consolidado como uma força na cidade. Com isso, passou a ter o amarelo, preto e branco como cores. O primeiro título sob o novo nome veio em 1986, quando o clube venceu a Taça Governador do Estado.
Nos anos seguintes, conquistou títulos do Campeonato Catarinense e se consolidou como uma força em Santa Catarina. Porém, foi no início da década de 90 que a equipe atingiu seu auge.
Criciúma campeão da Copa do Brasil e participação na Libertadores: os melhores anos do time
Em 1991, sob o comando de Felipão, o Criciúma venceu o maior título da história de Santa Catarina. A equipe eliminou o Ubiratan do Mato Grosso do Sul, o Atlético Mineiro e o Goiás para chegar na grande final, disputada contra o Grêmio.
O primeiro jogo foi disputado no Rio Grande do Sul, e terminou empatado em 1 a 1. Já a segunda partida foi 0 a 0. Dessa forma, o Criciúma acabou se sagrando campeão por ter marcado o gol fora de casa. Com o título, a equipe se classificou para a Libertadores de 1992. O clube catarinense foi até as quartas de final, sendo eliminada pelo São Paulo.
Os anos mais conturbados da história do Criciúma
No fim da década de 90, o Criciúma acabou disputando a Série B diversas vezes seguidas. Em 2002, a equipe foi campeã da segunda divisão e, depois de cinco anos, voltou a disputar a Série A. Porém, nos anos seguintes o Criciúma voltou a viver uma fase complicada, chegando em 2005 na Série C. A equipe venceu a terceira divisão em 2006, mas, nos anos seguintes, alternou entre a Série B e Série C.
O Criciúma conseguiu conquistar o acesso para a Série A do Brasileirão em 2012. No ano de 2013, disputou a Sul-Americana, mas caiu na segunda fase. A equipe se manteve na Série A para 2014, e novamente disputou a Copa Sul-Americana. O clube catarinense voltou a cair na segunda fase do torneio continental. Porém, isso não foi o ponto baixo do ano. O Criciúma ficou na última colocação do Campeonato Brasileiro e, fazendo apenas 32 pontos, foi rebaixada para a segunda divisão.
Quase uma década longe da primeira divisão
A equipe disputou entre 2015 e 2019 a Série B. Acabou caindo para a Série C em 2019 e, em 2020, quase foi rebaixada para a Série D. No ano seguinte, o Criciúma atingiu seu ponto mais baixo em muito tempo: foi rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Catarinense. Apesar disso, no mesmo ano conseguiu voltar para a Série B do Brasileirão. Em 2022 conseguiu garantir seu retorno para a elite do estadual.
Em 2023, o Criciúma conquistou o título do Campeonato Catarinense. Além disso, garantiu o acesso para o Brasileirão de 2024, retornando para o principal torneio do país depois de quase dez anos de ausência.