Sabemos que o time do Botafogo de Futebol e Regatas é um dos mais tracionais de Brasil, fundado em 1894 e repleto de conquistas que consagraram a equipe como uma das maiores do país. Mas você conhece a história do Botafogo feminino?
Nos últimos anos, o clube passou a escrever um novo capítulo na história alvinegra, com a fundação do time feminino de futebol. Continue lendo e saiba mais!
Fundação e origem do Botafogo feminino
Primeiramente, a modalidade feminina dentro do Botafogo veio a ser oficializada no ano de 1995, com estreia em 1996, no Campeonato Carioca Feminino, dando início assim a uma trajetória de ascensão que trouxe o time para a lista de protagonistas do cenário do futebol feminino no Rio de Janeiro.
Na história do Botafogo feminino, entre os anos de 1997 e 2002, o clube conquistou cinco vice-campeonatos estaduais. Mas somente em 2003 as alvinegras conseguiram um feito até então inédito: um lugar na série A do Campeonato Brasileiro. Esse importante fato foi considerado um divisor de águas para o time feminino do Botafogo.
Evolução e novos horizontes na história do Botafogo feminino
Já em 2014, sob o comando da técnica Emily Lima, o Botafogo começou a colher os primeiros frutos, recebendo o título de campeão carioca daquele ano, depois longos 18 anos sem levantar a taça. Foi a partir dessa conquista que o time teve a oportunidade de disputar em 2015, pela primeira vez, a Copa do Brasil Feminina.
Desde então, o Botafogo veio se firmando como um dos nomes mais importante do futebol feminino do Rio de Janeiro. Em 2015, conquistou a Taça da Cidade de Nova Iguaçu e, em 2020/2021 e 2022, consagrou-se como tricampeão do campeonato carioca.
Nesse ano de 2024, a história do Botafogo feminino vem seguindo sua jornada de vitórias e conquistas; as gloriosas levaram o troféu campeão da Copa do Rio de Futebol Feminino, pontuando até agora o sucesso da equipe.
Diante do esboço acima, já deu para notar que, através do pioneirismo e da superação, com um legado de conquistas e glórias, a história do Botafogo feminino continua sendo escrita rumo a novos capítulos que esperamos ser repletos de enaltecimentos e inspirações.
Alguns dos principais marcos da história do futebol feminino do Botafogo
Para finalizar, uma retrospectiva da história do Botafogo feminino que trouxemos até aqui.
- 1995: fundação da equipe profissional de futebol feminino;
- 1996: estreia oficial no Campeonato Carioca;
- 2003: acesso à Série A do Campeonato Brasileiro;
- 2014: conquista do primeiro título do Campeonato Carioca;
- 2015: conquista da Taça da Cidade de Nova Iguaçu;
- 2020-2021: bicampeonato do Campeonato Carioca;
- 2022: tricampeonato do Campeonato Carioca;
- 2024: conquista da Copa Rio de Futebol Feminino.
Desafios e superações na profissionalização
Decerto, o Botafogo enfrentou diversos desafios para consolidar o futebol feminino, especialmente na busca por recursos e apoio estrutural. Após a conquista do Campeonato Carioca em 2014, o time sofreu com falta de investimentos, o que levou à sua desativação em 2017.
No entanto, com as exigências da CBF para manter equipes femininas, o clube reativou o departamento em 2019, trabalhando com uma nova estrutura e conquistando resultados significativos, como o acesso à Série A1 do Brasileiro em 2020.