Nas últimas décadas, o futebol árabe vem ganhando notoriedade nos palcos nacionais e internacionais. É fato, contratar jogadores como Cristiano Ronaldo e Neymar com investimentos milionários tem dado resultados. Neste post, conheça as origens da modalidade no país, como foi seu desenvolvimento e qual a história da Saudi Pro League. Continue a leitura!
Origens do futebol na Arábia Saudita
Primeiramente, o futebol na Arábia Saudita começou a se desenvolver nos meados da década de 1950, com torneios amadores. Posteriormente, a oficialização da modalidade veio junto com a criação da Associação Saudita de Futebol (SAFF), em 1956.
Além de regulamentar, fiscalizar e representar o futebol saudita em nível internacional, a SAFF também estabeleceu parcerias com outras federações nacionais e com a FIFA. Logo, isso permitiu que o futebol se desenvolvesse no país.
Por sua vez, em 1957, criou-se o primeiro torneio, chamado de Copa Rei Árabe, primeiro campeonato de nível nacional na Arábia Saudita.
História da Saudi Pro League
Agora, vamos conhecer a história da Saudi Pro League. Mais de meio século depois da criação da SAFF, deram início à Liga Profissional Saudita, conhecida como Saudi Pro League, em 2008.
A primeira edição da Liga Profissional Saudita foi disputada na temporada de 1976/77. Na época, o campeonato contava com a participação de oito equipes apenas. Inclusive, o Al-Nassr, atual clube de Cristiano Ronaldo, foi o vencedor do primeiro torneio.
Contudo, o número foi aumentando com o objetivo de envolver mais regiões do país e o interesse no campeonato. Dessa maneira, desde as últimas edições da Saudi Pro League, 18 equipes da Arábia Saudita disputam a taça do campeonato nacional.
Além disso, o sistema de pontos também funciona no formato de pontos corridos, assim como o nosso Campeonato Brasileiro e outras grandes competições da Europa.
Nota-se que, ao longo dos últimos anos, a Liga Profissional Saudita vem ganhando espaço no cenário mundial, com clubes que conquistaram destaque para além do Oriente Médio.
Investimentos no clube
Principalmente, o sucesso todo se dá por conta do Fundo de Investimento Público (PIF), que em 2023 comprou 75% do capital dos maiores clubes da Arábia Saudita, Al-Nassr, Al-Hilal, Al-Ittihad e Al-Ahli.
Logo, isso permitiu que os times árabes recebessem maior investimento e financiamento de mais patrocinadores. Assim, compraram jogadores da Classe A do futebol, como atletas de clubes europeus.
Por exemplo, hoje em dia, o maior craque do futebol e ídolo da Seleção Portuguesa, Cristiano Ronaldo, veste a camisa do Al-Nassr. Da mesma forma, o camisa 10 do Brasil, Neymar Júnior, também assinou com o Al-Hilal, em agosto de 2023.
Inclusive, devido aos investimentos do PIF, o Al-Hilal comprou o jogador brasileiro do Paris Saint-Germain por 90 milhões de euros.
Mesmo sem Neymar na equipe por estar se recuperando de uma lesão, o Al-Hilal conquistou o título Campeonato Saudita nesta temporada de 2023/24, sob tutela de Jorge Jesus, ex-técnico do Flamengo.