Início » Futebol » Conheça a história do Botafogo no Brasileirão

Conheça a história do Botafogo no Brasileirão

Publicado em:

Última atualização:

O Botafogo é um dos times que vem protagonizando o Campeonato Brasileiro, especialmente nos últimos dois anos. Entretanto, sua história no Brasileirão é antiga. Bicampeão do torneio, o clube carioca é dono de campanhas memoráveis.

Então acompanhe o artigo para saber mais sobre os títulos, times que marcaram época e recordes do clube.

História do Botafogo no Brasileirão

Primeiramente, o Club de Regatas Botafogo foi fundado em 1894 para a prática de esportes náuticos na região de Botafogo, no Rio de Janeiro. Assim, o Botafogo foi o primeiro clube carioca campeão nacional de remo, com o atleta Antônio Mendes de Oliveira Castro.

Logo após, em 1904, no mesmo bairro, surgia uma agremiação de futebol, o Electro Club. Entretanto, o nome só durou dois meses, e o time passou a se chamar Botafogo Football Club. Como resultado da fusão entre os dois clubes, em 1942, nasceu o Botafogo de Futebol e Regatas.

Campeonato Brasileiro de 1968

O primeiro título da história do Botafogo no Brasileirão foi em 1968. Na época, o torneio era conhecido como Taça Brasil (posteriormente reconhecido como Campeonato Brasileiro pela CBF, em 2010) e reunia os campeões estaduais do país. Dessa forma, o Glorioso representou o estado do Rio de Janeiro, após ser o grande vencedor do campeonato estadual de 1967.

O Botafogo iniciou a Taça Brasil nas quartas de final e enfrentou o Metropol, representante de Santa Catarina. Os clubes se enfrentaram em três partidas. O time carioca venceu a primeira por 6 a 1 e o Metropol venceu a segunda por 1 a 0. Apesar do saldo de gols favorável ao Botafogo, pelo regulamento da época, a decisão acontecia em um terceiro jogo. Entretanto, a partida três terminou empatada, o que classificou os cariocas para a próxima fase.

Na semifinal, o Botafogo enfrentou o Cruzeiro e venceu a primeira partida. Já o segundo jogo acabou em empate, o que garantiu o Botafogo na final.

O torneio foi decidido entre Botafogo e Fortaleza, com um primeiro jogo terminando em 2 a 2. Desse modo, quem vencesse a segunda partida seria o campeão. Uma sólida vitória do Botafogo por 4 a 2 garantiu o primeiro título da história do time no Brasileirão.

O Glorioso ainda teve o artilheiro da competição, Fernando Ferretti, com sete gols marcados.

Campeonato Brasileiro de 1995

O segundo título da história do Botafogo no Brasileirão veio em 1995. O Campeonato Brasileiro era disputado por 24 equipes, divididas em dois grupos. Na primeira fase, as equipes do mesmo grupo jogam entre si e, na segunda fase, as disputas aconteciam entre os clubes do outro grupo. Contudo, os campeões de cada grupo e de cada fase iriam se enfrentar nas semifinais. Dessa forma, os classificados foram: Botafogo, Cruzeiro, Fluminense e Santos.

O Glorioso enfrentou o Cruzeiro na semifinal. Os clubes empataram os dois jogos, primeiro por 1 a 1 no Mineirão e o segundo terminou 0 a 0 no Maracanã. Como o Botafogo fez gol fora de casa, a equipe avançou para a final.

A decisão foi contra o Santos. Na primeira partida, o Botafogo venceu fora de casa por 2 a 1. Logo depois, empate em 1 a 1 no Maracanã, consagrando o segundo título da história do Botafogo no Brasileirão.

Além disso, Túlio Maravilha, do Botafogo, foi o artilheiro do torneio com 23 gols.

Outras campanhas da história do Botafogo no Brasileirão

Campeão brasileiro duas vezes, a história do Botafogo no Brasileirão conta também com três vices. Nesse meio tempo, o Glorioso ficou em segundo lugar nas edições de 1962, 1972 e 1992.

Além disso, o Botafogo fez sua melhor campanha no Campeonato Brasileiro na era dos pontos corridos em 2023. O Glorioso somou 64 pontos e teve um aproveitamento de 56%.