O Hellas Verona FC é o clube mais popular da cidade de Verona, no nordeste da Itália. O que muitos não sabem é que a fundação e a integração do time foram uma peça fundamental para a inserção da região no cenário do futebol, que ainda estava em crescimento naquela época.
Neste conteúdo, você irá entender como se deu a integração entre dois clubes para formar o Hellas Verona, os títulos e estatísticas do clube ao longo da história e mais. Acompanhe a leitura para entender!
História do clube
O Hellas Verona FC teve sua fundação no ano de 1903, na cidade de Verona, região italiana de Veneto. Inicialmente, o clube recebeu o nome de Associação de Futebol Hellas, com o qual permaneceu até 1991, quando foi rebatizado como Hellas Verona Futebol Clube.
Os responsáveis pela fundação do time foram um grupo de estudantes universitários. Inclusive, o nome do clube foi sugestão de um professor da universidade, pois “Hellas” é a palavra grega para “Grécia”.
Até este momento, o nome do clube era somente “Hellas”. Isto é, o “Verona” começou a fazer parte somente 16 anos depois, após os times “Hellas” e “Verona”, rivais locais, se fundirem em 1919.
A história do Hellas Verona remete a um tempo em que o futebol não era muito popular na região. Contudo, esse cenário mudou a partir de sua fundação, com a crescente popularização do Hellas entre os habitantes e com o apoio da mídia local.
Durante esses primeiros anos, o Hellas era um dos poucos times da região que jogavam em nível municipal. Desse modo, frequentemente lutava contra os principais rivais, Bentegodi, pela posição de principal time de futebol da cidade.
A partir da temporada 1907/1908, o Hellas passou a enfrentar times regionais e desenvolveu uma intensa rivalidade com Vicenza.
Profissionalização
Em sequência, o time estreou no módulo profissional em 1929, pela série B do Campeonato Italiano, com ambição de escalar até a série A do torneio. No entanto, o Hellas só conseguiria esse feito em 1957, quando jogou na liga principal pela primeira vez na sua história.
Posteriormente, o time caiu novamente para a série B, mas conseguiu retornar à primeira divisão em 1968. O Hellas Verona FC ficou transitando entre as séries A e B até o ano de 2002. Já em 2007, acabou rebaixado para a série C do Campeonato Italiano.
Nos anos seguintes, o clube voltou a disputar as séries A e B do campeonato. O último rebaixamento da equipe aconteceu na temporada de 2017/2018. Por fim, subiu na temporada seguinte, na qual permanece desde então.
Principais títulos Hellas Verona
O título mais importante da história do Hellas Verona FC é o Campeonato Nacional da temporada de 1984/1985. Na ocasião, o clube levantou a taça após somar 43 pontos e deixar para trás times grandes, como Juventus, Inter de Milão e o Milan.
Além deste título, o Hellas também já foi campeão da série B em três oportunidades: nas temporadas de 1956/1957, 1981/1982 e 1998/1999.
Principais jogadores da história do Hellas Verona FC
Ao longo da história, grandes nomes já vestiram a camisa do Hellas Verona FC.
Para muitos torcedores, o maior ídolo do clube é o atacante dinamarquês Preben Elkjaer Larsen, que atuou no clube entre 1984 e 1988. Durante sua estadia, o atleta entrou em campo pelo Verona 130 vezes e marcou 48 gols.
Além disso, outro nome de destaque é Roberto Tricella, que ficou no clube de 1979 até 1987. Tricella atuava na posição de zagueiro e jogou 255 partidas vestindo a camisa do Verona. O jogador chegou a ser capitão da equipe e também foi fundamental para que o clube pudesse conquistar o título do Campeonato Italiano.
Por fim, quem recebe a posição de maior artilheiro do clube é Arnaldo Porta, que atuou nos primeiros anos do Verona, entre 1914 e 1930. Durante este período, o jogador marcou um total de 74 gols, número que não foi superado por nenhum outro jogador até o momento.