Início » Futebol » Relembre a trajetória de Gustavo Scarpa, meio-campista do Atlético-MG

Relembre a trajetória de Gustavo Scarpa, meio-campista do Atlético-MG

Publicado em:

Última atualização:

O meio-campista Gustavo Scarpa chegou ao futebol profissional em 2014. Revelado pelo Fluminense, o atleta também passou por Red Bull Bragantino, Palmeiras, Nottingham Forest e Olympiacos antes de chegar ao Atlético-MG em 2024. O jogador acumula 11 títulos aos 30 anos, sendo duas Copas Libertadores da América e uma Copa do Brasil.

Continue a leitura e conheça a trajetória de Gustavo Scarpa, do Atlético-MG, bem como seus títulos e conquistas ao longo da carreira.

Trajetória de Gustavo Scarpa: antes do Atlético-MG

Gustavo Henrique Furtado Scarpa nasceu em 5 de janeiro de 1994 em Campinas, no interior de São Paulo. Habilidoso, Scarpinha — como é carinhosamente chamado pelos torcedores — foi revelado pelo Fluminense em 2014.

Fluminense (2014-17)

No primeiro ano com o clube, o atleta jogou apenas seis jogos, com estreia entrando no segundo tempo no empate em 1 a 1 contra o Internacional, pelo Campeonato Brasileiro.

No entanto, aquele foi apenas o começo da história do meio-campista com o clube. Isso porque, na segunda temporada pela equipe (2015), Scarpa fez 34 jogos, com seis gols marcados e duas assistências distribuídas.

Se tornando peça importante no elenco do Tricolor das Laranjeiras, Gustavo Scarpa aumentou o número de aparições em 2016. Ele atuou em 60 partidas e registrou 14 gols, além de dez assistências entre Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Campeonato Carioca e Primeira Liga.

Em 2017, porém, fez menos jogos entre os torneios, apesar de atuar 38 vezes pelo Brasileirão — o recorde pelo Fluminense —, com sete gols e 14 assistências.

Ao final do ano, Gustavo Scarpa saiu do Fluminense após colocar a equipe na justiça por atraso nos pagamentos, fechando contrato posteriormente com o Palmeiras.

Gustavo Scarpa no Palmeiras (2018-22)

Gustavo Scarpa chegou ao Palmeiras em 2018, estreando contra o Santos pelo Campeonato Paulista. Já o primeiro gol do atleta foi contra o Ituano, na mesma competição, marcando duas vezes para o Verdão. Nessa temporada, ele teve o tempo de campo prejudicado, mas a performance permaneceu boa. Ao todo, foram 22 partidas, com quatro gols e uma assistência.

Em 2019, Scarpa ganhou ainda mais espaço e confiança no elenco. Durante o ano, disputou 47 partidas e se destacou pelo faro de gol, balançando as redes 13 vezes e compartilhando a artilharia com o atacante Dudu. Além disso, deu cinco assistências, mantendo um jogo disciplinado ao receber apenas dois cartões amarelos.

Com os mesmos 47 jogos do ano anterior, o atleta marcou três gols e distribuiu oito assistências, se destacando mais na criação de jogadas do que nas finalizações. Sabendo aproveitar as oportunidades em campo, o meio-campista foi um dos principais jogadores em lançamentos e cruzamentos decisivos do Verdão.

Já com a chegada do técnico português Abel Ferreira, Gustavo Scarpa também foi bastante utilizado na lateral-esquerda. Em 56 jogos, o jogador se tornou um dos jogadores mais confiáveis do elenco, com sete gols e 14 assistências.

Mas foi em 2022 que Scarpa se consolidou no Palmeiras. Isso porque, voltando à sua posição de origem, ele chegou à melhor fase da carreira: foram 60 partidas, com 13 gols e 14 assistências. Esses números chamaram a atenção do mercado europeu, sonho do jogador desde o começo da carreira. Sendo assim, não pensou duas vezes ao aceitar a oferta do Nottingham Forest, da Inglaterra.

Números totais de Gustavo Scarpa pelo Palmeiras

  • Jogos: 232
  • Gols: 40
  • Assistências: 42

Nottingham Forest e Olympiacos: carreira internacional fracassada

Apesar de chegar com fama de bom jogador à Inglaterra, Gustavo Scarpa não conseguiu demonstrar todo o talento que chamou a atenção da diretoria do Nottingham Forest. O jogador fez apenas nove partidas pela equipe, sendo três pela EFL Cup e as outras seis pela Premier League, além de duas assistências no jogo de estreia, que foi um amistoso contra o Atromitos, da Grécia — terminando 3 a 2 para os adversários.

Sem espaço no elenco, Scarpa, que deixou o vitorioso Palmeiras de Abel Ferreira, fechou um empréstimo com o Olympiacos, da Grécia, sendo o segundo e último time europeu da carreira do meio-campista até o momento.

Entretanto, o jogador também não teve boas atuações mesmo no fraco futebol grego. Ele fez 11 partidas pela equipe entre a Super Liga da Grécia e a Europa League, mas não fez gols nem distribuiu assistências.

Com uma passagem fracassada pela Europa, o sonho do jogador terminou, e ele voltou para o Brasil em busca do futebol que deixou no Palmeiras.

Gustavo Scarpa no Atlético-MG: a volta do bom futebol

Em 2024, Gustavo Scarpa voltou para o Brasil após fechar contrato com o Atlético-MG por US$ 5 milhões (na cotação atual, cerca de R$ 27 milhões). O primeiro gol do meio-campista ocorreu justamente contra o rival Cruzeiro, na final do Campeonato Mineiro. Na ocasião, o Galo levou a melhor, fazendo um 3 a 1, e levantou a taça estadual.

Ao todo, o jogador acumula 56 partidas pelo clube, com nove gols e nove assistências. Ele ainda tem pela frente, com o Atlético-MG, a final da Copa do Brasil contra o Flamengo. A ida será no dia 3 de novembro, às 16h (horário de Brasília), no Maracanã, enquanto a volta acontece no dia 10, no mesmo horário, na Arena MRV.