Início » Futebol » Conheça a história da seleção boliviana de futebol

Conheça a história da seleção boliviana de futebol

Publicado em:

Última atualização:

La Verde, como é conhecida a seleção boliviana de futebol, tem a melhor chance de voltar a disputar a Copa do Mundo, após não se classificar desde 1994 para o torneio. Com o aumento do número de vagas e uma campanha consistente, é possível imaginá-la no torneio em 2026.

A história da seleção boliviana de futebol

A Federação Boliviana de Futebol foi criada em 1925, obtendo sua filiação à FIFA no ano seguinte.

Logo depois, sua primeira partida oficial aconteceu em outubro de 1926, em Santiago, pelo campeonato sul-americano de futebol. No entanto, durante a competição, entrou em campo em quatro oportunidades e perdeu todas as partidas.

Seleção boliviana nas Copas

Participou da primeira edição da Copa do Mundo em 1930, no Uruguai, como convidada. Os Altiplanicos, outro apelido, voltaram a participar do principal torneio do futebol nas edições de 1950 e 1994. No entanto, não conseguiram nenhum resultado relevante até hoje na Copa do Mundo. São seis jogos, com um empate e cindo derrotas.

O único gol da seleção boliviana de futebol em Copas do Mundo foi marcado em 1994, nos Estados Unidos. Apesar da derrota frente a Espanha por 3×1, o tento de La Verde foi assinalado pelo atacante Erwin Sánchez.

Atualmente, completará um hiato de 32 anos longe da Copa. No entanto, com a expansão do torneio, e o aumento de vagas para a CONMEBOL, a seleção tem uma chance histórica de retornar a Copa do Mundo na América do Norte, em 2026. Ela se encontra atualmente na sétima colocação. Dessa forma, disputaria a repescagem.

A seleção boliviana na Copa América

Copa América de 1963

Quando sediou o torneio em 1963, a Bolívia não deixou passar a oportunidade. De forma invicta, venceu o torneio pela única vez na sua história, com cinco vitórias e um empate. Na época, o torneio ainda tinha o nome de campeonato sul-americano, mas a vitória representa o único título da seleção boliviana de futebol. A conquista veio em decisão contra o Brasil. Na ocasião, a Bolívia venceu por 5 a 4.

A escalação da Bolívia naquele jogo era:

  • López, Cainzo, Espinoza, Vargas e Ramírez; Camacho e García; Blacu, Alcócer, Ugarte e Castillo.

O atacante boliviano Ramiro Blacut foi eleito o melhor jogador da competição, enquanto Máximo Alcócer foi o melhor marcador do país campeão, com cinco gols anotados.

Copa América de 1997

No ano de 1997, quando sediou novamente o torneio continental, a seleção boliviana de futebol aproveitou mais uma vez o mando para fazer boa campanha. Contudo, não foi páreo para seleção brasileira na final do torneio.

A escalação da seleção boliviana no vice-campeonato da Copa América de 1997 foi:

  • Carlos Trucco, Juan Manuel Peña, Sergio Castillo, Óscar Sánchez e Marco Sandy;
  • Luis Cristaldo, Julio César Baldivieso, Vladimir Soria e Erwin Sánchez;
  • Marco Etcheverry e Jaime Moreno.

O treinador era o espanhol Anonio López Habas. O time retornou ao mata-mata da Copa América apenas na edição de 2015, disputada no Chile.

Copa das Confederações

Em 1999, a seleção boliviana de futebol foi convidada para participar da Copa das Confederações no México. Terminou a fase de grupos com dois empates e uma derrota para o país-sede. Marcou dois gols no torneio, ambos no empate em 2×2 contra o Egito.

Jogadores históricos da seleção boliviana

Apesar dos poucos títulos, a seleção boliviana tem diversos ídolos que vestiram a camisa verde. Dentre eles, estão:

  • Victor Ugarte;
  • Erwin Romero Escudero;
  • Marco Antonio Etcheverry;
  • Marcelo Moreno;
  • Erwin Sánchez;
  • Luis Cristaldo;
  • Joaquin Botero;
  • Carlos Aragonés;

Dentre os nomes históricos, o recém-aposentado Marcelo Moreno soma as marcas de Jogador com mais jogos (108) e o maior goleador, com 31 gols.