Início » Futebol » Relembre a trajetória do goleiro Weverton, paredão do Palmeiras e da Seleção Brasileira

Relembre a trajetória do goleiro Weverton, paredão do Palmeiras e da Seleção Brasileira

Publicado em:

Última atualização:

O goleiro Weverton chegou ao futebol profissional em 2007. Revelado pelo Corinthians, o atleta nem chegou a atuar pelo clube, mas fez história pela Portuguesa e Athletico Paranaense antes de chegar ao Palmeiras, onde é homem de confiança do técnico Abel Ferreira. Arqueiro também da Seleção Brasileira, é considerado por muitos o melhor goleiro atuando no país.

Continue a leitura e conheça a trajetória de Weverton, bem como seus títulos e estatísticas ao longo da carreira.

Trajetória

Weverton Pereira da Silva nasceu em 13 de dezembro de 1987, em Rio Branco, no Acre. A jornada do goleiro no futebol começou nas categorias de base do Juventus, clube da sua cidade natal. Em 2005, deu o primeiro passo rumo ao futebol profissional, quando chegou ao Corinthians.

Já no Timão, fez parte das divisões de base e até chegou ao elenco principal, mas não teve chances de atuar no profissional. Assim, sem espaço no Corinthians, Weverton foi para outros clubes por empréstimo. Primeiro, o jogador chegou ao Remo, porém, atuou em apenas uma partida pelo time. Depois, ele chegou ao Oeste, tendo participado de 18 jogos.

No América de Natal, também foram apenas 16 partidas. No entanto, a oportunidade que realmente marcou o início da trajetória do arqueiro foi no Botafogo-SP e, em 2010, na Portuguesa, onde se destacou.

Na Lusa, Weverton foi fundamental na conquista do Campeonato Brasileiro da Série B de 2011. A campanha histórica da Portuguesa ficou famosa pela qualidade do futebol apresentado, sendo comparada ao estilo de jogo do Barcelona da época, o que deu o apelido de “Barcelusa” à equipe.

A boa fase na Lusa chamou a atenção do Athletico Paranaense, que contratou o goleiro em 2012. Essa foi, até então, a fase mais importante da carreira do goleiro Weverton.

Portuguesa (2010-12)

Weverton estreou pela Portuguesa no Campeonato Brasileiro da Série B de 2010, em uma vitória por 3 a 1 contra o Icasa. No ano seguinte, ajudou a equipe na conquista do título, garantindo à Lusa uma vaga na Série A em 2012.

No entanto, o goleiro mal desfrutou do acesso à elite brasileira com o clube. Isso porque, em meio, ele fez o último jogo com a camisa da Portuguesa, quando empatou em 1 a 1 com seu futuro time — o Palmeiras.

Assim, o arqueiro se despediu do clube e arrumou as malas rumo ao Paraná, para jogar pelo Furacão.

Athletico Paranaense (2012-17)

Após deixar a Portuguesa, Weverton se transferiu para o Athletico Paranaense em 2012. No Furacão, fez a estreia em junho, em um empate sem gols contra o Goiás, pela Série B. Na temporada de 2013, o goleiro foi grande destaque do time, que terminou a competição como vice-campeã da Copa do Brasil e terceira colocada no Campeonato Brasileiro, garantindo uma vaga na Libertadores de 2014.

Ao longo dos anos, Weverton conquistou a confiança da equipe e se tornou capitão após a saída do meio-campista Paulo Baier e do zagueiro Manoel. Um dos grandes feitos no clube aconteceu em 2016, quando ele foi fundamental para a conquista do Campeonato Paranaense, ao defender um pênalti decisivo na final contra o Coritiba.

Goleiro Weverton no Palmeiras

Em 2018, Weverton assinou com o Palmeiras, e não demorou para assumir o posto de goleiro titular da equipe. A regularidade e segurança debaixo das traves fizeram com que se tornasse uma das figuras mais importantes do time alviverde. A consagração de Weverton no Palmeiras veio com a conquista de títulos expressivos, como a Copa Libertadores de 2020 e 2021. Em ambas as edições, o goleiro teve atuações decisivas, com defesas que foram importantes ao longo da campanha.

Além da Libertadores, Weverton também ajudou o Palmeiras a conquistar outros títulos importantes, como o Campeonato Brasileiro de 2018 e 2022, a Copa do Brasil de 2020 e a Supercopa do Brasil de 2023. Atualmente, é um dos melhores goleiros do Brasileirão de 2024, com uma nota Sofascore de 7.29.

O arqueiro tem contrato com o clube até 2026. Além disso, ele ainda é uma das principais referências no elenco do Porco, junto ao zagueiro Gustavo Gómez e ao meio-campista Raphael Veiga.

Seleção Brasileira

A trajetória do goleiro Weverton na Seleção Brasileira começou de forma simbólica. Inicialmente convocado para a Seleção Olímpica na Olimpíada de 2016, ele assumiu a vaga de Fernando Prass, que sofreu uma lesão. Durante os Jogos Olímpicos, Weverton se tornou um dos grandes heróis do futebol brasileiro ao defender o pênalti decisivo na final contra a Alemanha, garantindo ao Brasil a inédita medalha de ouro.

Após o sucesso na olimpíada, Weverton passou a ser convocado com frequência para vestir a camisa verde e amarela. Em 2021, fez parte do elenco que disputou a Copa América, na qual o Brasil foi vice-campeão, perdendo a final para a Argentina. Em 2022, Weverton participou da Copa do Mundo do Catar, mas chegou como terceiro goleiro. Apesar de não atuar de forma regular, o arqueiro entrou em campo durante a partida contra a Coreia do Sul, quando o Brasil vencia por 4 a 1.

Principais títulos

A carreira do goleiro Weverton é marcada por uma série de títulos importantes conquistados em clubes, bem como com a Seleção Brasileira. Confira:

  • Campeonato Brasileiro Série B (2011)
  • Ouro na Olimpíada do Rio (2016)
  • Campeonato Brasileiro (2018, 2022-23)
  • Copa Libertadores da América (2020-21)
  • Copa do Brasil (2020)
  • Supercopa do Brasil (2023)
  • Recopa Sul-Americana (2022)