Início » Futebol » Goleiros do São Paulo: Top 5 da história

Goleiros do São Paulo: Top 5 da história

Publicado em:

Última atualização:

O Tricolor Paulista está entre os times mais tradicionais do país, tem uma torcida bem engajada e a sua história é repleta de conquistas. Grandes arqueiros que passaram pelo clube também foram responsáveis pelos seus títulos e crescimento. Mas quais são os goleiros do São Paulo que tiveram mais destaque?

A seguir está a lista dos cinco maiores ao longo da trajetória do clube.

Quem é o atual goleiro do São Paulo?

O atual goleiro do São Paulo é Rafael Pires Monteiro. Natural de Coronel Fabriciano, em Minas Gerais, ele iniciou a sua carreira profissional no Cruzeiro e passou pelo Atlético Mineiro antes de se consolidar, pelo menos até o momento, no Tricolor. Desde que chegou ao time, em 2022, Rafael vem tendo resultados positivos e agradando à equipe e também à torcida.

Em 2022, foi eleito o melhor goleiro da Copa do Brasil e, depois da defesa de dois pênaltis do Palmeiras, na Supercopa Rei do Brasil, ele ganhou ainda mais o apoio dos torcedores.

Goleiro do São Paulo: conheça o top 5

Por mais que Rafael esteja tendo o reconhecimento merecido, a história da equipe é composta por outros nomes de peso. Isso faz com que, pelo menos até o momento, ele não entre no Top 5, mas o jogador vem mostrando muito potencial para fazer parte da lista. Confira a lista a seguir e aproveite também para relembrar um pouco da trajetória do clube.

Nivacir Innocencio Fernandes, o King

Nivair recebeu o apelido de King porque conseguia segurar a bola com apenas uma mão, então, muito associaram esta habilidade com o King Kong, do filme de mesmo nome. O goleiro ficou no tricolor de 1939 até 1947 e conseguiu deixar a sua marca com muitos momentos marcantes. No entanto, o maior deles foi durante a conquista do título de campeão paulista de 1943. Na ocasião, muitos não acreditavam que o São Paulo venceria, mas a equipe foi contra ao que todos estavam falando e King ajudou o time com defesas impecáveis.

Gilmar Rinaldi

Gilmar Rinaldi já foi considerado sortudo, pois, desde que foi contratado para defender o clube, vários títulos vieram. O primeiro, que foi o Campeonato Paulista, veio logo após a sua chegada. Depois, praticamente em sequência, a equipe foi campeã brasileira, e o goleiro do São Paulo encerrou a sua passagem com o terceiro título paulista. Ao todo, ele jogou em 253 partidas, com 113 vitórias, 96 empates e 44 derrotas.

Waldir Peres

Waldir Peres de Arruda, seu nome completo, fez a defesa do clube de 1973 a 1984 e, nesse intervalo de tempo, conseguiu fazer defesas importantes e decisivas, como a da final do Campeonato Brasileiro de 77. Era uma disputa contra o Atlético-MG e a partida foi para os pênaltis. Neste momento, Waldir fez a sua parte e ajudou o time a vencer.

Zetti

Armelino Donizetti Quagliato, o Zetti, chegou ao São Paulo em 1990. Assim como os demais goleiros do São Paulo, ele também teve momentos de glórias. Entre eles, destaca-se a final da Libertadores de 1992, quando o Tricolor enfrentava Newell’s Old Boys. O jogo foi para os pênaltis e Zetti fez sua parte com a defesa do pênalti de Gamboa, sendo o auge da partida, e, então, o título foi conquistado.

Rogério Ceni

Por fim, chegamos ao maior goleiro artilheiro de todos os tempos, Rogério Ceni. Considerado o ídolo do time e, para muitos, o melhor goleiro do São Paulo, chegou ao Morumbi em 1990, com apenas 17 anos de idade. Durante a sua carreira, foi peça fundamental para a conquista de vários títulos, fez defesas memoráveis e, com certeza, será sempre lembrado como um jogador único da história do futebol.