Falar dos grandes jogadores do Corinthians também é uma maneira de reviver e dar a importância adequada a toda a trajetória do time. E, quando se trata de goleiros, saiba que mais de cem já atuaram na equipe, tendo boas atuações e dando apoios importantes nas partidas. A fim de desmembrar um pouco mais a história e também reverenciar aqueles que marcaram a época, a seguir estão o Top 5 goleiros do Corinthians que tiveram destaques importantes.
Quem é o atual goleiro do Corinthians?
Antes de apresentar os cinco goleiros do Corinthians que entraram para a história, vamos voltar para o momento atual e contar um pouco do jogador que está defendendo o time. O atual camisa 1 do Coringão, Hugo Souza, chegou há pouco tempo no clube, em julho de 2024. A contratação foi uma estratégia ou tentativa de encontrar alguém que pudesse fazer a diferença após a saída de Cássio e Carlos Miguel.
Desde que entrou, ele passou a disputar a posição com Matheus Donelli, que atuou em alguns jogos como titular antes de Hugo se unir ao Alvinegro. Vale dizer que o novo goleiro passou a ter reconhecimento enquanto estava na base do Flamengo e também, recentemente, no GD Chaves, de Portugal.
Conheça os TOP 5 melhores goleiros do Corinthians
Após a contratação de Hugo Souza, o clube passa a ter mais um em sua grande lista de arqueiros. Porém, seria impossível falar todos os nomes que fizeram a diferença. Por isso, a seguir está a lista com os cinco melhores goleiros do Corinthians.
Jairo do Nascimento
Para iniciar a apresentação dos cinco goleiros de destaque, temos Jairo do Nascimento. Ele chegou ao Timão em 1977 e assumiu a posição de reserva de Tobias, outro grande jogador, enquanto a equipe estava tentando buscar o título Paulista. Após dois anos, Jairo veio a ser titular e defendeu com maestria, ajudando na conquista da taça estadual. Ao todo, participou de 190 partidas e sofreu 146 gols até a sua saída em 1980. Ainda assim, foi embora com o recorde de 1,132 minutos sem levar gol.
Gylmar dos Santos Neves
Gylmar não só entrou para a lista dos melhores goleiros do Corinthians, mas também, para muitos, é um dos maiores do Brasil. No Timão, ele jogou de 1951 até 1961. Fez defesas incríveis, ajudou bastante a equipe, participando do título Paulista de 1951/52, o de 1954 e também marcou presença no Torneio Rio-São Paulo também no ano de 1954. Foram 396 partidas e 527 gols vazados.
Ronaldo Giovanelli
Quem acompanhou o Timão nos anos 90, sabe o quanto Gilvanelli marcou a geração, principalmente quando fazia as famosas pontes acrobáticas.
Ele passou mais de dez temporadas defendendo o clube e esteve presente na defesa de vários títulos: o primeiro foi o Brasileiro de 1990, logo depois a Supercopa do Brasil de 1991, a Copa do Brasil de 95 e, para fechar, ajudou na conquista de três títulos do Paulista, sendo eles: 1988, 1995 e também em 1997. Giovanelli participou de 602 jogos e sofreu 571 gols.
Nélson de Jesus Silva, o Dida
O Dida entra na lista dos melhores goleiros do Corinthians, mas também na de maiores defensores de pênaltis do mundo. Desde a sua chegada, em 1999, ele conseguiu fazer história. Entre os destaques que marcaram, está a defesa de dois pênaltis de Raí. Já entre as conquistas, temos: Mundial de Clubes da FIFA, Copa do Brasil e Torneio Rio-São Paulo do ano de 2002, ano em que deixou o clube, com 94 jogos.
Cássio Roberto Ramos
Cássio saiu recentemente do Alvinegro, mas entrou para os registros do time como um dos grandes destaques da trajetória. Ele jogou 12 anos e cinco meses na equipe, tendo um total de 712 jogos e vários títulos. Entre as conquistas, destacam-se: os Campeonatos Paulistas de 2013, 2017, 2018 e 2019; 2 títulos do Brasileirão (2015 e 2017); além de 1 Recopa Sul-Americana no ano de 2013. Para fechar, Cássio foi o goleiro de um dos títulos mais marcantes para o Corinthians, a Libertadores de 2012.