A posição de goleiro é uma das mais subestimadas em todo o futebol mundial, afinal, geralmente, boa parte dos holofotes sempre acabam indo para os atletas que atuam na linha de frente de uma partida: meias e atacantes. No entanto, fato é que, em qualquer clube, ter um jogador de qualidade entre as traves é algo essencial. E, no caso, você pode ter certeza que os principais goleiros do Bahia na história possuem qualidade, e muita, por sinal.
Dito isso, leia o texto a seguir para ver quais são eles e qual a história que cada um teve por lá. Além disso, confira qual é o atual arqueiro titular do time nesta temporada.
Os 5 maiores goleiros do Bahia
Antes de tudo, é preciso lembrar que cada lista é subjetiva. Logo, todo o torcedor pode ter uma opinião diferente sobre os atletas a seguir. No entanto, saiba que esses nomes não deixam de ter importância:
Marcelo Lomba
Marcelo Lomba chegou ao Bahia após ser emprestado por um ano pelo Flamengo em 2012. Todavia, permaneceu no clube por mais quatro temporadas e foi um dos grandes destaques de todo o elenco. Aliás, em 2011 foi eleito o craque da equipe por diversos portais e plataformas do Nordeste.
No que se refere a números, disputou 237 partidas pelos baianos e ganhou dois troféus: o Baianão de 2012 e o de 2014.
Nadinho
Mais um nome que merece menção é Nadinho. O futebolista atuou no século XX pelo Tricolor de Aço, mais especificamente entre os anos de 1958 e 1957, participando de 421 duelos. Nesse ínterim, conseguiu vários recordes e um feito histórico, tanto pela equipe em si quanto pelo futebol brasileiro, já que foi o primeiro arqueiro do país a disputar uma Libertadores, em 1960.
Além disso, em se tratando de títulos, venceu seis Campeonatos Baianos e um Brasileiro.
Ronaldo Passos (o maior goleiro do Bahia para muitos)
Outro goleiro do Bahia a entrar na lista é Ronaldo Passos. Revelado pelo próprio clube, atuou entre os anos 1979 e 1989, sendo uma figura extremamente importante dentro do plantel. Ao todo, esteve presente em nada menos que oito conquistas do campeonato estadual e uma do campeonato brasileiro, em 1988.
Vale também ressaltar que Passos teve passagem pelo Vitória posteriormente, mas ainda é respeitado pelos tricolores.
Carlos Buttice
Primeiro estrangeiro a entrar na lista, o argentino Carlos Buttice permaneceu por três temporadas no time e, mesmo que não tenha tido um longo período igual aos demais, mostrou a que veio nesse curto tempo. Aliás, chegou a vencer dois estaduais em 1973 e 1974.
Picasso
Por fim, Ronei Paulo Travi, mais conhecido como Picasso, fecha o TOP 5. Da mesma forma que Buttice, permaneceu somente três temporadas e rendeu bastante, inclusive chegou a ser eleito Bola de Prata em 1970. No entanto, não chegou a ganhar troféus.
Quem é o atual goleiro do Bahia titular?
O atual porteiro titular dos tricolores neste ano vem sendo Marcos Felipe. O jogador está no clube desde a última temporada e, até então, segundo a plataforma OGOL, fez mais de cem duelos pelo clube.
O seu único título até agora foi o Campeonato Baiano de 2023.