A Argentina é, sem dúvidas, um dos países mais tradicionais em todo futebol mundial. Afinal, La Albiceleste possui alguns dos maiores clubes do planeta, como Boca e River, além de contar com vários dos principais jogadores da história, como Messi e Maradona. Todavia, existe um detalhe dentro do campo pelo qual, historicamente, os “hermanos” não são tão conhecidos quanto em outras potências da modalidade: justamente a posição de goleiro.
Você sabe quais são os melhores jogadores que atuaram entre as traves da Argentina? Leia o texto a seguir para descobrir alguns fortes candidatos e entenda o motivo por que o país não tem goleiros conhecidos como Brasil, Alemanha ou Espanha.
Falta qualidade aos goleiros da Argentina?
Em primeiro lugar, é preciso esclarecer que a qualidade de um goleiro tem várias maneiras de ser mensurada. Logo, é difícil estabelecer parâmetros exatos para definir o que é um arqueiro “bom” ou “ruim”. Tudo irá depender do conceito que o clube que o contrata segue.
Todavia, em um exercício hipotético, listar hoje cinco argentinos que fazem sucesso no gol no futebol internacional é uma tarefa dura. De acordo com o comentarista Claudio Zaidan, em seu blog no UOL: “(o futebol argentino) se acomodou em sua própria história, em seu elenco de goleiros memoráveis. Desenvolvimento insuficiente, formação inadequada, eis as causas aparentes da sucessão de goleiros medianos na seleção…“.
No caso, em artigo feito em 2020, Claudio ainda cita Amadeo Carrizo como o mais importante nome desta posição da história do país, já que, segundo ele, Amadeo foi responsável por criar uma escola impressionante e, não à toa, boa parte dos principais goleiros lá são do século 20.
Entretanto, ainda concluiu que: “o futebol argentino voltará a ter quantidade importante de bons porteiros. Talvez alguns retomem o fio da história iniciada pelo melhor guardador de metas que o River já teve, aperfeiçoem sua revolução“, algo que um jogador fez e que será mostrado na lista a seguir.
Quais são os 5 maiores goleiros da Argentina?
Levando em consideração as falas de Zaidan, estes são alguns dos principais nomes da história do país na função:
Amadeo Carrizo
Como citado antes, Amadeo revolucionou o futebol da Argentina. O ex-jogador ganhou nada menos que sete campeonatos argentinos com o River e jogou lá por 24 anos.
Ubaldo Fillol
Outro nome que merece menção é Ubaldo Fillol. Campeão do mundo em 1978, ficou conhecido no Brasil também por sua passagem no Flamengo entre 1984 e 1985.
Emiliano Martínez (o atual goleiro da Argentina)
“Dibu” é, de longe, o melhor goleiro argentino do século. Também campeão do mundo, em 2022, pôde ser o primeiro membro da nova geração de “bons porteiros” citada por Claudio anteriormente.
Nery Pumpido
Mais um que precisa estar na lista é o ex-atleta do River, Nery Pumpido. Outro campeão mundial, conseguiu a façanha de conquistar a Libertadores e a Copa do Mundo no mesmo ano: 1986.
Hugo Gatti
Por fim, Hugo Gatti completa a lista. Gatti passou boa parte da carreira no Boca Juniors e foi bicampeão da Libertadores em 1977 e 1978.