Início » Futebol » Goleiro Cássio no Cruzeiro: o que mudou no desempenho do atleta desde a saída do Corinthians?

Goleiro Cássio no Cruzeiro: o que mudou no desempenho do atleta desde a saída do Corinthians?

Publicado em:

Última atualização:

O Corinthians é um clube de futebol muito bem resolvido no quesito ídolos. Quando se trata de craques que vestiram a camisa do Alvinegro, a lista é longa. Cássio faz parte da história do Timão. Foram 12 anos de amor ao time com troféus e muitas defesas em campo. Em maio de 2024, o goleiro Cássio surpreendeu ao trocar o Corinthians pelo Cruzeiro, elenco de Minas Gerais. Mas, afinal, como está o desempenho no esquadrão? Acompanhe a análise sobre as atuais performances do guarda-redes brasileiro.

Por que o goleiro Cássio foi para o Cruzeiro?

Antes de tudo, é preciso entender porque o goleiro Cássio, um dos principais nomes do futebol brasileiro e ídolo do Corinthians com diversos títulos, deixou o clube que o fez ficar famoso no Brasil e no mundo. Por que, depois de 12 anos servindo o Alvinegro com maestria, o arqueiro resolveu mudar a cor da sua camisa?

A derrocada de um ídolo

Entre 2023 e 2024, o titular absoluto do Corinthians atravessou momentos ruins na carreira. Na temporada 2023, Cássio sofreu 79 gols em 66 jogos, além de 18 embates sem que os adversários balançassem as suas redes, de acordo com dados do portal Transfermarkt. Nas quartas de final do Campeonato Paulista, o Timão foi eliminado depois que Cássio defendeu apenas uma cobrança de pênalti do Ituano. Muitos torcedores, inclusive, detonaram o arqueiro pelo resultado.

Mas, o que realmente pesava para a torcida eram as falhas do goleiro em campo. Por um momento, Cássio não era mais o temido jogador que impunha respeito e deixava os rivais com medo. Tornou-se um atleta inseguro, com problemas notáveis e sem o ânimo para combater investidas. Com a queda na performance vieram as críticas e a pressão, tanto pela torcida como da comissão técnica.

A crise do goleiro Cássio e o pedido de ajuda

Em 2024, o campeão da Libertadores e do Mundial entrou em campo em 30 partidas, com 30 gols sofridos e nove jogos sem tomar tentos, segundo os dados do site Transfermarkt. Cássio, então, perdeu o posto de titular do Corinthians para Carlos Miguel, goleiro reserva de 25 anos formado nas categorias de base do Internacional.

Durante esse período, Cássio falou abertamente em entrevista ao SBT que estava priorizando a saúde mental por conta das críticas e da pressão dentro e fora dos gramados. O profissional, inclusive, buscou ajuda em médicos profissionais, como psiquiatras e psicólogos, para tratar o desgaste emocional.

Cássio anuncia saída do Corinthians em 2024

Cássio chegou a se reunir inúmeras vezes com o presidente do Corinthians, Augusto Melo, para comunicar a insatisfação. O diretor, entretanto, ofereceu propostas para tentar segurar o arqueiro, que negou instantaneamente. Cássio estava decidido, queria deixar o time.

Foi então que, em maio de 2024, o goleiro entrou em consenso com o Corinthians para ser dispensado do clube, depois de 12 anos. A notícia pegou os torcedores de surpresa, mesmo depois dos incansáveis pedidos de saída do jogador nas redes sociais e nas arquibancadas. Afinal, um dos principais ídolos da história do Timão estava partindo.

Como estão os números de Cássio no time mineiro?

Certamente, Cássio recebeu incontáveis propostas de clubes brasileiros após a saída do Corinthians. No entanto, o projeto que mais lhe saltou os olhos foi o do Cruzeiro, elenco de Belo Horizonte. O diretor de futebol, Alexandre Mattos, fez de tudo pra repatriar o gigante até a terra do pão de queijo, confiando no talento do arqueiro de 37 anos.

O goleiro Cássio, então, aceitou jogar no Cruzeiro em 2024. Estreou com a camisa azul celeste em 13 de julho, em duelo válido pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro, contra o RB Bragantino. A equipe mineira venceu o Massa Bruta por 2 a 1 e faturou os três pontos. Cássio teve um desempenho muito bom ao proteger a sua meta.

No segundo jogo, entretanto, o Palmeiras balançou as redes duas vezes em vitória por 2 a 0. Cássio jogou os 90 minutos, mas não conseguiu impedir o ataque certeiro do Verdão. No total, o goleiro esteve em 13 embates, entre Brasileirão e Copa Sul-Americana, com 12 tentos sofridos.

Apesar dos números, Cássio tem mostrado confiança frente ao gol. O arqueiro adotou uma postura diferente, com pedidos frequentes de apoio para a torcida e a admissão da culpa em falhas entre os confrontos, não importa a competição. Aos poucos, Cássio vai retomando a boa fase em sua longa carreira.

Estatísticas de Cássio no Cruzeiro (2024-até o momento):

Temporada:JogosVitóriasEmpatesDerrotasGols sofridosJogos sem gols
2024-até o momento13535124
*números podem ser atualizados a qualquer momento

Carreira do jogador

O goleiro Cássio Ramos foi revelado nas categorias de base do Grêmio, de Porto Alegre. Chegou a ser utilizado em algumas partidas do Tricolor, mas em 2007 foi vendido ao PSV, da Holanda. Apesar do ótimo início no país e das conquistas do Campeonato Holandês e a Supercopa, o arqueiro não brilhou. Dois anos depois, foi emprestado ao Sparta Rotterdam.

No início de 2012, Cássio retornou ao Brasil para atuar no Corinthians. Ali, começava uma linda parceria entre o goleiro e um dos times de futebol mais tradicionais e vitoriosos do mundo. Cássio foi apresentado ao lado do zagueiro Felipe. Tímido e discreto, não entrou em detalhes sobre os seus sentimentos, mas deixou claro que estava ali para vencer e representar e honrar o Alvinegro.

Cássio é, literalmente, um gigante na história do Timão. Ele ganhou não apenas títulos e defesas singulares, como também o coração dos fanáticos. Entre os troféus levantados, são nove entre o solo brasileiro e internacional, incluindo o Mundial de Clubes de 2012. Aliás, ele soma 712 jogos pelo Coringão, atrás apenas de Wladimir, com 806. No quesito pênaltis, ultrapassou Ronaldo Giovanelli, com 32 defesas.

Uma das defesas mais inesquecíveis da carreira de Cássio foi em 2012, contra Diego Souza, durante as quartas de final da Libertadores, no Estádio do Pacaembu. O atacante correu em direção ao gol, mas Cássio apareceu e impediu o jogador de marcar. Por essas e outras razões, o arqueiro sempre terá um carinho e um lugar especial na história do clube.

Títulos do goleiro Cássio no Corinthians:

  • Campeonato Paulista – 2013, 2017, 2018 e 2019
  • Brasileirão – 2015 e 2017
  • Mundial de Clubes – 2012
  • Libertadores – 2012
  • Recopa Sul-Americana – 2013