Início » Futebol » História do futebol: relembre a maior goleada que o Corinthians deu no Flamengo

História do futebol: relembre a maior goleada que o Corinthians deu no Flamengo

Publicado em:

Última atualização:

Brasil e Argentina; China e Estados Unidos; café com ou sem açúcar: algumas rivalidades são históricas. E a rixa entre São Paulo e Rio de Janeiro também. Então, se tem time paulista enfrentando time carioca em campo, é dia de clássico no futebol! Principalmente se os clubes em questão forem o Timão e o Mengão. Como o histórico dessa disputa é equilibrado, que tal relembrar as maiores goleadas do Corinthians em cima do Flamengo?

Para começar, os dois times se encontraram pela primeira vez em dezembro de 1918. Ou seja, lá se vão mais de cem anos de provocações. No primeiro encontro, em um amistoso realizado no Rio de Janeiro, quem se deu bem foi o clube paulista, que venceu de virada por 2 a 1 em cima do rubro-negro carioca. 

Na verdade, o Corinthians ganhou as três primeiras partidas que disputou contra o Flamengo. Somente em 1925, sete anos depois, em outro jogo amistoso, é que o Mengão bateu o Corinthians por 1 a 0. No Campeonato Brasileiro, os dois times realizaram seu primeiro confronto em outubro de 1971. Na ocasião, para delírio da nação corintiana, o Timão ganhou de 3 a 1 em pleno Maracanã com gols de Mirandinha, Pedrinho e Aladim.

Ao todo, Corinthians e Flamengo se enfrentaram 151 vezes, com 55 vitórias para os paulistas contra 63 do clube do Rio de Janeiro. As duas equipes ainda empataram outras 33 vezes.

A história do 6 a 0 para o Corinthians

As partidas inesquecíveis entre Corinthians e Flamengo são várias, mas nenhuma das duas torcidas esquecerá o dia 3 de maio de 1953, quando os dois clubes se enfrentaram pelo Torneio Rio-São Paulo. Era a 17ª vez que as duas equipes se encontravam e, dessa vez, a partida foi no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, o famoso Pacaembu.

O técnico da época, Rato, escalou Cabeção; Homero, Olavo, Sula, Goiano, Julião, Cláudio Christóvam, Luizinho, Baltazar, Carbone e Souzinha para entrar em campo pelo Timão. Já o Flamengo, dirigido por Fleitas Solich, veio com García; Leoni, Pavão, Jadir, Dequinha, Marinho, Joel, Rubens, Adãozinho, Índio e Esquerdinha.

Depois que o árbitro Alberto Gama Malcher deu início à partida, o que se viu foi um verdadeiro baile do Corinthians em cima do adversário. O timão venceu com um incrível placar de 6 a 0 com três gols marcados por Cláudio Christóvam, além dos gols de Goiano, Luizinho e Baltazar.

Outras goleadas do Corinthians em cima do Flamengo

A goleada de 1953 pode ter sido a maior da História dos paulistas em cima dos cariocas, mas não foi a única. Três anos depois, em um amistoso entre os dois clubes, realizado em 1953, o Corinthians marcou 5 gols contra apenas um do Mengão.

Já em 1961, o Timão deu outra festa memorável em cima do adversário. Na ocasião, a Fazendinha recebeu o amistoso, que terminou com os paulistas “balançando o capim no fundo do gol”, como diria o saudoso Silvio Luiz, sete vezes. Rafael, Miranda, Bataglia, Joaquinzinho, Neves – que marcou duas vezes – e Felício foram os nomes dos heróis daquela goleada. No entanto, o Flamengo chegou a marcar duas vezes e o jogo terminou em 7 a 2 para os alvinegros.

Em 1965, novamente pelo torneio Rio-São Paulo, o placar entre os dois clubes terminou em 5 a 1 para o Corinthians, com gols de Édson Cegonha, do mestre Rivellino, Manoelzinho, Flávio e Geraldo José. As últimas duas goleadas do Corinthians em cima do Flamengo ocorreram, respectivamente, no Brasileirão de 2013 e no de 2016. Em ambas as ocasiões, o Timão não teve pena do goleiro adversário e venceu por 4 a 0.