Antes de fazer sucesso com a camisa do Fluminense, o centroavante argentino Germán Cano fez sucesso jogando no futebol brasileiro por outro time. Curiosamente, um rival do tricolor. Entre 2020 e 2021, Germán Cano mostrou suas qualidades de artilheiro no Vasco da Gama e viveu uma relação de amor e ódio com o torcedor do Gigante da Colina. Vamos relembrar a passagem do atacante em São Januário?
Quem é Germán Cano?
Germán Ezequiel Cano é um atacante nascido em Lomas de Zamora, na Argentina. Com 36 anos, o centroavante curiosamente foi encontrar sucesso no futebol ao atuar em outros países, sendo relativamente um desconhecido do público argentino até chegar ao Brasil em 2020.
Revelado pelo Lanús (ARG), Cano não atua no futebol argentino desde 2011. Com passagens por Chacarita e Colón, Germán começou seu tour por países da América Latina ao defender o Deportivo Pereira, da Colômbia. Depois, jogou no Nacional (URU), Independiente Medellín (COL), Pachuca (MEX), León (MEX) e no Independiente Medellín (COL) novamente antes de rumar ao Brasil.
Como Germán Cano chegou no Vasco?
Após ter problemas para encontrar um atacante nos últimos anos, o Vasco fez uma aposta identificada pelo departamento de scouting na Colômbia: o centroavante Germán Cano, de 32 anos. Ele se destacou com a camisa do Independiente de Medellín (COL) ao marcar 41 gols em 47 jogos na temporada de 2019.
A contratação, no entanto, gerou uma enorme polêmica interna. Em uma grave crise financeira, o Vasco só conseguiu contratar Cano após o então presidente, Alexandre Campello, fazer um enorme esforço financeiro, desfalcando outros setores do clube. Por conta do episódio, o vice-presidente da Controladoria do Vasco da Gama, Adriano Mendes, entregou o cargo. Na época, o clube devia quatro meses de salários aos jogadores e funcionários.
Germán Cano brilha em 2020 e cai nas graças da torcida do Vasco
O impacto de Germán Cano no Gigante da Colina foi imediato. O atacante argentino marcou seis gols em oito jogos no Campeonato Carioca e caiu nas graças da torcida. Durante o Campeonato Brasileiro, o argentino ainda marcou 11 gols em 22 jogos, terminando a temporada com 21 gols em 39 jogos.
No entanto, a temporada foi bastante tumultuada no clube. Com a crise financeira no ano da pandemia de covid-19, o Vasco acabou sendo rebaixado pela quarta vez na sua história para disputar a Série B. Germán Cano foi um dos poucos destaques da equipe e mostrou novamente o faro de artilheiro. Entretanto, acabou ficando marcado pelo pênalti perdido na antepenúltima rodada contra o Internacional, em São Januário.
Em 2021 marcado por polêmicas e Série B, Germán Cano deixa o Vasco para o rival Fluminense
Com uma equipe montada por veteranos, Germán Cano foi um dos líderes do elenco para a disputa da Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro. Todavia, os bastidores de mais uma eleição tumultuada no Vasco afetaram drasticamente o desempenho do time dentro de campo durante o ano.
Cano começou novamente bem o ano com um bom desempenho no Campeonato Carioca, marcando sete gols em oito jogos. Durante a Série B, Germán Cano marcou 11 gols em 36 jogos e ficou marcado por perder diversos pênaltis nas últimas rodadas. Entretanto, o Vasco teve um campeonato caótico e acabou não conseguindo o acesso para a Primeira Divisão.
Com contrato até o fim de 2021, Germán Cano chegou a negociar uma renovação de contrato com o Vasco. No entanto, o clube, combalido financeiramente e sem as receitas esperadas ao ficar mais um ano na Série B, não chegou a um acordo sobre uma dívida com o atleta e a renovação não aconteceu.
Germán Cano encerrou sua passagem pelo Vasco com 43 gols em 101 jogos oficiais. No início de 2022, ele acertou sua ida para o Fluminense, rival do Cruzmaltino, onde se tornou ídolo da torcida e conquistou o Campeonato Carioca duas vezes, além da Copa Libertadores.