Início » Futebol » A carreira de Gemán Cano até o Fluminense

A carreira de Gemán Cano até o Fluminense

Publicado em:

Última atualização:

O futebol nacional vem se notabilizando cada vez mais pela presença de jogadores estrangeiros em seus plantéis, principalmente de jogadores sul-americanos. Para se ter uma ideia, de acordo com o Transfermarkt, os sete países com mais representantes no Brasileirão, além do próprio Brasil, são todos da América do Sul. A Argentina lidera o ranking, com 45 atletas no torneio atualmente, sendo um deles o atacante do Fluminense, Germán Cano.

Falando nele, veja o texto a seguir para conhecer a trajetória do atleta no futebol até então e descubra como ele acabou aterrisando no clube carioca.

Os primeiros toques na bola do jogador

Germán Cano nasceu em 1988 na cidade argentina de Lomas de Zamora. Ele possui origens bem humildes, sendo filho de um sapateiro e de uma dona de casa.

O seu começo no mundo dos esportes se deu quando tinha apenas nove anos. Nesse período, passou a fazer parte das categorias de base do Barrio del Plata, um clube infantil, e se destacou logo cedo. A partir daí, quando ficou mais velho, foi integrado ao Lanús e permaneceu lá boa parte de sua adolescência, antes de subir ao elenco principal.

Nesse ínterim, vale também destacar que Cano esteve presente na Seleção Argentina sub-17, embora jamais tenha conseguido se firmar entre os principais atletas, mal entrando em campo nas convocações.

Estreia de Germán Cano como profissional

Ainda no Lanús, Germán estreou como atleta profissional na temporada de 2008. O seu primeiro jogo seria justamente na principal competição do continente: a Copa Libertadores. Na ocasião, em jogo válido válido pela fase de grupos, a equipe argentina derrotou o Danubio e o atacante entrou nos minutos finais.

Posteriormente, todavia, não chegaria a encontrar mais espaço e pisaria no campo apenas 23 vezes mais com a camisa da equipe. Dessa forma, em 2011, acabou sendo vendido ao Deportivo Pereira, da Colômbia, e começou sua trajetória no futebol internacional.

Clubes de destaque de Germán Cano

Após sair do seu país natal, o “tour” pelo atleta no continente americano passaria por Colômbia, Paraguai, México e, finalmente, Brasil. Durante esse intervalo, os clubes em que acabou tendo maior desempenho foram:

Independiente Medellín

Na equipe colombiana do Independiente Medellín, Cano chegou a permanecer por cinco temporadas: 2012, 2013, 2014, 2018 e 2019. Por lá participou de 196 jogos ao total e, somado a isso, conseguiu anotar nada menos que 129 gols e 16 assistências. Já no que se refere a títulos, conquistou uma Copa da Colômbia em 2019.

Club León

Outra equipe em que acabou tendo passagem de destaque foi no time mexicano do Club León. No geral, em 48 jogos, fez 13 gols e deu cinco assistências. Todavia, não comemorou títulos por lá.

Vasco

Agora em território brasileiro, Germán foi jogador do Vasco entre 2020 e 2021. Nesse período, despertou a atenção de todos os times daqui ao obter números impressionantes de 43 gols e quatro assistências em 141 jogos feitos.

Também não comemorou títulos, é verdade, mas sua trajetória no cruzmaltino abriria passagem para fazê-lo chegar ao auge no rival.

Fluminense

Por fim, Cano chega ao Fluminense em 2023 e vem sendo um dos principais jogadores da equipe, senão o principal, desde que chutou sua primeira bola nas Laranjeiras. Com o Flu, em 163 jogos, tem 89 gols até agora e 12 assistências. Além disso, para completar, conquistou dois Campeonatos Cariocas, uma Libertadores e uma Recopa no seu período com o Tricolor.

Qual o salário de Germán Cano?

E, afinal, quanto o atacante recebe atualmente atuando no Rio de Janeiro? De acordo com informações do repórter Wilson Pimentel, do site Torcedores.com, o salário do jogador gira em torno de R$700 mil mensais.

Sendo assim, ele é o segundo mais bem pago do grupo atrás do zagueiro Thiago Silva, que ganha mais de R$ 1 milhão.