Início » Futebol » Saiba quantos títulos como treinador Gabriel Milito tem

Saiba quantos títulos como treinador Gabriel Milito tem

Publicado em:

Última atualização:

O trabalho de Gabriel Milito no Atlético Mineiro em 2024 tem sido bem avaliado. O argentino já disputou a final do Campeonato Mineiro e Copa do Brasil à frente do Galo. Gabriel Milito é experiente, mas quantos títulos como treinador ele tem? Então acompanhe a carreira do profissional e saiba quantos troféus ele já levantou.

Quais são os títulos de Gabriel Milito como treinador?

Gabriel Milito venceu o Campeonato Mineiro em 2024, com o Atlético Mineiro. Este é o primeiro e único troféu do argentino sob a função de treinador no futebol. Além de agradar os torcedores, o trabalho do profissional recebe elogios também da imprensa.

Em 20 de março de 2024, Felipão foi desligado do Galo após a combinação de erros e resultados ruins. Quatro dias depois, o argentino de 43 anos foi anunciado pela diretoria como o substituto do campeão mundial.

Já na terra do pão de queijo, Milito assumiu o Atlético em 30 de março daquele ano, na primeira final do estadual, contra o Cruzeiro. O empate em 2 a 2, na Arena MRV, deixou tudo aberto. Na volta, o Galo fez 3 a 1 e conquistou o 49º título mineiro.

Além disso, Gabriel Milito ainda pode ganhar a Libertadores e a Copa do Brasil com o Atlético Mineiro.

Títulos de Gabriel Milito como jogador

Gabriel Milito tem 10 títulos como jogador de futebol, conquistados nas passagens pelo Independiente, Real Zaragoza, Barcelona e a Seleção Sub-20 da Argentina.

Com a seleção do país, o defensor se lembra com carinho do Campeonato Sul-Americano nas categorias de base. Em 2002, venceu o Campeonato Argentino com o Estudiantes. Já na Europa, subiu ao pódio três vezes para comemorar com o Zaragoza: uma Copa do Rei (2003/04) e duas Supercopas da Espanha (2003/04 e 2004/05).

Então, no Barcelona, o saldo subiu para cinco taças: dois triunfos no Campeonato Espanhol (2009/10 e 2010/11), a Liga dos Campeões (2010/11), Mundial de Clubes (2010) e a Supercopa da Espanha (2010/11).

Carreira de Gabriel Milito

Antes de comandar equipes à beira do gramado, Gabriel Milito atuou como zagueiro dentro das quatro linhas. O defensor se formou nas categorias de base do Independiente, em sua terra natal. Gabriel é irmão de Diego Milito, também jogador de futebol.

Em 2003, transferiu-se para o Zaragoza, da Espanha. Em 2007, vestiu a camisa do Barcelona, na Catalunha, ao lado de Lionel Messi, Thierry Henry, Samuel Eto’o e Xavi. Aliás, Milito era reserva de Piqué e Carles Puyol, mas participou de conquistas importantes, como a Liga dos Campeões e o Mundial de Clubes. O zagueiro retornou para o Independiente para encerrar a sua carreira em 2011.

Milito também serviu às categorias de base da Seleção da Argentina e ao time profissional, de 2000 a 2011, com presença em Copa das Confederações, Copa América e a Copa do Mundo em 2006.

Depois de pendurar as chuteiras, Gabriel Milito decidiu que era o momento para seguir um novo rumo: ser treinador de futebol. Assumiu o cargo no Estudiantes em 2015, mas não teve sucesso, sendo desligado após um ano. Passou por Independiente, O’Higgins e Argentinos Juniors. O ex-zagueiro não teve êxito em nenhum dos trabalhos, não celebrou títulos ou sequência de vitórias. Por fim, em 2024, recebeu o chamado para trabalhar no Brasil, no Atlético Mineiro, o primeiro desafio fora da zona de conforto.